BLOG DE: ESTUDOS DA ESCRITURA SAGRADA - YHVHSHÚA:


11/06/2011


UMA LONGA CAMINHADA COMEÇA C/ O 1º PASSO:

ESTUDO DE REFLEXÃO:

 

QUANTO AO: “SEU NOME ESQUECIDO!”:

 

 

            Aqui é só um exemplo para mostrar que: “onde seu Nome foi esquecido, adulterado e corrompido pela sua própria criação sendo relacionado à (Êx 6,3; 3,15; Lv 24,10-16; Is 26,8; 42,8), - vindo, depois disto ao total esquecimento, mostrando o desrespeito a um “Deus” vivo, que nos deu a sua imagem e semelhança – no rûah – não na “carne”! Pois Ele é Espírito e importa que o adoremos também em espírito!”. Pois ele não foi “Deus” só de um povo para quem apareceu por invocar seu Nome...!!! Mas é um “Deus” vivo e de todos...!!! Pois o invocar em pensamento sabendo seu Nome é uma coisa! Mas, levar o Nome Dele para outros povos Com Um Nome que Não é o Dele??? Só porque esse “Deus” apareceu primeiro para eles... há isso é muito errado! Por isso faço esse protesto! Depois do estudo: dá onde tudo começou – Uma pequena amostra que revela seu Nome – o “espaço que está adulterado e corrompido – “ficará em branco” – Para protestar o grande ERRO COMETIDO PELO HOMEM!”.

            Vamos ao estudo de Gn 4,26 (começou a invocar seu Nome).

            4,26 INVOCAR O NOME DE YHWH.

            A família da aliança, ao fazer a sua petição e louvar o Nome de YHWH, glorificava ao ETERNO e não ao ser humano (cf. v. 17). Posteriormente essa prática distinguiria Israel das outras nações (veja 12,8; 13,4 de Gn). Assim, os eleitores originais de Moisés se identificariam corretamente com Sete e Sete e seus descendentes.

            Gn 12,8 Betel. Também chamada luz até Gn 28,19. Invocou o Nome do YHWH. (Volta para Gênesis 4,26).

            Gn 13,4. Altar. (Vamos para Gn 12,7 – Abraão retornou a uma posição de fé).

            Gn 12,7. Apareceu. Os Patriarcas peregrinos eram profetas (Gn 15,1.4); Gn 17,1; 18,1; 20,7; 26,2.24; 28,10-15; 31,3; 35,9; 48,3. Veja Sl 105,12-15. DESCENDÊNCIA...Terra. Aqui está a essência da promessa do ETERNO aos Patriarcas (veja o v. 2 de Gn 12; Gn 13,14-16; 26,4; 35,9-12). DESCENDÊNCIA. O filho em vista é Isaque, que será o herdeiro da aliança de Abraão e o pai representante de todos aqueles a quem ela seria passada nas gerações seguintes. Desse modo, Isaque foi uma prefiguração do Mashiach; o grande filho de Abraão (Gl 3,16). E como as Bênçãos da aliança de Abraão foram passadas a Yaohushua, todos os que depositarem a sua fé nele tornam-se herdeiros de Abraão. Terra (veja o v.2; 13,16).

            EDIFICOU UM ALTAR. Por esse ato, o pai de uma nova nação consagrou ao ETERNO a terra prometida (Êx 20,24; Js 22,19). Veja o v. 8; 13,18; 22,9; 26,25; 35,7. Isso foi o começo da invocação de seu Nome se relacionando a tudo quanto o seu povo para que ele veio e o que daí tudo foi prometido – Pois os outros povos – só adoravam ídolos feitos pelas suas mãos – para lembrar – às forças da natureza – inventando todo tipo de Deus!  Ou seja: “adorando a criatura em vez do CRIADOR – isto aconteceu, adorar e invocar o YHWH – até Lv 24, 10-16. Depois disto, seu povo tomou outros caminhos (24,10-23) – a BLASFÊMIA. A fim de mostra claramente para os israelitas a seriedade dessas prescrições acerca da santidade, Moisés relata um episódio envolvendo BLASFÊMIA e sua consequência mortal!”.

 

            VENDO A BLASFÊMIA E SUA CONSEQUÊNCIA MORTAL:

 

            Lv 24,11: Blasfemou (Êx 20,7). Não tomarás o Nome de YHWH, teu Deus, em vão, porque o YHWH não terá por inocente o que tomar o seu Nome em vão!

            20,7: Não tomarás o Nome de YHWH, teu Deus, em vão. O Nome de Deus foi um dom da Graça divina ao povo de Israel. Ao invocar sinceramente o Nome, os israelitas tinham acesso a presença especial de Deus (veja 1 Rs 8).

            O Nome de Deus, portanto, deve ser reverenciado. Esse MANDAMENTO proíbe o uso do NOME de Deus na FALSA ADORAÇÃO para ENCANTAMENTO OU ADIVINHAÇÕES E PARA TESTIFICAR MENTIRAS OU DIZER BLASFÊMIAS (Dt 28,58). [Infelizmente, o tiro saiu pela culatra...!!!].

         Yaohushua ensinou os discípulos a orar para que Deus santificasse o seu Nome (Mt 6,9); (Êx 20,8-11; Gn 2,3; 1Co 16,1.2; At 20,7; Ap 1,10; Mt 5,17.18; Êx 20,9-11; - O QUARTO MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO. E O DOMINGO SERÁ O 1º DIA DA SEMANA! [“MUDADO” PELOS “PADRES” – FICANDO À SEGUNDA FEIRA COMO SENDO O “1º DIA DA SEMANA”. ONDE, O “DOMINGO, LEMBRA ADORAÇÃO AO DEUS SOL...!!!”.]; POR ISSO É DE MÁXIMA IMPORTÂNCIA TERMOS O CUIDADO COM AS COISAS QUE ADORAMOS E OS NOMES QUE SUPOSTAMENTE FORAM COLOCADOS...!!!).

Escrito por anselmo.estevan às 20h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE INICIAL.

            Is 45,6 EU SOU! YHWH, este é o MEU NOME; “A MINHA GLÓRIA, POIS, NÃO A DAREI A OUTREM, NEM A MINHA HONRA, ÀS IMAGENS DE ESCULTURA!”. (Is 26,8). Veja Is 43,11-13 (v. 12 – Eu anunciei SALVAÇÃO, realizei-a e a fiz ouvir; “deus” estranho NÃO HOUVE ENTRE VÓS, POIS VÓS SOIS AS MINHAS TESTEMUNHAS, DIZ YHWH, EU SOU “DEUS!”.).

            APÓS ISSO, O ESQUECIMENTO DE PRONUNCIAR SEU NOME!

            Seu nome não é mais pronunciado por MEDO! Só uma vez por ano, e no lugar “santíssimo” – somente pelo sumo sacerdote....até a invenção dos masoretas (...). Com a colocação do termo ADONAY para não esquecerem da pronúncia desse nome terrível e temível (Dt 28,58-61) usaram uma forma de falar o nome com outro nome que ao ser pronunciado, lembraria, só na mente, o Nome correto de um Deus vivo...uma vez que acharam que assim era melhor para não pecarem contra seu Deus...!!!

 

            Em, memória desse erro fatal e talvez, egoísta – um zelo sem medir suas consequência... vindo a blasfemar seu Nome pela adulteração do mesmo e pelo motivo de não passar às outras nações os seus motivos para tal...venho por meio deste estudo fazer um protesto! De que: ONDE, ESTIVER SEU “NOME” “CORROMPIDO”, “ADULTERADO” E “BLASFEMADO”, EU VOU DEIXAR UM ESPAÇO EM “BRANCO!”. LEMBRANDO ASSIM, “O ERRO DO SER HUMANO QUE SE AFASTOU DE UM DEUS VIVO COM ESPÍRITO, ALMA E SENTIMENTOS”:

 

            Números 23,19: (......) não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa, porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria!

            Josué 24,27: E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho; pois ela ouviu todas as palavras que o (......) nos tem dito; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso (......).

            Salmos 52,3: Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforma a retidão (Sela).

            Provérbios 14,5: A testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras.

            Ezequiel 13,19: Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer e para guardardes vivas as almas que não haviam de viver, mentindo, assim, ao meu povo que escuta a mentira.

            Colossenses 3,9: Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.

            Hebreus 6,3.18: E isso faremos, se (.....) o permitir.

            Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que (.....) minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta.

            Tiago 3,14: Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

            Êxodo 3,13-15: Então, disse Moisés a (.....): Eis que quando vier os filhos de Israel e lhes disser: O (......) de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu NOME? Que lhes direi?

            E disse (......) a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

            E (......) disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O (......), o (.....) de vossos pais, o (.....) de Abraão, o (.....) de Isaque e o (.....) de Jacó, me enviou a vós; este é meu NOME ETERNAMENTE, e este é um memorial de geração em geração!

            Jeremias 23,13: Nos profetas de Samaria, bem vi eu loucura: profetizaram da parte de BAAL e fizeram errar o meu POVO DE ISRAEL!

            João 5,8: (......) disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda.

            João 1,4: João, às sete Igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono.

            Mateus 22,29: (.....), porém, respondendo, disse-lhes: ERRAIS, NÃO CONHECENDO AS “ESCRITURAS”, NEM O PODER DE (.....).

            Marcos 4,22: Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, MAS PARA SER DESCOBERTO! [Viu....????!!!!]. Grifo meu.

            Provérbios 25,2: A glória de (.....) é encobrir o negócio, mas a glória dos reis é tudo investigar.

            Gênesis 4,26; 13,4: E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome: Enos; então, se começou a invocar o Nome de (......). [Corrompido no texto original das Bíblias]. Grifo meu.

            Até ao lugar do altar que, dantes, ali tinha feito; e Abrão invocou ali o Nome de (.....).

         Deuteronômio 4,23: Também eu pedi graça ao (......), no mesmo tempo, dizendo:

Escrito por anselmo.estevan às 20h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE INICIAL.

            1 Samuel 1,12-16; 15,31: E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o (......), Eli fez atenção à sua boca,

            porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.

            E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.

            Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o (......).

            Não tenhas, pois, a sua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

            Então, Samuel se tornou atrás de Saul, e Saul adorou ao (......).

            2 Crônicas 20,4: E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao (......); também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem o (......).

            Neemias 2,4: E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, orei ao (......) dos céus.

            Salmos 12,1; 25,1; 30,8; 66,17; 80,17; 84,9; 116,4; 142,1: Salva-nos, (......), porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.

            A ti, (......), levanto a minha alma.

            A ti, (......), clamei, e ao (......) supliquei.

            A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.

            Seja a tua mão sobre o varão da tua destra, sobre o filho de homem, que fortificaste para ti.

            Olha, ó (......), escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.

            Então, invoquei o Nome do (......), dizendo: Ó (......), livra a minha alma!

            Com a minha voz clamei ao (......); com a minha voz ao (......) supliquei.

            Jeremias 32,16: E, depois que dei o auto da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao (......), dizendo:

            Daniel 6,10-13: Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes por dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu (......), como também antes costumava fazer.

            Então, aqueles homens foram juntos e acharam Daniel orando e suplicando diante do seu (......);

            Então, se apresentaram e disseram ao rei: No tocante ao mandamento real, porventura não assinaste o edito pelo qual todo homem que fizesse uma petição a qualquer deus ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei seria lançado na cova dos leões? Respondeu o rei e disse: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.

            Então, responderam e disseram diante do rei: Daniel, que é dos transportados de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei nem do edito que assinaste; antes, três vezes por dia faz a sua oração.

            Jonas 2,7: Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do (......); e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade.

            Zacarias 8,20: Assim diz o (......) dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;

            e os habitantes de uma cidade irão à outra dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do (......) e buscar o (......) dos Exércitos; eu também irei.

            Atos 1,13-14; 12,5.12; 18,7: E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.

            Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplica, com as mulheres, e Maria, mãe “de” (......), e com seus irmãos.

            Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a Igreja fazia contínua oração por ele a (......).

E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

            E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tito Justo, que servia a (......) e cuja casa estava junto da sinagoga.

            Deuteronômio 3,24: (......) (......), já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras e segundo a tua fortaleza?

            Zacarias 7,2: Quando de Betel foram enviados Sarezer, e Regém-Meleque, e os seus homens, para suplicarem o favor do (......).

            Malaquias 3,16-18: Então, aqueles que temem ao (......) falam cada um com o seu companheiro; e o (......) atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao (......) e para os que se lembram DO SEU NOME!

            E eles serão meus, diz o (......) dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.

            Então, vereis outra vez a diferença ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A (......) E O QUE NÃO O SERVE!

         Isaías 42,8; 26,8: Eu sou o (......); este é o meu NOME; a minha glória, pois A OUTREM NÃO DAREI, NEM O MEU LOUVOR, ÀS IMAGENS DE ESCULTURA.

Escrito por anselmo.estevan às 20h18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE INICIAL.

Até no caminho dos teus juízos, (......), te esperamos; no teu Nome e na tua memória está o desejo da nossa alma.

            Provérbios 3,11-12: Filho meu, não rejeites a correção do (......), nem te enojes da sua repreensão.

            Porque o (......) repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.

            Hebreus 13,5-13: Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

            E, assim, com confiança, ousemos dizer: O (......) é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.

            Lembrarei-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de (......), a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

            (.....) Christós é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.

            Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

            Temos um altar de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.

            Porque os corpos dos animais cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o Santuário, são queimados fora do arraial.

            E, por isso, também (......), para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.

            Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.

            Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.

            Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a (......) sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios QUE CONFESSAM O SEU NOME!

            Provérbios 4,2: Porque eu era filho de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe.

            Deuteronômio 4,32-40; 7,6-8; 9,4-5: Porque, pergunta agora aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que (......) criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu ate à outra, se sucedeu jamais coisa tão grande como esta ou se se ouviu coisa como esta;

            ou se algum povo ouviu a voz de algum deus falando do meio do fogo, como tu ouviste, ficando vivo;

            ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão forte, e com baço estendido, e com grandes espantos, conforme tudo quanto o (......), vosso (......), voz fez no Egito, aos vossos olhos.

            A ti te foi mostrado para que soubesses que o (......) é (......); NENHUM OUTRO HÁ, SENÃO ELE!

            Desde os céus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e ouviste as suas palavras do meio do fogo.

            Porquanto amava teus pais, e escolhera a sua semente depois deles, e te tirou do Egito diante de si, com a sua grande força,

            para lançar fora de diante de ti gentes maiores e mais poderosas do que tu, para te introduzir na terra e te dar por herança, como neste dia se vê.

            Pelo que hoje saberás e refletirás no teu coração que só o (......) é (......) em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há!

            E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o (......), teu (......), te dá para todo o sempre.

            Porque POVO SANTO ÉS AO (......), teu (......); o (......), (......), te escolheu, PARA QUE LHE FOSSES O SEU POVO PRÓPRIO, DE TODOS OS POVOS QUE SOBRE A TERRA HÁ!

            O (......) não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos,

            mas porque o (......) vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o (......) vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

            Quando, pois, o (......), teu (......), os lançar fora, de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o (......) me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela impiedade destas nações, é que o (......) as lança fora, de diante de ti!

            Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas, pela IMPIEDADE DESTAS NAÇÕES, O (......), TEU (......), AS LANÇA FORA, DE DIANTE DE TI; E PARA CONFIRMAR A PALAVRA QUE O (......), TEU (......), JUROU A TEUS PAIS, Abraão, Isaque e Jacó.

            Neemias 9,10: E mostraste sinais e prodígios a Faraó, e a todos os seus servos, e a todo o povo da sua terra, porque soubeste que soberbamente os trataram; e assim te adquiriste nome, como hoje se vê.

            Deuteronômio 6,5: Amarás, pois, o (......), teu (......), de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.

         Êxodo 6,3; 3,15: E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o (......) TODO-PODEROSO; MAS PELO MEU NOME, O (......), NÃO LHES FUI PERFEITAMENTE CONHECIDO!

Escrito por anselmo.estevan às 20h16
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE CENTRAL.

            E (......) disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O (......), o (......) de vossos pais, o (......) de Abraão, o (......) de Isaque e o (......) de Jacó, me enviou a vós; este É O MEU NOME ETERNAMENTE, E ESTE É UM MEMORIAL DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO!

            Gênesis 4,26: E a Sete mesmo também nasceu um filho; chamou o seu nome Enos; então, se COMEÇOU A INVOCAR O NOME DO (......)! {Desculpem-me, mas, aqui, eu tenho que fazer uma OBS.: “Veja que o texto usa o artigo “DO” – seria um artigo indefinido. Pois, do – se refere a alguém...?!!! E se ao contrário, fosse: “DE” aí sim seria um artigo definindo o “nome”! Ok. Veja este mesmo texto num artigo corrompido e tire suas próprias conclusões...”.}. Grifo meu.

            Levítico 24,10-16: E apareceu um filho de uma mulher israelita, o qual era filho de um egípcio, no meio dos filhos de Israel; e o filho da israelita e um homem israelita porfiaram no arraial.

            Então, o filho da mulher israelita BLASFEMOU O NOMEdo” (......) E O AMALDIÇOOU, pelo que o trouxeram a Moisés; e o nome “de” sua mãe era Selomite, filha “de” Dibri, da tribo de Dã. [ONDE, SE USA O ARTIGO DE”, SE REVELA O NOME CORRETO DA PESSOA...!!! OK!]. GRIFO MEU.

            E o levaram à prisão, até que se lhes fizesse declaração pela boca “DO” (......).

            E falou o (......) a Moisés, dizendo:

            Tira o que tem blasfemado para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as suas mãos sobre a sua cabeça; então, toda a congregação o APEDREJARÁ.

            E aos filhos de Israel falarás, dizendo: QUALQUER QUE AMALDIÇOAR O SEU (......) LEVARÁ SOBRE SI O SEU PECADO.

            E aquele que BLASFEMAR O NOME “do” (......) CERTAMENTE MORRERÁ; TODA A CONGREGAÇÃO CERTAMENTE O APEDREJARÁ; ASSIM O ESTRANGEIRO COMO O NATURAL, BLASFEMANDO O NOMEDO” (......), SERÁ MORTO!

            Romanos 2,24: Porque, como está escrito, o Nome de (......) é blasfemado entre os gentios por causa de vós!

            Ezequiel 16,27: Pelo que eis que estendi a mão sobre ti, e diminuí a tua porção, e te entreguei à vontade dos que te aborrecem, as filhas dos filisteus, as quais se envergonhavam do teu caminho depravado.

            Isaías 52, 5-6; 2,10-22: E agora, que tenho eu aqui que fazer, diz o (......), pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o (......); e o meu NOME é blasfemado incessantemente todo dia.

            Portanto, o meu povo saberá o meu NOME, por esta causa, naquele dia, porque EU MESMO SOU O QUE DIGO: EIS-ME AQUI.

            Vai, entra nas rochas e esconde-te no pó, da presença espantosa do (......) e da glória da sua majestade.

            Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada; e só o (......) será EXALTADO naquele dia.

            Porque o dia do (......) dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;

            e contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã;

            e contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados;

            e contra toda torre alta e contra todo muro forte;

            e contra todos os navios de Társis e contra todas as pinturas desejáveis.

            E a altivez do homem será humilhada, e a altivez dos varões se abaterá, e só o (......) será exaltado naquele dia.

            E TODOS OS ÍDOLOS TOTALMENTE DESAPARECERÃO!

            Então, os homens se meterão nas concavidades das rochas e nas cavernas da terra, por causa da presença espantosa do (......) e por causa da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. [“do” e, não “de”! Grifo meu.].

            NAQUELE DIA, OS HOMENS LANÇARÃO ÀS TOUPEIRAS E AOS MORCEGOS OS SEUS ÍDOLOS DE PRATA E OS SEUS ÍDOLOS DE OURO, QUE FIZERAM PARA ANTE ELES SE PROSTRAREM.

            E meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do (......) e por causa da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. [“do” e, não “de”! Grifo meu.].

            Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar?

            Malaquias 2,2-3; 1,6: Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu Nome, diz o (......) dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.

         EIS QUE VOS CORROMPEREI A SEMENTE E ESPALHAREI ESTERCO SOBRE O VOSSO ROSTO, O ESTERCO DAS VOSSAS FESTAS; E COM ELE SEREIS TIRADOS.

Escrito por anselmo.estevan às 20h15
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE CENTRAL.

O FILHO HONRARÁ O PAI, E O SERVO, AO SEU senhor; E, SE EU SOU PAI, ONDE ESTÁ A MINHA HONRA? E, SE EU SOU “Senhor”, ONDE ESTÁ O MEU TEMOR? – DIZ O (......) DOS EXÉRCITOS A VÓS, Ó SACERDOTES, QUE DESPREZAM O MEU NOME E DIZEIS: EM QUE DESPREZAMOS NÓS O TEU NOME?

            Zacarias 14,9: E o (......) será rei sobre a terra; naquele dia, um será o (......), e um será O SEU NOME!

            Oséias 2,16: E ACONTECERÁ NAQUELE DIA; DIZ O (......), QUE ME CHAMARÁS: MEU MARIDO E NÃO ME CHAMARAS MAIS: MEU BAAL!

            Ezequiel 36,20-23: E, chegando às nações para onde foram, profanaram o MEU SANTO NOME, pois se dizia deles: Estes são o povo de (......) e saíram da sua terra.

            Mas eu os poupei por amor do MEU SANTO NOME, que a CASA DE ISRAEL PROFANOU ENTRE AS NAÇÕES PARA ONDE FOI.

            Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o (......) (......): Não é por vosso respeito que eu faço isto, Ó casa de Israel, MAS PELO MEU SANTO NOME, QUE PROFANASTE ENTRE AS NAÇÕES PARA ONDE VÓS FOSTES.

            Salmos 104,4: Faz dos ventos seus mensageiros, dos seus ministros, um fogo abrasador.

            Hebreus 2,7.9-11:Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.

            Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas;

            vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele (......) que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de (......), provasse a morte por todos.

            Filipenses 2,9: PELO QUE TAMBÉM (......) O EXALTOU SOBERANAMENTE E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME!

            § AO LEITOR (A): VEJA ESTE ESTUDO COM ATENÇÃO:

           

            (APOCALIPSE 19,11-16):

 

            16.

            A, REFERÊNCIA DESTE VERSÍCULO, NOS LEVA A: (DANIEL 2,47):

            “REIS DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”:

 

 

            DANIEL 2,47:

 

            ESTUDO: O vosso “Deus” é o Deus dos deuses. A afirmação de Nabucodonosor não significa que ele reconheceu o Deus – Yaohu como o único verdadeiro Deus, mas ele o percebeu como sendo SUPERIOR às divindades do panteão babilônico. SENHOR DOS REIS. Nabucodonosor declarou que o Deus – Yaohu de Israel era também Supremo sobre todos os governantes humanos e seus reinos. Esse é o tema unificador de Dn 1,1 – 6,28.

 

            Ap 19,16 (Tem no seu manto um NOME INSCRITO – LEVA A DUAS REFERÊNCIAS: Ap 2,17; 19,12):

           

            (2,17: Um Nome novo: Dar nome era um exercício de autoridade sobre aquele que estava sendo nomeado [por ex., Gn 2,19-20; Mt 1,25]). Ao renomear os fiéis, “Yeshua” confirma como propriedade sua aqueles que estão sob sua autoridade. Ninguém conhece, exceto. Em certas circunstâncias, conhecer o Nome de um Ser era a maneira de obter poder sobre ele ou ela (Mc 5,9). Ao manter secreto esse novo nome, “Yeshua” assegura que os crentes não cairão nunca sob o poder do inimigo.

 

            19,12: (VOLTA À AP. 2,17); e volta para (19,16). Agora veja o estudo dos versículos 11-16 – do capítulo “19” – de Apocalipse:

 

            a trindade um só Deus! Três PESSOAS:

 

            Conforme essa verdade e a Palavra de Deus – Yaohu, cremos em um só Deus, que é um único Ser, em quem há três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (o Yaohu, o Yaohushua e o Rúkha hol RODSHUA). Essas são, realmente, desde a eternidade, distintas conforme os atributos próprios de cada Pessoa.

            O Pai é a causa, a origem e o princípio de todas as coisas visíveis e invisíveis.

            O Filho é o VERBO, a sabedoria e a imagem do Pai.

         O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é a eterna força e o eterno poder.

Escrito por anselmo.estevan às 20h14
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE CENTRAL.

            Essa distinção não significa que Deus está dividido em três, pois a SAGRADA ESCRITURA nos ensina que cada um destes três – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – tem a sua própria existência, distinta, por seus atributos, de tal maneira, porém, que essas três Pessoas são um só Deus. É claro, então, que o Pai não é o Filho e que o Filho não é o Pai; que também, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho.

            Entretanto, estas Pessoas assim distintas, não são divididas nem confundidas entre si.

            Porque somente o Filho se tornou homem, não o Pai ou o Espírito Santo. O pai jamais existiu sem seu Filho e sem seu Espírito Santo, Pois todos os três têm igual eternidade no mesmo SER. Não há primeiro nem último, já que todos os três são um em VERDADE, em PODER, em BONDADE e em MISERICÓRDIA.

            1Co 8,4-6; Mt 28,19; Ef 3,14.15; Pv 8,22-31; Jo 1,14; Jo 5,16.17; 1Co 1,24; Cl 1,15-20; Hb 1,3; Ap 19,13; Jo 15,26; Jo 1,1.2.

 

            Agora o que esses estudos nos revelam?

 

            1 – Que o substantivo, “SENHOR”, se for tomado como NOME comum – simples para UM DEUS ÚNICO, o transforma num deus igual a deuses ou seja: “Outro deus igual a todos os outros...”: Is 42,8; Êx 20,7; Dt 28,58-59; Os 12,5; Zc 14,9; Os 2,13.16-17. (SENHOR SÓ COMO SUBSTANTIVO – MOSTRANDO QUE ELE É ACIMA DE TODO SENHOR! E, NÃO, MAIS UM “SENHOR”!!!!!!!).

            Sendo, desta forma, soberano a todos os deuses pagãos – então não podendo receber o nome de “SENHOR”! (E, mesmo porque, o “nome” – está “INSCRITO” E NÃO “ESCRITO”!). (Ez 36,21-23; Zc 14,9; Rm 2,24...; Is 52,5-6; etc.!). E, o “NOVO NOME” – Que é dado ao “FILHO” e que ninguém conhece, é REVELADO EM: “Fp 2,9-11!”. (At 4,12).

            Onde, o Filho – se torna “Pai” – na nossa salvação – sendo superior a tudo e todos...Yaohu – YHWH – Yaohushua – YHWH!!! (Do seu nome: Yeshua – recebendo um nome novo = Yaohushua – nosso salvador!).

            (At 4,12; 1Co 15) – Reforçando o estudo da Trindade...!!! E. sendo “Deus – Yaohu” – EM TODOS...!

 

            Veja o porque de tudo isso: “ADULTERAÇÃO” DO NOME “PRÓPRIO DE DEUS” – POR NÃO PODER SER PRONUNCIADO – SEU NOME SANTO!

         Adonay – para o povo judeu, ao ser transliterado para (SENHOR), na língua portuguesa.

Escrito por anselmo.estevan às 20h13
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE CENTRAL.

            ADOCH [NO HEBRAICO = “SENHOR”].

            YHWH – AS 04 LETRAS CONSONANTAIS DO NOME DE DEUS!

            A FORMA ADULTERADA C/ ACRÉSCIMO DAS VOGAIS DO TEXTO MASORÉTICO PARA NÃO PRONUNCIAR SEU NOME CORRETO, MAS SIM, UM OUTRO NOME INVENTADO (ONDE, OS JUDEUS E HEBREUS – PENSAVAM QUE ESSA ADULTERAÇÃO FICARIA SOMENTE COM SEU POVO E NAÇÃO...ACHO QUE JAMAIS PENSARAM QUE ESSA INVENÇÃO GANHARIA O MUNDO TODO...!!! UMA VEZ QUE ESSE DEUS SE REVELOU A, E, PARA: “ELES” POVO SANTO RAÇA ELEITA COMO SEU PRÓPRIO DEUS...!!!) E O QUE ACONTECEU??? ESSE DEUS NÃO FICOU SOMENTE PARA ESSE POVO POIS SUA VONTADE ERA DE SALVAR SUA CRIAÇÃO....ATRAVÉS DE SEU FILHO......E DE UMA NOVA ALIANÇA....SÓ QUE ISSO, SEU POVO NÃO ACEITOU! POR QUERER SER POVO SANTO E NÃO SE MISTURAREM COM UM POVO “GENTIO....!!!”. QUANDO, ESTUDIOSOS DA PALAVRA TIVERAM ACESSO A ESSE TERMO ADULTERADO ACHARAM QUE ERA: YEHOVA – ASSIM FICOU A TRANSLITERAÇÃO PARA A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA DEPOIS DE OUTRAS LÍNGUAS........AÍ VEIO A BLASFÊMIA DE SEU NOME... QUE PELO DESCONHECIMENTO, FOI PARA JEOVÁ, YAHWEH E OUTRAS FORMAS TOTALMENTE PREJUDICADAS QUE NADA SIGNIFICAM E FICOU MESMO A PALAVRA: “SENHOR”! REPRESENTANDO UM NOME DE UM DEUS PAGÃO DE CANAÃ: 1RS 18! INDO TOTALMENTE CONTRA A PRÓPRIA VONTADE DE DEUS QUE NÃO QUERIA QUE SEU NOME FOSSE FALADO PARA NÃO SER BLASFEMADO.... E INFELIZMENTE FOI E É ISSO QUE ACONTECE AGORA! SÓ QUE ELE QUER TAMBÉM QUE SEU NOME SEJA RECONHECIDO, LOUVADO...POR ISSO ENCONTRARAM A VERDADE SOBRE SEU NOME...........ENTÃO ESCOLHA O QUE VC. PREFERE: Mt 12,30. DANDO O CONTRASTE DE: AP 19,16; DN 2,47; 3,28-29; “DT 10,17”: POIS, ESSE DEUS É SENHOR DOS SENHORES E NÃO UM “SENHOR” – QUE VIROU NOME E É NOME DE UMA ENTIDADE PAGÃ BAAL – COM NOME DE “SENHOR” SENDO UM DEUS COMUM IGUAL A “DEUSES”! SERÁ QUE DEU PARA ENTENDER A CONFUSÃO QUE OS HOMENS FARIAM E QUE ESSE DEUS COM NOME QUERIA QUE ESSES HOMENS VISSEM....?????!!!! OU VC. AINDA PREFERE NÃO VER????? (SENHOR É deus – “deuses”!). Romanos 9, 10, 11; Hb 4,12. Somente a verdade pode vos libertar............!!!

            Judas 1,7-19: Assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido com aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena de fogo eterno.

            E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as autoridades.

            Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O (......) te repreenda.

            Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais, se corrompem.

            Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Cora.

            Estes são manchas em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

            ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

            E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o (......) com milhares de seus santos,

            para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.

            Estes murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.

            Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso (......) (......) Christós,

            os quais vos diziam que, no último tempo, haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.

            Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.

            Apocalipse 1,4-5; 16,8-9; 13,1.5-7: João, às sete Igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;

         e da parte de (......) Christós, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra.

Escrito por anselmo.estevan às 20h10
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE FINAL.

            Àquele que nos ama, e que em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

            E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.

            E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram O NOME de (......), que tem poder sobre estas pragas; e não se ARREPENDERAM para lhe darem glória.

            E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um NOME DE BLASFÊMIA.

            E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

            E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

            E adoraram o dragão que deu á besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

            E foi-lhe dada uma boca para proferir GRANDES COISAS E BLASFÊMIAS; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses.

            E abriu A BOCA EM BLASFÊMIAS CONTRA (......), PARA BLASFEMAR DO SEU NOME, E DO SEU TABERNÁCULO, E DOS QUE HABITAM NO CÉU.

            E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vence-los; e deu-se-lhe poder SOBRE TODA TRIBO, E LÍNGUA E NAÇÃO!

            Atos 17,23: PORQUE, PASSANDO EU E VENDO OS VOSSOS SANTUÁRIOS, ACHEI TAMBÉM UM ALTAR EM QUE ESTAVA ESCRITO: AO (......) DESCONHECIDO. ESSE, POIS, QUE VÓS HONRAIS NÃO O CONHECENDO É O QUE EU VOS ANUNCIO!

            1 Coríntios 8,5: PORQUE, AINDA QUE HAJA TAMBÉM ALGUNS QUE SE CHAMEM deuses, QUE NO CÉU QUER NA TERRA (COMO HÁ MUITOS deuses E MUITOS SENHORES).

            2 Coríntios 4,4-5: Mas, vindo à plenitude dos tempos, (......) ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI,

            PARA REMIR OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI, A FIM DE RECEBERMOS A ADOÇÃO DE FILHOS!

            Atos 10,36.38.40; 12,22: A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por (......) Christós (este é o [......] de todos).

            Como (......) ungiu a (......) de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque (......) era com ele.

            A este ressuscitou (......) ao terceiro dia e fez que se manifestasse.

            E o povo exclamava: Voz de (......), e não de homem!

            1 Pedro 1,12: Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

            Atos 2,1-4.32: Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

            e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

            E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

            E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

            (......) ressuscitou a este (......), do que todos nós somos testemunhas.

            João 4,24; 10,14-16.24-26: (......) é ESPÍRITO, E IMPORTA QUE OS QUE O ADOREM O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE! [SE VC. O ADORAR NA CARNE E NO SANGUE... NÃO ESTÁ ADORANDO NINGUÉM...POIS NÃO FALA SEU NOME EXCLUSIVO SANTO E VERDADEIRO...FICA COMO ESSES ESPAÇOS EM BRANCO....] GRIFO MEU.

            EU SOU o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido.

            Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.

            Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. [Se, só haverá um só rebanho e um só Pastor. Não pode haver mais de um nome!!! Ou, quando o Pastor do rebanho te chamar. Vai falar em um nome de outro Pastor...???]. Grifo meu.

            Rodearam-no, pois, os judeus e disseram-lhe: ATÉ QUANDO TERÁS A NOSSA ALMA SUSPENSA! SE TU ÉS O CHRISTÓS, DIZE-NO-LO ABERTAMENTE.

            RESPONDEU-LHES (......): JÁ VO-LO TENHO DITO, E NÃO O CREDES. As obras que eu faço em NOME de meu Pai, essas testificam de mim!

            Lucas 4,17-19.21.23.25.26-30: E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro achou o lugar em que estava escrito:

         O Espírito do (......) é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

Escrito por anselmo.estevan às 20h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO PARTE FINAL.

            a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do (......).

            Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta ESCRITURA em vossos ouvidos.

            E ele lhes disse: Sem dúvida, me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo o que ouvirmos ter sido feito em Cafarnaum.

            Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;

            e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sídom, a uma mulher viúva.

            E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio.

            E todos, na sinagoga, ouvindo essas coisas, se encheram de ira.

            E, levantando-se, o expulsaram da cidade e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, pala dali o precipitarem.

            Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se. [Ta vendo?! É exatamente isto que fazemos hoje em dia quando pronunciamos um nome dado por homens que não é o seu Nome próprio! O Expulsamos de nossas vidas......!!! Por que? Porque não entendemos, como o povo não entendeu a sua mensagem? E nem quem a pronunciava...!!!!!]. Grifo meu.

            Isaías 2,11; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 20,6; 24,21; 27,1-2; 2,12-13; 52,6: Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a altivez dos varões era humilhada; e só o (......) será exaltado naquele dia.

            Naquele dia, levantará este a voz dizendo: Não posso ser médico, nem tampouco há em minha casa pão ou veste alguma; não ponhais por príncipe do povo.

            Portanto, o (......) fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião e o (......) pora a descoberto a sua nudez.

            Porque há de acontecer que, naquele dia, assobiará o (......) às moscas que há no extremo dos rios do Egito e às abelhas que andam na terra da Assíria.

            Naquele dia, refará o (......) com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés e até a barba totalmente tirará.

            E sucederá, naquele dia, que alguém criará uma vaca e duas ovelhas.

            Sucederá, também, naquele dia, que todo lugar em que houver mil vides do valor de mil moedas de prata será para sarças e para espinheiros.

            E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso.

            Porque há de acontecer, naquele dia, que o (......) tornará a estender a mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elão, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.

            Então, dirão os moradores desta ilha, naquele dia: Vede que tal é a nossa esperança, aquilo que buscamos por socorro, para livramos da face do rei da Assíria! Como, pois, escaparemos nós?

            E será que, naquele dia, o (......) visitará os exércitos do alto na altura e os reis da terra, sobre a terra.

            Naquele dia, o (......) castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão que está no mar.

            Naquele dia, haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe.

            Porque o dia do (......) dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;

            e contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã.

            PORTANTO, O MEU POVO SABERÁ O MEU NOME, POR ESTA CAUSA, NAQUELE DIA, PORQUE EU MESMO SOU O QUE DIGO: EIS-ME AQUI! [E vc. Sabe o por que de tudo isso??? Não? Porque todo homem que leva um termo comum = “SENHOR” se faz passar por um deus! E também porque em Canaã tem uma entidade com o mesmo nome de “SENHOR”!!! E essa diferença colocada por homens, O ETERNO vai reivindicar seu NOME SANTO...!!!]. Grifo meu.

            Joel 2,31: O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do (......).

            Sofonias 1,7: Cala-te diante do (......) (......), porque o dia do (......), porque o (......) preparou o sacrifício e santificou os seus convidados.

            Isaías 2,13-18: E contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã;

            e contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados;

            e contra toda torre alta e contra todo muro firme;

            e contra todos os navios de Társis e contra todas as pinturas desejáveis.

            E a altivez do homem será humilhada, e a altivez dos varões se abaterá, e só o (......) será exaltado naquele dia.

         E todos os ídolos totalmente desaparecerão. [Sabe por que disto? Porque o Criador não pode ser confundido com a sua criação e muito menos

Escrito por anselmo.estevan às 20h07
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ESTUDO DE REFLEXÃO. PARTE FINAL.

com deuses pagãos.Que levam o nome de SENHOR! VEJA: DEUTERONÔMIO 10,17: POIS O SENHOR, VOSSO DEUS, É O DEUS DOS deuses E O Senhor DOS senhores, O DEUS GRANDE, PODEROSO E TERRÍVEL, QUE NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, NEM ACEITA RECOMPENSAS. APOCALIPSE 19,16: E NA VESTE E NA SUA COXA TEM ESCRITO ESTE NOME: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES – ISTO SE REFERE QUE O CRIADOR NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM UMA ENTIDADE PAGÃ. PELO MOTIVO DE NÃO SER UM DEUS COMUM! COMO DEUSES.....!!! MAS UM ÚNICO DEUS!]. GRIFO MEU.

            Malaquias 3,7: Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o (......) dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

            Mateus 3,7; 12,33-34: E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

            Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; PORQUE PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE.

            Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. [POR ISSO DIGO E REPITO: O “HOMEM” PODE CORRIGIR SEUS ERROS...MAS A SUA PERSONALIDADE NÃO MUDA! SÓ SE FOR UMA PESSOA FALSA QUE MOSTRA UMA COISA E É OUTRA....POIS OS ERROS SÃO CORRIGIDOS! AGORA, A PERSONALIDADE,, JÁ NASCE COM ELA SEJA BOA OU MÁ. SOMENTE QUANDO ERRAMOS PODEMOS CORRIGIR O QUE FAZEMOS DE ERRADO MAS A PERSONALIDADE, ESSA, NÃO CORRIGIMOS.......!!!! CITO: MATEUS 12,35: O HOMEM BOM TIRA BOAS COISAS DO SEU BOM TESOURO, E O HOMEM MAU DO MAU TESOURO TIRA COISAS MÁS!]. GRIFO MEU.

            Números 23,19: (......) não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria?

            Mateus 23,33: Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?

            Lucas 3,7: Dizia, pois, João à multidão eu saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?

            1 João 1,5; 4,16: E esta é a mensagem: que dele ouvimos e vos anunciamos que (......) é luz, e não há nele trevas nenhuma!

            E nós conhecemos e cremos no amor que (......) nos tem. (......) é amor e quem está em amor está em (......), e (......), nele!

            João 4,24: (......) é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

            Hebreus 12,29: Porque o nosso (......) é um fogo consumidor.

            Efésios 2,20-22: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que (......) Christós é a principal pedra de esquina;

            no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no (......).

            no qual também vós juntamente sois edifícios para a morada de (......) no Espírito.

            1 Pedro 2,5: Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a (......), por (......) Christós.

            Colossenses 2,2-3: Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de (......) – Christós,

            em quem estão escondidos todos os tesouros da SABEDORIA E DA CIÊNCIA!

 

            Aqui, termina o resumo deste estudo. Se você irmão, irmã que leu este texto do começo até o fim, parabéns. Reflita sobre os “espaços em branco...!!”. É exatamente assim que você faz quando fala sobre um nome inventado por homens que não é o seu nome verdadeiro. E, mesmo porque ele nem queria que seu nome fosse falado pois nas Escrituras Sagradas só temos suas consoantes sagradas....... À vontade do homem de falar seu nome sem blasfemar mas adulterando o seu nome foi pior pois dessa forma ele foi blasfemado por outros povos por assim acharem que era o seu nome... então reflita pois quando você o chama por um nome que não é o seu....você não diz nada e entristece o nosso ETERNO PAI DOS CÉUS!

 

         Estudo feito por Anselmo Estevan. (Dedico também este, ao Senhor Rivaí N. Nunes. Que gostou muito quando viu o começo do mesmo...!!! Mesmo, estando em uma Igreja de Mórmons. Interessou-se pelo estudo de reflexão do seu NOME!).

Escrito por anselmo.estevan às 20h05
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

PREGAÇÃO DA IRMÃ: RITA PARTE 1:

Mt 5

18Não julguem erradamente a razão da minha vinda. Não vim para acabar com as leis de Mehushúa ou

com os avisos dos profetas. Vim antes para os cumprir e realizar. Digo-vos que nem uma letra ou acento

das Qaotáv(Escritura) desaparecerá até que o céu e a terra acabem 19Portanto, se alguém quebrar o mais pequeno

mandamento que seja, e ensinar outros a fazerem o mesmo, esse será indigno do reino dos shua-ólmayao.

Mas quem obedecer às leis de YÁHUh UL e as ensinar será grande no reino dos shua-ólmayao. 20

Todavia, já vos aviso: a não ser que a vossa obediência a YÁHUh UL seja maior do que a dos profesores

da lei e dos Farsyím, de outra forma não poderão entrar no reino dos shua-ólmayao!

Escrito por anselmo.estevan às 00h05
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

PREGAÇÃO EM CONJUNTO PARTE 2:

"OBEDIÊNCIA NA: BÍBLIA": Jr 2,17; Pv 30,17; At 5,36; Rm 1,5; Rm 5,19: PORQUE, COMO, PELA DESOBEDIÊNCIA DE UM SÓ HOMEM, MUITOS FORAM FEITOS PECADORES, ASSIM, PELA OBEDIÊNCIA DE UM, MUITOS SERÃO FEITOS JUSTOS. [ADÃO ATÉ MOISÉS, ATÉ SOBRE AQUELES QUE NÃO PECARAM À SEMELHANÇA DA TRANSGRESSÃO DE ADÃO, O QUAL É A FIGURA DAQUELE QUE HAVIA DE VIR. MAS NÃO É ASSIM O DOM GRATUITO COMO A OFENSA; PORQUE, SE, PELA OFENSA DE UM, MORRERAM MUITOS, MUITO MAIS A GRAÇA DE YAOHU E O DOM PELA GRAÇA, QUE É DE UM SÓ HOMEM, YAOHUSHUA - O MASHIACH, ABUNDOU SOBRE MUITOS. E NÃO FOI ASSIM O DOM COMO A OFENSA, POR UM SÓ QUE PECOU; PORQUE O JUÍZO VEIO DE UMA SÓ OFENSA, NA VERDADE, PARA CONDENAÇÃO, MAS O DOM GRATUITO VEIO DE MUITAS OFENSAS PARA JUSTIFICAÇÃO. PORQUE, SE, PELA OFENSA DE UM SÓ, A MORTE REINOU POR ESSE, MUITO MAIS OS QUE RECEBERAM A ABUNDÂNCIA DA GRAÇA E DO DOM DA JUSTIÇA REINARÃO EM VIDA POR UM SÓ, YAOHUSHUA - O MASHIACH. POIS ASSIM COMO POR UMA SÓ OFENSA VEIO O JUÍZO SOBRE TODOS OS HOMENS PARA CONDENAÇÃO, ASSIM TAMBÉM POR UM SÓ ATO DE JUSTIÇA VEIO A GRAÇA SOBRE TODOS OS HOMENS PARA JUSTIFICAÇÃO DE VIDA]. PORQUE, COMO, PELA DESOBEDIÊNCIA DE UM SÓ HOMEM, MUITOS FORAM FEITOS PECADORES, ASSIM, PELA OBEDIÊNCIA DE UM, MUITOS SERÃO FEITOS JUSTOS. [VEIO, PORÉM, A LEI PARA QUE A OFENSA ABUNDASSE; MAS, ONDE O PECADO ABUNDOU, SUPERABUNDOU A GRAÇA; PARA QUE, ASSIM COMO O PECADO REINOU NA MORE, TAMBÉM A GRAÇA REINASSE PELA JUSTIÇA PARA A VIDA ETERNA, POR YAOHUSHUA - O MASHIACH, NOSSO YHWH - "YAOHU"!]. Rm 6,16; 15,18; 16,19; 16,16; 2Co 7,15; 9,13; 10,5; Gl 2,2; 2Ts 3,14; Fm 21; Hb 5,8; 1Pe 1,2; 1,14; 1,22". São ao todo 20 passagens falando de OBEDIÊNCIA! EM TODA A BÍBLIA.... PARABÉNS QUERIDA IRMÃ. PARABÉNS. ME ORGULHO MUITO DE SER SEU AMIGO NA COMUNIDADE UBE. CONTINUE EVANGELIZANDO ASSIM. ANSELMO ESTEVAN.................POR ISSO, É QUE "DAMOS" VALOR AO SEU ÚNICO NOME EXCLUSIVO....HEBREUS 13,5-13! EU, E, VOCÊ - QUERIDA IRMÃ: "RITA!".

Escrito por anselmo.estevan às 00h03
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

PREGAÇÃO EM CONJUNTO PARTE 3:

É ISSO AÍ QUERIDA IRMÃ............."OBEDIÊNCIA" AO ESPÍRITO E NÃO A CARNE E SANGUE. QUE PRA NADA PRESTA........ALÉM, DE SERMOS VASOS DE BARRO, LEVANDO SEU QADÔSH RÚKHA! MAS, SOMENTE PARA AQUELES QUE SEREM "OBEDIENTES" A VOZ DESSE RÚKHA QUE ESTÁ DENTRO DOS QUE O OBEDECEM E NÃO ENDURECEM O CORAÇÃO! P/: AS COISAS DO ÚNICO "DEUS COM NOME": YAOHU!!!! CONTINUE LEVANDO A VERDADE. QUERIA IRMÃ. DE FÉ. É ISSO QUE PRECISAMOS DE VERDADES...CHEGA DE MENTIRAS.................ANSELMO ESTEVAN. (ESTOU CONTIGO NA VERDADE.....................................HALLELU-YAH! ANSELMO. SENDO MAIS DO QUE VENCEDOR EM SEU ÚNIDO NOME: AT 4,12; FL 2,9-11!

Escrito por anselmo.estevan às 00h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

09/06/2011


VEJA COMO LOUVAR CORRETAMENTE PELOS SEU SACRIFÍCIOS...

Hebreus 13,5-13: Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E, assim, com confiança, ousemos dizer: O (YHWH) é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.
Lembrarei-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de (YAOHU), a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
(YAOHUSHUA) Christós é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Temos um altar de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.
Porque os corpos dos animais cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o Santuário, são queimados fora do arraial.
E, por isso, também (YAOHUSHUA), para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.
Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.
Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a (YAOHU) sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios QUE CONFESSAM O SEU NOME!

Escrito por anselmo.estevan às 00h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

08/06/2011


vejas como: "É LINDA SUA PALAVRA SEM CORRUPÇÕES DE HOMENS":

MALAQUIAS 3,16-18: ENTÃO, AQUELES QUE TEMEM AO YHWH (YAOHU) FALAM CADA UM COM O SEU COMPANHEIRO; E O YHWH (YAOHU) ATENTA E OUVE; E HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE, PARA OS QUE TEMEM AO YHWH (YAOHU) E PARA OS QUE SE LEMBRAM DO SEU NOME!

E ELES SERÃO MEUS, DIZ O YHWH (YAOHU) DOS EXÉRCITOS, NAQUELE DIA QUE FAREI, SERÃO PARA MIM PARTICULAR TESOURO; POUPÁ-LOS-EI COMO UM HOMEM POUPA A SEU FILHO QUE O SERVE.

ENTÃO, VEREIS OUTRA VEZ A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A YHWH (YAOHU) E O QUE NÃO O SERVE!

 

E, EU ANSELMO ESTEVAN, COMO SEU FILHO, PELOS SACRIFÍCIOS DO SEU ÚNICO FILHO - "YAOHUSHUA" - O "SIRVO COMO FILHO TAMBÉM E NÃO COMO O ÍMPIO QUE SE ACHA ESCRAVO E NÃO SE LEMBRA DE SEU NOME....! SERVINDO A UM dEUS PAGÃO...!!! EU O SIRVO EM SEU NOME VERDADEIRO E EXCLUSIVO E, DOU GLÓRIA: "HALLELU-YAH"!!!!!!! ANSELMO ESTEVAN.

Escrito por anselmo.estevan às 01h12
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

05/06/2011


VEJA PORQUE SABER SEU NOME Nº 1 E 2:

A NOSSA LUTA, NÃO É CONTRA A "CARNE", E "SANGUE"! "MAS CONTRA AS OSTES NOS LUGARES CELESTIAIS. A MINHA RESPOSTA É SÓ UMA: A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL, TEMOS O LIVRE-ARBÍTRIO, QUEM NÃO "CRER" JÁ ESTÁ CONDENADO POR DESFAZER DE UM ÚNICO SACRIFÍCIO PERFEITO PELOS PECADORES.............!!!!!!!!!! (Ef. 1,3-14.18.22-23; 2,1-10.14-16.19-22; 3,5.9-13; 4,3-16.17-32; 5,1-14.26.17-18; [Efésios 6,12]; PARA REFLETIR: Rm 9,11; 10,11.13.15.16.17.20; 11,4.8.29-32; [1Co 5,9-13]; Hb 2,7; [Ef 1,8-11]; Ef 4,5; At 17,23; Êx 20,7; Fp 1,28; 2,9-11; Is 42,8; At 4,12! {Cl 1,20-22; 13.14.20.22}; Efésios 2,1-9; 1,11-14; Sl 104,7! [Is 2,13-18; {2,10-11}; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; {20,6}; 24,21; {26,8}; 27,1; {42,8}; 52,5; 52,6; Ez 16,27; 36,20-23; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; FINALIZANDO A MINHA LINHA DE RACIOCÍNIO PARA "REFLEXÃO"! [SENDO, UMA VEZ QUE NÃO TEM MINHA INTERPRETAÇÃO!!! SOMENTE DE TEXTOS BÍBLICOS.....!!!!!], CITO - ROMANOS 2,24!!!!!!!). ESSE É MEU PENSAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO COLOCO NADA MEU PRA NÃO FALAREM QUE É DE MINHA INTERPRETAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEIXO ASSIM A VONTADE DE QUEM LER INTERPRETAR ESTE ESTUDO DA BÍBLIA. E, VOLTO A DIZER QUE NÃO BRIGO CONTRA A "CARNE OU SANGUE" E MAIS: "RESPEITO AS OPINIÕES CONTRÁRIAS DE COLEGAS. POIS SE FICARMOS BRIGANDO ENTRE SÍ. VAI SURGIR UM JARGÃO: "AONDE ESTIVEREM DOIS OU MAIS BRIGANDO ENTRE SÍ PELO MEU NOME, ALÍ EU NÃO ESTAREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ENTÃO, NÃO É DE FORMA NENHUMA O QUE QUERO POIS O QUE O CRIADOR DE TUDO ESPERA É QUE TODOS TENHAM UMA ÚNICA CONCIÊNCIA E TODOS UM MESMO PENSAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SE NÃO COMO SERIAMOS UMA FÁMILIA COM ELE SENDO A CABEÇA SE AS PERNAS NÃO OBEDECEM OS OLHOS NÃO ENXERGAREM OS BRAÇOS NÃO OBEDECEM, O CORPO TODO "DOENTE"...........??? NÃO É MESMO. ENTÃO DESTA FORMA EU RESPEITO A OPINIÃO DO COLEGA COLOCADA ABAIXO. QUE FICA PARA LER ESTUDAR INTERPRETAR..................................SOMENTE ISTO. EM NOME DE, CHAMO DE MEU DEUS POIS SEI O SEU NOME PESSOAL E O ACEITO DESTA FORMA, YAOHU! PARA TODOS "HALLELU-YAH". ANSELMO ESTEVAN.

Escrito por anselmo.estevan às 21h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

POR QUE QUE EU TENHO QUE CORRER ATRÁZ DO NOME DE DEUS??

SÓ QUERO COLOCAR UM TRECHINHO MAIS: PORQUE "DEUS YAOHU", PORQUE ACREDITO EM UM ÚNICO DEUS E NÃO EM dEUSES! ESSE DEUS YAOHU PERDOARÁ TODOS OS PECADOS........!!!! TODOS SEJA QUAL FOR. MAS TEM UM. UM SÓ PECADO QUE ELE NÃO PERDOARÁ! QUAL? QUEM PECAR CONTRA O SEU ESPÍRITO (QADÔSH RÚKHA DE YAOHU) POR ISSO SE ELE TEM UM NOME! POR QUE NÃO SABER? POR QUE IGNORAR?? PREGUIÇA? FALTA DE VONTADE DE LER?? ACOMODAÇÃO??? EU NÃO QUERO ESPERAR QUE ELE ME PERDOE DE QUALQUER PECADO E FICAR ESPERANDO NISSO.!!!!!!!!!!!!! EU VOU A LUTA. EU SOU SINCERO E NÃO SEI SE POR ACHAR QUE O NOME QUE COLOCARÃO NA BÍBLIA ESTÁ CERTO E SE FICO NESSA E ESTOU CONFUNDIDO-O COM O BELZEBU OU O DEUS DAS MOSCAS QUE LEVA O NOME DE "SENHOR" E ESTAREI PECANDO CONTRA O SEU ESPÍRITO SANTO E ESSE PECADO NÃO TEM PERDÃO..........!!!!!!!!!!!! (Mt 10,25; 12,24; 12,27; Mc 3,22; Lc 11,15; 11,18; 11,19). NÃO QUERO SER MAIS ESPERTO DO QUE NINGUÉM SÓ QUERO LEVAR A SALVAÇÃO MAS COMO ELA É INDIVIDUAL SÓ POSSO ORAR PARA QUE TODOS TENHAM UM MESMO ENTENDIMENTO.......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! POIS CITO 1Jo 5,16; Mt 7,23. TEM PECADOS QUE NEM ESSES SÃO PARA ROGAR PARA DEUS YAOHU POIS SÃO PARA MORTE. E ATÉ QUEM ESTÁ DENTRO DA IGREJA FAZENDO MILAGRES PODE NÃO SE SALVAR..........??!!!!!!!!!!!!!!!!!! COMO POSSO ENFIAR A SALVAÇÃO NA CABEÇA DE QUEM NÃO QUER...???????? MATEUS 12,31: "POR ISSO VOS DECLARO: TODO PECADO E BLASFÊMIA SERÃO PERDOADOS AOS HOMENS; MAS A BLASFÊMIA FALA: CONTRA O ESPIRITO NÃO SERÁ PERDOADO.............HORA, DEUS É O QUE? NÃO É ESPÍRITO!!! E SE É ESPÍRITO O ESPIRITO SANTO NÃO O É O SEU ESPÍRITO? CLARO QUE É!!! E SE CONFUNDIR SEU NOME COM O DE UM DEUS PAGÃO FEITO POR MÃOS HUMANAS QUE LEVA O MESMO NOME DE BELZEBU, DEUS DAS MOSCAS. ETC. E TAMBÉM LEVA O NOME DE "SENHOR" = "BAAL". ISSO PRA MIM É CONFUNDIR O ESPIRITO SANTO COM SATANÁS. E ESSE PECADO NÃO SERÁ PERDOADO...........POR ISSO, SE TENHO A CHANCE HÁ EU APROVEITO. E PEGO MAS NÃO DE OLHOS FECHADOS. POR QUE NÃO??? PORQUE ELE NOS DEU E SE FALTAR É SÓ PEDIR! O QUE? INTELIGÊNCIA, E PODEMOS RACIOCINAR AÍ SIM PODEMOS ESCOLHER O CAMINHO MAIS CIÊNTES DO QUE NOS AGUARDA...........PORQUE FOMOS VER SE É ASSIM MESMO E NÃO SÓ DUVIDAR...............BEM ERA ISSO QUE QUERIA FALAR. ANSELMO ESTEVAN.

Escrito por anselmo.estevan às 21h18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

COMPILAÇÕES DAS BÍBLIAS.........VEJA:

RESUMO: HISTÓRIA DA “BÍBLIA”:

 

 

      SEPTUAGINTA (LXX). (gr. hebdomékonta, Setenta) ou Septuaginta (lat. Setenta). Normalmente, designada pelo algarismo romano LXX  (70), Versão grega do texto bíblico hebraico que surgiu a partir do século III a.C., até o século I a.C., ou até I d.C., em Alexandria, no Egito, sendo produzida, principalmente, pela própria comunidade judaica da cidade. Serviu de base para várias versões antigas: Vetus Latina, Copta, Etíope, Armênia, Árabe, Georgiana, Eslavônica, Siro-Héxapla, Gótica, entre outras. Influenciou o vocabulário e as concepções teológicas do (cristianismo) em seus primeiros séculos de existência da Igreja (Cristã) durante séculos. Foi utilizada até o século II pelo judaísmo de fala grega, quando os judeus a substituíram pelas versões gregas de Áquila, Símaco e Teodocião. Segundo os estudiosos, a fonte original hebraica que teria servido de base para a LXX era um tipo textual diferente do TM. Seus principais manuscritos são os seguintes: Códice Sinaítico (S, ou o “Álefe”), Códice Vaticano (B) e Códice Alexandrino (A). Fazia parte da Héxapla, sendo a quinta coluna desta obra. A edição Sixtina (Roma, 1587) tornou-se o Textus Receptus dessa versão bíblica clássica.

 

 

       SEPTIMA, VERSÃO GREGA. Septima (lat. Sétima). Uma das versões gregas utilizadas por Orígenes de Alexandria em seus estudos sobe o texto bíblico. Surgiu por volta do século II ou III. Esta versão aparece no livro de Salmos na Héxapla.

 

 

       SEXTA, VERSÃO GREGA. Sexta (lat. Sexta). Uma das versões gregas utilizadas por Orígenes de Alexandria em seus estudos sobre o texto bíblico. Provavelmente, teria surgido por volta do século II ou III, sendo descoberta em Jericó, na Palestina. Esta versão aparece no livro de Salmos na Héxapla.

 

 

       SÍMACO, VERSÃO GREGA DE. Versão bíblica grega surgida por volta de 170, segundo alguns estudiosos por volta de 200, segundo outros. Uma de suas características é sua fidelidade ao original hebraico, mas com uma boa composição em grego. Esta versão foi feita para os círculos judaicos da época em que surgiu, mas também gozou de boa estima entre os (cristãos), os quais também a utilizaram. A quarta coluna da Héxapla continha à referida versão grega.

 

 

       HÉXAPLA. (gr. Ta Héxapla, Sêxtupla) ou Héxapla (lat. Hèxapla). Obra principal de Orígenes de Alexandria, sendo concluída por volta de 250. Estima-se que continha cerca de 3.250 fólios (ou 6.500 páginas). Tal obra possuía seis colunas dedicadas ao texto bíblico: 1ª coluna: texto hebraico; 2ª coluna: texto hebraico transliterado em letras gregas; 3ª coluna: a versão de Áquila; 4ª coluna: a versão de Símaco; 5ª coluna: a LXX e 6ª coluna: a versão de Teodocião. Do texto LXX, contido na 5ª coluna, foram produzidas as versões Armênia e Georgiana. Somente restaram fragmentos (cf. o verbete SEPTUAGINTA).

 

 

         O HEBREU ou O HEBRAICO. (gr. Ho hebraîos, o Hebreu), (gr. O Hebraico). Títulos usados na literatura patrística dos séculos IV e V e nos manuscritos da LXX, podendo indicar três possibilidades de interpretação: 1. a primeira coluna da Héxapla que continha o texto bíblico hebraico; 2. a segunda coluna da Héxapla que continha uma transcrição do texto bíblico hebraico em caracteres gregos; 3. uma versão bíblica grega, de autoria anônima, feita a partir do texto bíblico hebraico, sendo citada nas margens de manuscritos da LXX e nos escritos dos Pais da Igreja (cf. o verbete HÉXAPLA).

Escrito por anselmo.estevan às 19h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

parte inicial do mesmo estudo.............

       TETRAGRAMA. (gr. Tetragrámma, quatro letras), (gr. Tetragrámmatos, quatro letras), tetragrammaton (lat. Composto de quatro letras) ou (hebraico sem hawaya, lit. NOME DE EXISTÊNCIA!). Denominação dada ás quatro letras consoantes hebraicas (YHWH) do Nome PESSOAL DO DEUS DE ISRAEL, não sendo pronunciado por reverência e respeito. No lugar da leitura do “Nome” divino, os judeus “PRONUNCIAVAM TÍTULOS, COMO”: (“ADONAY”) – DO HEBRAICO = “meus Senhores”! Ou, em outra forma hebraica – “hás-sem”, “O NOME”! A massorá assinala casos envolvendo o tetragrama por meio dos termos (aram. ‘adkarâ, menção [do Nome divino]) e (hebraico. ‘azakarâ, LEMBRANÇA [DO NOME DIVINO]. Na época de desenvolvimento do TM, o tetragrama recebeu os sinais vocálicos (no hebraico, de: ‘adonay, resultando nas seguintes formas: (hebr. Yahwah), como aparece na BHS e em outras Bìblias que têm por base manuscritos da época massorética ou (hebr.yahowah), comum em edições baseadas na Segunda Bíblia Rabínica. Alguns estudiosos opinam que a vocalização da forma yehow tem relação com os sinais vocálicos do vocábulo (aram. Sema, o Nome, isto é, o Nome divino). Com o surgimento do Renascimento ( a partir do séc. XV) e da REFORMA PROTESTANTE (a partir do séc. XVI), a INTERPRETAÇÃO DO TETRAGRAMA vocalizado yehow, resultou, de maneira INESPERADA, NO NOME YEHOVAH (JEHOVAH OU JEOVÁ), daí, passando para algumas traduções modernas. Em tempos recentes, vários estudiosos preferem a denominação YAHWEH (Iahweh, Yaveh ou Javé) que teria como base à forma hipotética (hebr. Yahweh). O nome divino é explicado no próprio texto bíblico em Êxodo 3,14, por meio da seguinte locução enigmática (hebr. ‘ehyeh ‘aser ‘ehyeh, lit. serei o que serei). Em textos religiosos judaicos, é comum o uso de abreviações para se representar à denominação divina e as reduções em hebraico, são algumas das utilizadas. Na massorá do Códice: I, encontram-se várias abreviaturas e formas referentes ao tetragrama, sendo (yhwh, uyhwh, yhuh, yhwhu, (cf. o verbete qere perpetuum) ).

 

         Grifo meu: Onde está escrito na Bíblia, sendo dos homens, (compilação dos livros inspirados/revelados. Ou dos Manuscritos da LECHOM há KODESH – A Escrita Sagrada: “que Esse Deus, falou algo a complicarem, ou fazerem essa ciranda de INVENÇÕES E ATRAPALHAÇÕES PARA SEU NOME...??????”. (O QUE TEMOS BIBLICAMENTE SÃO PASSAGENS COMO: Gn 4,26; Êx 3,2-15; 6,2-3; Ef 4,5; Is 26,8; At 17,23; Êx 20,7; At 4,12; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Fp 1,28; 2,9-11; etc. “Será que o “Homem” não entendeu...?????”. Ou será que se faz de surdo??? “Pelo menos, o povo hebreu e judeu tem um leve respaldo mas veja: Dt 28,15-42; Dt 28,58-59”.  Disto tudo, houve consequÊncias que a própria Bíblia fala, e, não sou eu. Veja: “Is 2,13-18; 2,10-11; 3,7.17; 7,18.20-21.23; 11,10-11; 20,6; 24,21; 26,8; 27,1; 42,8; 52,5; 52,6; Ez 16,27; 36,20-23; Os 2,16; Mq 4,5; Zc 14,9; Ml 1,6; 2,1-3; Rm 2,24”.  E, quando cito essas verdades e tento LEVAR A VERDADE PARA “EVANGÉLICOS” ME XINGAM E FALAM QUE ESTOU DESMENTINDO A “BÍBLIA”! HORA. NÃO DESMINTO A BÍBLIA! MAS AS INTERPRETAÇÕES DE HOMENS QUE A COMPILARÃO ISTO SIM EU DISCUTO E FALO QUE ERRARAM AO COLOCAR TANTOS NOMES FICTÍCIOS EM UM NOME QUE É SAGRADO E “ÚNICO”!!! OU SERÁ QUE ALGUÉM PREFERE A “MENTIRA” EM VEZ DA VERDADE??? OU NÃO SABE OU NÃO QUER AMÁ-LO EM ESPÍRITO E VERDADE...????!!!! SÓ SE É ISSO. MAs NÃO COMIGO VIOLÃO......MODO DE DIZER. PORQUE CITO TAMBÉM: (1Co 5,9-13); Rm 9,11; 10,11.13.15.16.17.20; 11,4.8.29-32; Cl 1,20-22; 2,13.14.20.22; Ef 2,1-9; 1,11-14; Sl 104,7; Hb 2,7; Ef 1,8-11 – “PORQUE, DEFENDO SEU ÚNICO NOME EXCLUSIVO: YAOHU!”. ANSELMO ESTEVAN.

Escrito por anselmo.estevan às 19h52
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

parte inicial do mesmo estudo...........

       TEXTUS RECEPTUS. (lat. Texto recebido) ou (hebr. Nussah ham-mequbbal, texto recebido). Texto da Bíblia Hebraica surgindo no final da Idade Média e editado, mais tarde, por Jacó ben Hayyim em sua edição da Bíblia Rabbinica (venezia, 1524-1525). Tal obra usada como base para a maioria das edições até o séc XX e até hoje, é a forma padrão da Bíblia Hebraica para o judaísmo. A expressão Textus Recptus é também utilizada para indicar a terceira edição do Novo Testamento grego editada por Robert Etienne (Robertus Stephanus) (Paris, 1550) e que tornou-se padrão para publicações posteriores. O nome é usado tanto para designar a Edição Sixtina da LXX (Roma, 1587) quanto para a Edição Clementina da Vulgata (Roma, 1592-1593). A mencionada locução é tirada da seguinte sentença contida no prefácio em latim da segunda edição do Novo Testamento grego publicada por Boaventura e Abraão Elzevir (Leiden, 1633): textum ergo babes nunc ab omnibus receptum, in quo nibil immutatum aut corruptum damus (“assim tens agora o “texto recebido” por todos, no qual nada damos de mudado ou corrompido”) (cf. O verbete BÍBLIA RABBINICA).

 

 

         TORÁ. (hebr. Tôrá) ou (aram. ‘ôrayyeta). Ambas as unidades léxicas significam “instrução, ensino, lei”. Primeiro bloco do cânone da Bíblia Hebraica compreendido os seguintes livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio: Corresponde ao Pentateuco das Bíblias (cristãs). A massorá da BHS usa as abreviaturas em hebraico, que corresponde ao termo (aram, ‘ôrayyeta) e também a abreviação em hebraico, que é a abreviatura da lexia (hebr. Torá) para designar o mesmo bloco de livros escriturísticos. A tradição judaica possui duas expressões para indicar as duas formas da Torá: (hebr. Tôrá sebbikktab, lit., “Torá que está na escrita”, a Torá Escrita, isto é, o Pentateuco) e (hebr.tôrá sebb’al peh, lit., “Torá Escrita”, isto é, o Pentateuco) e (hebr. Tôrá sebb’al peh, lit., “Torá que está sobre a boca”, a Torá Oral, isto é, o Talmude) (cf. o verbete PENTATEUCO.).

Escrito por anselmo.estevan às 19h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

parte central do estudo de compilação....

       APÓCRIFO. (gr. Apókrüphos, oculto, secreto, escondido, misterioso), apocryphus (lat. Sem autoridade) ou (hebr. Hîsôn, externo, herético). Obra não incluída no cânone da Bíblia Hebraica, mas aceita no cânone da LXX, da Vulgata, da Vetus Latina, entre outras. Segundo os judeus e protestantes, os livros apócrifos são os seguintes: TOBIAS, JUDITE, 1MACABEUS, 2MACABEUS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO, BARUQUE, além dos acréscimos a ESTER e a DANIEL. Além destes, há, também, os seguintes livros no cânone da LXX: 3MACABEUS, 4MACABEUS, 1ESDRAS, SALMOS de SALOMÃO e ODES. Todos os livros mencionados são denominados deuterocanônicos pelos católicos romanos e pelos ortodoxos gregos e orientais (cf. o verbete DEUTEROCANÔNICO).

       E, só pra piorar, todas as cópias e recópias de cópias, vieram da Septuaginta e da Vulgata Latina.............por isso mesmo houve a REFORMA DOS CHAMADOS PAIS DA IGREJA............GRIFO MEU. Anselmo Estevan.

 

 

       ÁQUILA, VERSÃO GREGA DE: Versão grega do texto bíblico hebraico surgida por volta de 125-130, sendo produzida por Áquila, um oficial gentio convertido ao judaísmo. Sua característica principal é a marcante fidelidade em relação ao texto hebraico em detrimento da língua grega, resultando em uma versão literal e incompreensível do ponto de vista das regras gramaticais gregas. Esta versão reflete um texto hebraico muito próximo ao tipo massorético. Foi utilizada também por Orígenes de Alexandria na Héxapla (a terceira coluna). Somente restam fragmentos.

       Ta vendo como o GREGO, diferencia e muito do HEBRAICO! E a versão dos LXX foi uma transliteração do hebraico para o grego por vontade de um rei e, por haver também a “Diáspora” dos povos judeus que retornando do “exílio” já não sabia mais o seu próprio idioma......e se acostumara com o idioma falado – o “grego” e seus costumes e tudo o mais..........sendo incorporado no texto bíblico...........!!!!! Grifo meu. Anselmo Estevan.

 

 

       ARMÊNIA, VERSÃO. Versão bíblica surgida no início do século V, na Armênia e seus tradutores principais foram o clérigo Mesrop Mashtots e o Katbolikos (patriarca) Sahak Partev. Seu texto teve por base a recensão da LXX feita por Orígenes de Alexandria (a Héxapla). A versão Armênia é um dos principais testemunhos da transmissão do texto da LXX ao lado da Vetus Latina e das versões Copta, Etíope, Árabe, além de outras. Foi impressa pela primeira vez em Amsterdã, na Holanda, em 1666, pelo bispo Voskan de Ierevan. É considerada a “Rainha das Versões” por alguns estudiosos, devido ao seu estilo literário e fidelidade à sua fonte, a LXX (cf. os verbetes HÉXAPLA e SEPTUAGINTA).

 

       BÍBLIA. (gr. Bíblia, lit. Livrinhos) ou Bíblia (lat. Bíblia). Denominação dada às Sagradas Escrituras do judaísmo (a Bíblia Hebraica) como também do cristianismo (o Antigo e o Novo Testamento). O vocábulo Bíblia foi, primeiramente, usado na Carta de Aristéias (c. 130 a.C) para designar o conjunto de escritos sagrados judaicos em sua versão grega, isso é, a LXX, sendo empregada no escrito à expressão (gr. He bíblos, o Livro). A locução original  (gr. Tà biblía, lit. os Livrinhos) é a forma do nominativo plural do gênero neutro significativo, literalmente, “os livrinhos”, tendo o vocábulo (gr. Biblíon, livrinho) como a forma do nominativo singular do mesmo gênero (cf. 1Mc 12,9 e prólogo de Eclo 33) – ESTRANHO? MANDA PROCURAR NOS LIVROS APÓCRIFOS.....!!!! GRIFO MEU ANSELMO ESTEVAN. Os judeus usam as seguintes locuções para designarem a Bíblia Hebraica (hebr. Miqra’, Sagradas Escrituras), (hebr. Kitbê haq-qodes, Sagradas Escrituras). O correspondente grego para o nome Sagradas Escritura é (he hagía graphé, a Sagrada Escritura). Os (cristãos) usaram a expressão (tà biblía) para indicarem, tanto os livros da Bíblia Hebraica quanto os do Novo Testamento e juntamente com os livros apócrifos/deuterocanônicos, constituiu-se a Bíblia (cristã). A partir da Idade Média, o vocabulário latino Bíblia começou a ser usado como um substantivo feminino singular e não mais como neutro plural, passando, dessa maneira, para os modernos idiomas europeus. A língua original da Bíblia Hebraica é o hebraico, em sua forma denominada hebraico bíblico, salvo algumas passagens escritas, originalmente, em aramaico: Ed 4,8-6.18; 7,12-26; Dn 2,4b – 7,28; Jr 10,11 e Gn 31,47a (cf. o verbete ARAMAICO). A composição das Escrituras hebraicas deu-se entre os séculos XII e II a.C., iniciando com o texto de Juízes, capítulo 5 (o Cântico de Débora), escrito em torno de 1125 a.C., e finalizando com o livro de Daniel, composto em 165 a.C., aproximadamente. O Novo Testamento foi composto, em sua origem, em grego na forma conhecida como coiné, no período entre os séculos I e II, sendo o primeiro texto a Primeira Epístola aos Tessalonicenses, colocada por escrito em torno de 50 ou 51 e o último, a Segunda Epístola de Pedro, escrita entre 130 e 140.

 

 

       BÍBLIA HEBRAICA, A SÉRIE. Bíblia Hebraica (lat. Bíblia Hebraica). Edições críticas publicadas na Alemanha pelo erudito alemão Rudolf Kittel com a colaboração de vários estudiosos da área de Antigo Testamento. Tais edições apresentam, além do texto bíblico hebraico, um aparato de variantes textuais coletadas de textos bíblicos hebraicos, aramaicos, gregos, latinos, coptas, etíopes, além de outros. A primeira edição apareceu em 1905 e 1906 e é conhecida como Bíblia Hebraica (GH1) e a segunda apareceu em 1913, sendo denominada Bíblia Hebraica (BH2) e ambas seguem o texto da Segunda Bíblia. A terceira, editada por Rudolf Kittel e Paul E. Kahle, foi elaborada entre 1929 e 1937, sendo conhecida, do mesmo modo, como Bíblia Hebraica (BHK). A quarta é intitulada Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS), organizada entre 1967 e 1977, tendo como editores responsáveis, Karl Elliger e Wilhelm Rudolph. Atualmente, está sendo preparada a sucessora da BHS e que tem por título Bíblia Hebraica Quinta (BHQ) cujos editores são Adrian Schenker, Yohanan A. P. Goldmam, Aric van der Koij, Gerard J. Norton, Etephen Pisano, Jan de Waard e Richard D. Weis. Prevê-se que em alguns anos tal obra seja concluída e publicada. A BHK, a BHS e a BHQ têm por base o texto e a massorá do Códice L.

 

 

       BÍBLIA RABBÍNICA (lat. Bíblia Rabínica). Título das edições surgidas no início do século XVI, em Veneza, na Itália, sendo denominadas (hebr. Miqra’ôt gedôlôt, textos bíblicos estendidos, ampliados). Tais Bìblias foram produzidas na gráfica do impressor holandês Daniel Bomberg e trazem os seguintes destaques: texto bíblico hebraico, Targum, comentários rabínicos da Idade Média, anotações masoréticas, além de outros detalhes. A primeira edição, conhecida como Primeira Bíblia Rabínica, surgiu em 1516-1517, em Veneza, na Itália e teve como editor o frade agostinho. Felix Pratensis, um judeu convertido à fé (cristã). A edição seguinte, a Segunda Bíblia, apareceu em 1524-1525, também em Veneza, tendo como editor o rabino Jacó bem Hayyim. Esta última obra tornou-se o Textus Receptus da Bíblia Hebraica e texto padrão das subseqüentes publicações até o século XX. Algumas edições atuais ainda seguem seu texto. Sua massorá, do mesmo modo, tornou-se padrão e referência para os estudos masoréticos até o século XX (cf. o verbete TEXTUS RECEPTUS).

 

 

         CÂNONE OU CÂNON. (gr. Kanôn, regra, tipo, molde) ou cânon (lat. Regra, medida, regulamento). Coleção ou lista de livros considerados sagrados e normativos por determinados grupos religiosos. O cânone dos livros da Bíblia Hebraica corresponde, exatamente, ao dos livros do Antigo Testamento das Bíblias protestantes. As Bíblias católicas e ortodoxas possuem um cânone mais ampliado, pois admitem algumas obras rejeitadas tanto pelos judeus quanto pelos protestantes (cf. os verbetes APÓCRIFO E DEUTEROCANÔNICO).

Escrito por anselmo.estevan às 19h46
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

parte final do estudo compilação das Bíblias:

       CARAÍTA. (hebr. Qara’I, caraíta pl., hebr qara’im, caraítas ou “homens da Escritura”). O caraísmo é uma facção judaica surgida por volta de 765, em Bagdá, na Babilônia. Seu fundador foi Anan bem Davi e seus seguidores foram chamados, inicialmente, de “ananitas”. Entre os anos 830 e 860, o caraíta Benjamim bem Moisés, de Hehavend, no Irã, decodificou as doutrinas do caraísmo e, a partir desse momento, os seguidores passaram a ser conhecidos, igualmente, como (hebr. Benê miqra, filhos da Bíblia). Os caraítas rejeitam as tradições orais rabínicas (a Torá Oral), como o Talmude e só aceitam a autoridade da Bíblia (a Torá Escrita). São rigorosos em relação à guarda do shabbat (o sábado) e a outras leis bíblicas, possuem uma interpretação fundamentalista da Bíblia e rejeitam a festa de Hanuká e a de Purim. Na Babilônia, sofreram oposição por parte de Saadia há-Gaon e no Egito, por parte de Maimônides. No período medieval, eram versados em exegese bíblica, hebraico, filosofia e direito. No final do século XVI, tornaram-se numerosos na Palestina, no Império Bizantino, no Egito, na África setentrional, na Espanha e na Ásia Menor. Contribuíram, intensamente, para a elaboração da vocalização massorética. Segundo alguns estudiosos, tanto Moisés bem Asher quanto seu filho, Aarão bem Asher, teriam pertencido a círculos caraítas da Palestina. Um dos principais manuscritos massoréticos, o Códice C, pertence, desde o período medieval, à sinagoga caraíta Mussa Dar’i, no Cairo, no Egito. Abraham Firkowitch, o responsável pela descoberta do Códice L em uma guenizá de uma sinagoga caraíta na Ucrânia, por volta dos anos 1840, foi um erudito caraíta russo. Hoje, em Israel, os caraítas somam cerca de 7.000 pessoas.

 

 

       EDIÇÕES CRÍTICAS DA BÍBLIA HEBRAICA. Edições produzidas com propósitos acadêmicos e tendo a participação de estudiosos ligados a instituições universitárias.Essas obras possuem aparatos críticos que citam variantes textuais encontradas em manuscritos bíblicos surgidos, tanto na época antiga como no período medieval e nas seguintes versões: hebraico, aramaico, grego, latim siríaco, etíope, copta, armênio e árabe. As primeiras surgiram nos séculos XVIII, XIX, e XX e três são as mais conhecidas: a de Benjamin Kennicott (Oxford, 1776-1780), a de Giovanni B. de Rossi (Parma, 1784-1788) e a de Christian D. Ginsburg. (London, 1908-1926), as quais registram somente variantes encontradas em manuscritos hebraicos. Desde o início do século XX, surgiram as modernas edições críticas conhecidas como BH1, BH2, BHK, BHS, BHQ, e as edições do HUBP, que coletam divergências nas versões bíblicas clássicas (cf. os verbetes  BÍBLIA HEBRAICA, A SÉRIE E HEBREW UNIVERSITY BÍBLE PROJECT [HUBP]).

 

 

       PERGAMINHO. (gr. Diphthéra), (gr. Pérgamon) ou (gr. Membrana) (“pergaminho”) ou pergaminum (lat. Pergaminho). Material usado desde 200 a.C., para escrita, tendo como fonte peles de animais como ovelhas, carneiro, entre outros. Segundo alguns estudiosos, provavelmente, originou-se na cidade de Pérgamo, na Ásia menor (hoje Turquia), daí o nome pergaminho. A maioria dos manuscritos bíblicos, hoje existentes é feita neste tipo de material.

 

 

       PESHITTA. Peshitta ou peshitto (sir. Simples, Comum, Vulgar). Em hebraico, a versão é denominada (pesîtta’, Peshitta). Versão síria sucessora da Vetus Syra (lat. Antiga [Versão] Síria) e surgida por volta do século II, na Síria. Foi produzida a partir do texto hebraico, segundo alguns estudiosos ou a partir da LXX, segundo outros. Não está claro se é uma obra feita pelos judeus ou pelos (cristãos) sírios. Tornou-se a Sagrada Escritura oficial para grupos (cristãos) da Síria, nestorianos e jacobitas (cf. o verbete VETUS SYRA).

 

 

       BEM, O TEXTO É BEM MAIS EXTENSO E COMPLEXO...MAS, RESOLVI ABREVIAR, E, ACHO QUE ESTÁ DE BOM TAMANHO PARA QUE NÃO GOSTA DE LER.....!!! MAS ESSE É O MAU DO CRENTE E DO EVANGÉLICO! NÃO GOSTAR DE LER. NÃO SE INFORMAR MAIS SOBRE O ASSUNTO QUE DIZ RESPEITO QUANTO À SUA SALVAÇÃO....!!!! HÁ, EU ESCUTO O PASTOR E PRONTO.....!!! NÃO PROCURA SABER SE É DESSE JEITO MESMO, COMO FOI O POR QUE DESSA INTERPRETAÇÃO E ETC. COMO O PRÓPRIO SALVADOR, POR SUAS PALAVRAS O DISSE MUITO BEM: “ERRAIS POIS NÃO EXAMINAIS AS ESCRITURAS...!”. (Mt 22,29; Mc 12,24) – “CITA: A LECHOM há KODESH [A LÍNGUA SAGRADA]. A KITBÊ haq – QODES [AS ESCRITURAS SAGRADAS]”. “NÃO, À BÍBLIA”!

 

 

 

       Material tirado: “Do livro: MANUAL DA BÍBLIA HEBRAICA”.

       INTRODUÇÃO AO TEXTO MASSORÉTICO.

       GUIA INTRODUTÓRIO PARA A BÍBLIA HEBRAICA STUTTGARTENSIA.

       AUTOR: EDSON DE FARIA FRANCISCO.

       EDITORA: VIDA NOVA (3ª EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA).

         PESQUISA FEITA: ANSELMO ESTEVAN. (COM FORMAÇÃO EM BACHAREL EM TEOLOGIA).

Escrito por anselmo.estevan às 19h45
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número