BLOG DE: ESTUDOS DA ESCRITURA SAGRADA - YHVHSHÚA:


29/04/2011


NOMES DE DEUS PRIMEIRA PARTE!

               TETRAGRAMA

               Esse é o nome que se dá  às quatro letras que representam o inefável nome de Deus, YAHWEH,[A FORMA “ERRÔNEA” DE SE ESCREVER O NOME DE DEUS PELOS MOTIVOS DAS LETRAS “EMPRESTADAS - {“A” e “E”} - DE: ADONAI; ELOHIM]; ou seja, YHWH. Esse nome nunca foi e nunca é pronunciado pelos judeus, embora suas vogais tenham sido emprestadas dos nomes Adonai e Elohim. Uma corruptela de criação gentílica é Jeová, QUE NADA SIGNIFICA PARA O POVO HEBREU!  (Palavras do autor): “Quando estudei o hebraico, na Universidade de Chicago, os estudantes judeus sempre distorciam o som do nome (Yaohushua), O NOME CORRETO DO MESSIAS, quando liam o texto bíblico em voz alta, a fim de não se tornarem culpados de pronunciá-lo”. Ver o artigo geral sobre Deus, Nomes Bíblicos de, que inclui maiores informações sobre esse nome divino. (Material tirado da enciclopédia bíblica: O A.T. interpretado versículo por versículo - com todos direitos autorais ao editor...!). OBS.: O QUE ESTÁ ENTRE PARENTESE/COLCHETE - É GRIFO MEU. ANSELMO!

 

 

 

               DEUS, NOMES BÍBLICOS DE

 

               Esboço:

               I Caracterização Geral

               II Lista dos Nomes Divinos

               III Comentário sobre os Principais Nomes

 

 

               I Característica Geral

 

            (Com a “ajuda do querido, Irmão – José de Camargo [um estudioso da palavra, como eu, que estudamos a mesma há mais de 9 anos; esta apostila, tomou um caminho correto! Graças a sua ajuda. Obrigado irmão. Que o MESSIAS, guarde os seus caminhos]. {“CAÇANDO PISTAS . TSOFEHATALAIA@BOL.COM.BR Luís Cláudio – estudos Hebraicos.}. PESQUISAS FEITAS PELO: (Sr. José de Camargo.):

               NOME SAGRADO DO CRIADOR DAS ESCRITURAS SAGRADAS.

 

               Muitas pessoas chamam o “Criador de Deus”. Porem Deus não é nome próprio!

               Deus é um substantivo comum como é a palavra “Senhor”; “Médico”; “Advogado”; etc. Se Deus é um substantivo e não um “nome” próprio, qual é o nome divino e sagrado do Criador?

 

               O TETRAGRAMA sagrado encontrado mais de 6.800 vezes nos mais arcaicos dos manuscritos, contém as quatro consoantes hebraicas Yod – He -Vav – He.

               TETRAGRAMA transliterado = YHWH. As quatro consoantes hebraicas do nome sagrado, escrito da direta para esquerda (no Hebraico) He – Vav – He – Yod = Transliterado YHWH.

               Conhecer o nome original do Criador é fundamental para aqueles que querem o servir em espírito e em verdade.

 

               Conheça a grafia e a pronúncia do nome sagrado – tetragrama:

               YOD = têm o som de I ou E transliterado como “Y”.

               HE = têm o som de H aspirado no meio da palavra: no final da palavra é “mudo”.

               VAV = têm o som de W Quando é consoante. E pode ter o som de “O” ou de “U” - quando recebe uma vogal MASSORÉTICA! (Sendo assim: “Vav” = O, U; “He” = H).

 

               YHWH – tomou a forma (YAHWEH) – errada! Pois, as vogais “a” e “e” - foram emprestadas  (tomadas de Adonai-elohim). Dando a forma errada ao tetragrama por motivos do texto massorético essas vogais não são corretas no “hebraico”. Ou seja: O texto massorético, trouxe as letras (QAMETZ ; OU HOLAM = (um t minúsculo) “T”. ESSE “A”, SE TORNOU UM DITONGO - “AO” - “YAOHWH” (SEM O “E”). ONDE, NO FINAL DO TETRAGRAMA – O “H” NÃO SE PRONÚNCIA - “É MUDO” - FICANCO O SOM “YAOHU” - YAOHU-UL).

 

               (Recapitulando: “Depois que entrou o sinal massorético “T” – qametz ou holam, o “A”, se tornou um DITONGO - “AO” - E, POR SER UM DITONGO, CAMINHAM JUNTOS.). "Na verdade, o "som" em hebraico - seria como um "ditongo para nossa pronuncia...!".

               (UL = “ETERNO”).

               O HODSHUA de UAOSHORUL – O ALTISSÍMO. YAO UL 2,32(Joel) At 2,21.

               UL” de ULHIM denominação de YAOHU - “DO ETERNO” =  YHWH se pronunciaUL” - Significa = “SUPREMO” - Pv 30,4.

               “UL” - AQUELE QUE VAI ADIANTE.

               (“Vem de forma acadiana “ILHU” do verbo “UL” Hebraico “ULHIM” BERISHIT.”).

               Romanos 10,13: PORQUE TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DE YAOHU SERÁ SALVO!

            * (VEJA, NO FINAL DA APOSTILA: MAIS EXPECIFICAÇÕES DO “NOME DE DEUS”)§. IRMÃO – JOSÉ DE CAMARGO.

[Para piorar: com a colocação do texto massorético... o tetragrama foi pronunciado com a forma (IEHOAH)..., que com o passar do tempo veio a derivar Yahweh - outra forma errônea somente por não ter o conhecimento do termo também errado Yehoah pois era o Nome de Deus com pontuações massoréticas de Adona(y) - sendo traduzido por SENHOR...!! OU SEJA UM ERRO SÓ PODE TRAZER OUTRO ERRO!].

Escrito por anselmo.estevan às 17h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

NOMES DE DEUS...

 

  1. Nomes Pagãos.

               A fértil imaginação dos homens tem atribuído inúmeras funções ao Ser divino, e, ao enfatizar muitas delas, tem-lhe conferida grande variedade de nomes. Essa atividade é universal, não se circunscrevendo à Bíblia. Nas religiões politeístas, vemos os deuses realizando muitos tipos de serviço, e os nomes a eles atribuídos refletem as atividades específicas de cada divindade em questão Cronos (tempo, e eterno) era um dos principais deuses da mitologia grega. Zeus, um de seus filhos, finalmente o derrubou. Sob Zeus, os deuses organizaram-se, com seus muitos tipos de autoridade e funções. - O nome de Zeus significa “céu brilhante”, tendo sido assim chamado porque a princípio foi identificado com o céu e seus fenômenos. Os raios sempre foram suas armas principais, por meio dos quais ele preservava a disciplina entre os deuses e os homens. Gaea (terra) era a deusa da vida, a mãe de todos. Os homens reconhecem a sua dependência de terra, quanto à sua vida física, o que explica o nome e as funções dessa deusa. Na angelologia judaica posterior, anjos com nomes apropriados assumiram funções atribuídas a muitos dos deuses pagãos. Haveria até mesmo anjos controladores dos elementos da natureza, como o vento, a chuva, a saraiva, o calor e o frio.

               A) Os nomes de Deus na Bíblia, embora provenientes de um processo mais elevado e mais nobre do que aquele que produziu os nomes dos deuses pagãos, refletem o mesmo tipo de atividade. Os nomes de Deus refletem suas qualidades e atividades, coisas às quais os homens dão atenção especial. Na verdade, a leitura de uma lista dos nomes divinos encontra paralelo parcial na leitura da lista dos atributos e atividades de Deus.

C)    Empréstimos. Como já seria de se esperar, nem todos os nomes divinos, dados no AT, pertenciam originalmente à cultura hebreia, mas foram tomados por empréstimo de um fundo comum de nomes que havia na cultura mesopotâmica. El, nome básico de Deus, que se encontra em diversas combinações, é uma das mais antigas designações da deidade no mundo antigo. Forma o componente básico dos nomes de Deus na Babilônia e na Arábia, e, naturalmente, na cultura israelita. O sentido original de El parece ser “forte”, dando a entender as capacidades de controlar, de obrigar, pelo que é evidente, um poder que os homens julgavam ser uma necessidade aos atributos da divindade, tornou-se o próprio nome divino. Quase todos os outros nomes divinos originaram-se desse modo.

D)    Instrumentos da Revelação. Embora houvesse a atividade humana por detrás do desenvolvimento dos nomes divinos, podemos dizer, igualmente, que esses nomes foram discernimentos quanto à natureza de Deus, pelo que esses nomes também fazem parte da revelação, tanto a natural quanto a sobrenatural. O nome de uma pessoa revela algo de distintivo sobre essa pessoa, de acordo com os costumes dos hebreus. Quanto mais isso deve ser verdade, quando falamos a respeito de Deus.

 

               E) Respeito pelo Nome Divino. Acima de todos os outros povos, os hebreus respeitavam e temiam a Deus. Por essa razão, não usavam o nome de Deus frivolamente. Eles pronunciavam os nomes de Deus como alterações que lhes permitiam não terem de verbalizar os sons exatos desses nomes. Os escribas registravam os nomes de Deus lavando frequentemente as mãos. Um dos mandamentos mosaicos, o terceiro, proibia o uso frívolo do nome divino (Êx 20,7). Sabemos que as culturas antigas acreditavam no poder mágico dos nomes. Saber qual nome de uma divindade ou de um demônio, supostamente dava à pessoa certo poder sobre essa divindade ou demônio, em momentos de necessidade. No caso dos demônios, o conhecimento dos nomes deles poderia ser um meio de expeli-los. Esses fatos demonstram o respeito que algumas pessoas tinham pelos nomes e talvez esse fosse um dos motivos pelo extremo respeito que os judeus tinham pelo nome divino. No judaísmo posterior, encontramos o uso mágico de nomes; mas não temos evidências a esse respeito quanto à primitiva cultura judica, embora isso deva ter existido em algum grau e de alguma maneira.

 

 

2.      Lista dos nomes divinos. (Aqui que começou toda confusão de traduções da Septuaginta com as línguas: Hebraico, Aramaico, Grego e as alterações gentílicas): Para o inglês, francês, e o português – {sendo que a primeira tradução foi para o “grego”}; observação minha (Anselmo Estevan).

Apresentamos abaixo certa variedade de nomes de Deus, a fim de dar ao leitor uma ideia sobre a extensa natureza dos nomes divinos. Deus. El, Elohim, Eloah. Esses nomes são de ocorrência muito frequente, aparecendo em muitas combinações, o que comentamos na seção (3).

(Nomes tomados erroneamente) Anselmo.

Yahweh. As consoantes desse nome foram combinadas com as vogais de Adonai, aparecendo de modo frequente e em muitas combinações.

Rocha. Tradução da palavra hebraica tsur, “rocha” (Is 44,8). Correto.

Adonai. No hebraico, Adonai; no grego, Théos, usualmente traduzidos em português por Deus. (Não acho correto, pois o significado é tomado por “senhor”).

Senhor. No hebraico, Adonai; no grego, Kúrios. (TOTALMENTE ERRADO).

Divindade. No grego, Theótes (Cl 2,9), ou Theios (At 17,29).

Deus Altíssimo. No hebraico, Elyon (Sl 18,13).

Santo (de Israel). No hebraico, Qadosh (Sl 71,22).

Poderoso. No hebraico, El (Sl 50,1); ou Gibbor (Dt 10,17). [forma errada – transliterada].

Deus dos Deuses. Dt 10,17. (Estranho. Parece blasfemar do nome, não concordo...).

Senhor dos Senhores. Dt 10,17; no grego, Kúrios (Ap 17,14). (Não Concordo com o “Senhor”).

Doador da Luz. No hebraico, Maor (Gn 1,16). Ok!

Pai. No hebraico, Aba (Sl 89,26); transliteração grega do aramaico abba (Rm 8,15).

Juiz. No hebraico, Shaphat (Gn 18,25).

Redentor. No hebraico, Gaal (Jó 19,25).

Salvador. No hebraico, Yasha (Is 43,3); no grego, Soter (Lc 1,47).

Libertador. No hebraico, (Palat, Sl 18,2).

Escudo. No hebraico, Magen (Sl 3,3).

Força. No hebraico, Eyaluth (Sl 22,29).

Todo-Poderoso. No hebraico, Shaddai (Gn 17,1).

Deus que Vê. No hebraico, El Roi (Gn 16,13).

Justo. No hebraico, Tsaddiq (Sl 7,9).

Senhor dos Exércitos. No hebraico, Elohim Sabaoth (Jr 11,20); no grego Kúrios (Rm 9,29; Tg 5,4). (Não acho correto o título de 'senhor', novamente!).

Rei dos Reis. No grego, basileus basiléon (Ap 17,14).

Deus Vivo. No hebraico, Elohim (Dt 5,26).

Pai das Luzes. No grego, Pater (Tg 1,17).

Eu sou. No hebraico, Hayah, no grego, Ego eimi (Jo 8,58).

{Veja: a mistura de “nomes divinos corretos” com “títulos” – corretos e não corretos – que por muitas vezes representam divindades pagãs! Daí a total confusão das “línguas”, e suas traduções com a mistura da vontade humana.}. Observação: Anselmo Estevan. Ps. E, acredito que há um só nome divino = YAOHU-UL. - ÚNICO!!!

Escrito por anselmo.estevan às 17h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

2ª PARTE NOMES DE DEUS...!

 

 

3.      Comentário sobre os Principais Nomes

- El, um termo para indicar Deus (deus), ou seja, a deidade verdadeira ou falsa, ou mesmo um ídolo que os homens chamem de “deus” (Gn 35,2), como o Deus de Betel (Gn 31,13). El era o nome do deus supremo da religião cananeia, cujo filho era Baal. O plural de El é Elohim, palavra que também pode significar deuses, ou que pode ser usada como um aumentativo para referir-se a um elevado poder, o Deus supremo. (Ver sobre a palavra seguinte). O sentido básico de El, é “força”.

- Elyon, El Elyon, o Deus Altíssimo, título usado em conexão com a adoração de Melquisedeque (Nm 24,16). Em salmos 7,17 a palavra aparece composta com Yahweh. Em Daniel 7,22.25 há um plural aramaico dessa palavra.

- Elohim, embora seja plural, podendo ser traduzida por “deuses”, essa palavra pode indicar o Ser supremo, sendo usado o plural para enobrecer a palavra, e não para que pensemos no verdadeiro plural. A própria palavra é um plural de El e retém, por isso mesmo, o sentido básico de “força”, “poder”. A presença desse nome, na narrativa da criação (no plural), tem dado origem à interpretação trinitariana da palavra, ali; mas isso é uma cristianização da passagem, e não uma verdadeira interpretação. Gênesis 1-1 faz com que esse seja o primeiro nome de Deus na Bíblia.

- Eloah, uma forma singular de Elohim, e com o mesmo sentido de El. Essa forma variante encontra-se principalmente na linguagem poética, pelo que aparece, com mais frequência, no livro de Jó.

- El 'Olam, com base na forma original, El dhu-'Olami, que significa Deus da Eternidade. Em Gênesis 21,33 aparece em combinação com (Yahweh) = Senhor.

- 'El-Elahe-Israel, que significa “Deus é o Deus de Israel”. Foi nome usado por Jacó em Siquém (Gn 32,20), comemorando o seu encontro com o Anjo de (Yahweh). Foi ai que ele, e, portanto, Israel, dedicou-se a Deus usando a forma (Senhor). Errado!

Jeová. Esse nome foi artificialmente criado: O tetragrama YHWH (Yahweh) era considerado sagrado demais para ser pronunciado. As vogais de Adonai (meu Senhor) foram combinadas com as consoantes yhwh, e o resultado foi a forma Jeová. Não se trata, realmente, de um nome de Deus, mas de uma corruptela do nome, a fim de que pudesse ser proferido, sem nenhum temor pelos judeus. Mas nunca aparece, com essa forma , no século XII D.C. Antes disso, - cada vez que aparecia YHWH, os judeus pronunciavam “Adonai”.[VEJA, O QUE ISSO PROVOCOU ATÉ HOJE, OS ERROS E A BRASFÊMIA DO NOME PESSOAL “YAOHU-UL”. O NOME DE DEUS, {SENDO “DEUS” - SOMENTE UM “TÍTULO”, - NÃO SEU NOME}]. VEJAMOS:

-Yahweh, com formas mais breves com Yah (Êx 15,2, etc), Yahu e (Yehoque não existe, “somente na forma errada”). Entre os nomes sagrados dos documentos de Ras Shamra, no norte da Mesopotâmia, da época do século XV A.C., temos a forma Yaw. Esse nome era pré-mosaico, o que fica implícito no fato de que aparece com uma nova revelação feita a Moisés (Êx 3,13-15; 6,4). Que não era um nome originalmente israelita fica patenteado em Gênesis 4,26. É questão contestada exatamente sob quais circunstâncias ocorreu a adoração a (Yahweh), ou a incorporação desse nome na teologia judaica. YHWH, a forma hebraica mais longa, é confirmada desde o século IX a.C., em fontes extrabíblicas. - Assim aparece na pedra moabita. Vem do verbo ser, dando a entender o Deus vivo e eterno. Êx 3,14, onde temos o nome de Deus “EU sou”. (Yahweh) tornou-se o nome predominante de Deus, por demais sagrado para ser pronunciado, Notemos o que diz Êxodo 3,15: “O Senhor (no hebraico, Yahweh), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó...”, onde Deus é qualificado com Yahweh, como Seu nome especial. Portanto, tornou-se um nome próprio, em contraste com Elohim, que pode ser o simples abstrato para “deus” ou “deuses”.

-Yahweh Elohim (Gn 2,4 e cap. 3). Uma combinação comum.

-Várias combinações com Yahweh:

 

  • Yahweh yireh, que significa “Senhor que provê” (Gn 22,8.14).
  • Yahweh nissi, “o Senhor é a minha bandeira” (Êx 17,5), usado pela primeira vez para comemorar a vitória de Israel sobre os amalequitas.
  • Yahweh shalon, “o Senhor é paz” (Jz 6,24).
  • Yahweh tsdquenu, “o Senhor é a nossa justiça” (Jr 23,6; 33,16),
  • Yahweh samma, “o Senhor está alí” (Ez 48,35).
  • Estritamente falando, esses nomes não são nomes divinos, mas apenas combinações com frases, para aludir a eventos especiais. Só que pra piorar, devido a confusão com o nome próprio de “Deus”, blasfemam o seu nome com a de uma divindade – pagã – Baal.(colocação minha – Anselmo Estevan.).
  • Yahweh Sabaoth, Esse é um verdadeiro nome divino, que significa “Senhor dos Exércitos”. Não se acha no Pentateuco, aparecendo no Antigo Testamento somente em 1Sm 1,3. Deus era adorado por esse título em Silo. Foi usado por Davi, quando desafiou os filisteus (1Sm 17,45), e em seu cântico de vitória (Sl 24,10). Tornou-se comum nos livros proféticos, sendo usado por oitenta e oito vezes somente no livro de Jeremias. Esse título refere-se a Deus como Capitão dos Exércitos, protetor de seu povo, aquele que obtém qualquer tipo de vitória que se possa imaginar (Sl 46,7.11). Os “exércitos”, nesse caso, são os poderes celestiais, sempre prontos a cumprir a vontade de Deus e a produzir qualquer tipo de vitória de que o povo de Deus precise.
  • Yahweh Elohe Yisrael, “o Senhor Deus de Israel”, uma forma composta encontrada, pela primeira vez no cântico de Débora (Jz 5,3), mas frequente depois disso (Is 17,6; Sf 2,9; Sl 59,5), em outras combinações.
  • Quedosh Ysrael, “o Senhor de Israel”, usada por vinte e nove vezes em Isaías (Is 1,4 etc.). Também encontrada em Jeremias e em Salmos.
  • Abir Ysrael, “o Poderoso de Israel” (Is 1,24)
  • Nesah Yisrael “a Força de Israel” (Sm 15,29).
  • 'Attiq Yomin, expressão aramaica que significa “o Antigo de Dias” (Dn 7,9.13.22).

'IIIya, 'Elyonin, “O Altíssimo”, expressão aramaica que aparece em (Dn 7,18.22.25.26, alternada no texto com a expressão de número dezesseis, acima).

Escrito por anselmo.estevan às 17h05
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

SOMENTE A VERDADE!!!!

virão que confusão...! e prá piorar colocam Yahweh como nome próprio... Não concordo! Pois o Filho têm Nome do Pai! e esse "e" foi adicionado pelo nome Elohim! (TIRARAM O "E" E COLOCARÃO NO NOME PRÓPRIO..."). E ESTE NOME LEMBRA ADONAY QUE QUER DIZER "SENHOR" - QUE é BAAL, e TAMBÉM TÊM ESSE NOME "SENHOR" - DAÍ A BLASFÊMIA QUE "DEUS" FALA EM SEU NOME: BLASFÊMADO...!!! E, TÊM MAIS YAHWEH - não combina com os sinais massoréticos pois, o "W" com a pontuação massorética se torna uma VOGAL! E, NO HEBRAICO NÃO TÊM A LETRA "J"; E O "H" FINAL É MUDO!! (ENTÃO O FINAL WEH NÃO TÊM) E PRÁ PIORAR TUDO FOI FEITO PARA NÃO FALAR SEU NOME CORRETO! E PARA LEMBRAR UM SUBSTITUTO QUE VIROU NOME IGUAL A "SENHOR"... DANDO TODA ESSA CONFUSÃO QUE FICOU ATÉ HOJE... OU ÀS ESCRITURAS SAGRADAS (BÍBLIAS) NÃO FALAM QUE SEU NOME É BLASFEMADO...!!! (Têm mais: "Shua" quer dizer SALVAÇÃO - e Yahweh - NÃO SIGNIFICA - SALVAÇÃO!!! E O "FILHO", O "PAI" E O "ESPÍRITO SANTO" TODOS TÊM O MESMO NOME QUE SALVA = "SHUA"! E TÊM MAIS: "EL" É UMA FORMA ERRADA DE PRONÚNCIA...!!! A FORMA CORRETA É "UL- LHIM"! PARA NÃO TROCAR O NOME DE DEUS POR UM SUBSTANTIVO = SENHOR! QUE NÃO É NOME E NUNCA O FOI...!!!

Escrito por anselmo.estevan às 16h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

28/04/2011


"O PODER DO ENSINO DE PAULO À UM GREGO - TITO!".

EPÍSTOLAS PAULINAS: (12ª). E, [3ª E. PASTORAL].

 

            O VAZIO produzido pela partida de um líder forte pode arruinar um movimento, organização ou instituição. Tendo sido dependentes da habilidade, estilo, e personalidade desse líder, associados e subordinados passam a se debater ou competir pelo controle. Logo a eficiência e a vitalidade são perdidas, o declínio e o desaparecimento surgem no horizonte. Este padrão se repete freqüentemente nas Igrejas. Grandes oradores e ensinadores reúnem discípulos, e logo floresce uma Igreja viva, vigorosa e efetiva. Vidas são transformadas e pessoas são conduzidas ao Reino de Yaohu. Mas quando este líder parte ou morre, leva consigo o vigor e o ânimo da organização. Muitas pessoas se reuniram para ouvir o ensino de Paulo. Educado, articulado, motivado, e cheio do Rúkha hol – RODSHUA, este homem de Yaohu proclamou fielmente as Boas Novas por todo o Império Romano; vidas foram transformadas e Igrejas iniciadas. Mas Paulo sabia que a Igreja deveria ser edificada em Christós, não em qualquer outra pessoa. O apóstolo sabia que no final não estaria presente para edificar, encorajar, disciplinar e ensinar. Então treinou jovens pregadores para que assumissem a liderança nas Igrejas após sua partida. Paulo os exortou a centrarem suas vidas e sua pregação na Palavra de Yaohu (2Tm 3,16.17), e a treinarem outros para que o ministério tivesse continuidade (2Tm 2,2).

            Tito era um crente grego. Ensinado e discipulado por Paulo, permaneceu diante dos líderes da Igreja em Jerusalém como um exemplo vivo de que Christós (O UNGIDO) estava fazendo entre os gentios (Gl 2,1-3). Como Timóteo, foi um dos confiáveis companheiros de viagem de Paulo e um de seus amigos mais íntimos. Mais tarde tornou-se um embaixador especial de Paulo (2Co 7,5-16) e no final, o supervisor das Igrejas em Creta (1,5). Lenta e cuidadosamente, Paulo transformou Tito em um messiânico maduro e um líder responsável. A carta a Tito foi um passo neste processo de discipulado. Do mesmo modo que fez com Timóteo, Paulo instruiu Tito sobre como organizar e liderar as Igrejas.

            Paulo começa com uma saudação e uma introdução mais longas do que as habituais, esboçando a progressão da liderança: o ministério de Paulo (1,1-3), as responsabilidades de Tito (1,4.5) e os líderes que Tito designaria e treinaria (1,5). Paulo então lista qualificações pastorais (1,6-9) e contrasta os presbíteros fiéis com os falsos líderes e mestres (1,10-16). [Ta vendo? De nada adianta a “NACIONALIDADE”. Mas sim: “quem o dirige e seus próprios pensamentos bem direcionados por uma pessoa de Yaohu – como Paulo a Tito”, mesmo sendo Grego – soube administrar “Igrejas...!!”. Diferente de “FALSOS MESTRES E LÍDERES RELIGIOSOS QUE PODERIAM ATÉ MESMO SER JUDEUS...”]. Anselmo.

            Em seguida, Paulo enfatiza a importância das boas obras na vida do messiânico, dizendo a Tito como se relacionar com pessoas de variadas faixas etárias na Igreja (2,2-6). Ele exorta Tito a ser um bom exemplo de um crente maduro (2,7.8) e a ensinar com coragem e convicção (2,9-15). Discute então as responsabilidades gerais dos messiânicos na sociedade: Tito deveria lembrar as pessoas sobre estas responsabilidades (3,1-8) e deveria evitar DISCUSSÕES QUE TROUXESSEM DIVISÃO (3,9-11). Paulo conclui com questões relacionadas a itinerários e saudações pessoais (3,12-15).

            A carta de Paulo a Tito é breve, porém é um vínculo importante no processo de discipulado, ajudando um jovem a tornar-se um líder da Igreja. Ao ler esta carta pastoral, você aumentará seu conhecimento em relação à organização e à vida da Igreja Primitiva, e encontrará princípios para estruturar as Igrejas contemporâneas. Mas aprenderá também como ser um líder messiânico responsável. Leia a carta a Tito e, como Paulo, treina homens e mulheres para liderar e ensinar aos outros.

           

Escrito por anselmo.estevan às 12h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

VEJAMOS O TERMO "CRISTIANISMO":

NO DICIONÁRIO BÍBLICO ESSE TERMO NÃO EXISTE! SOMENTE O TERMO CRISTÃO: QUE É SEGUIDOR DE CRISTO.

O TERMO "CRISTIANISMO" SOMENTE EXISTE NO DICIONÁRIO "AURÉLIO": CRIS-TI: A-NIS-MO. sm. O CONJUNTO DAS RELIGIÕES CRISTÃS, i.e., baseadas nos ensinamentos, pessoa e vida de (Jesus) Yaohushua (Cristo) Christós.

CRISTOLOGIA: (Gr. Chrio, unjo, Christós, [Cristo]). (1) Um adjetivo empregado como substantivo: o {Cristo}, o Ungido = Christós. A palavra gr. (Grega) christós É UMA TRADUÇÃO DA PALAVRA HEB. (HEBRAICA) MASIAH, O MESSIAS, O UNGIDO. (2) CHRISTÓS É MAIS APROPRIADAMENTE UM TÍTULO DO QUE UM NOME! [...]). DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA BÍBLICA.

AURÉLIO: AD-JE-TI-VO: sm. Gram. Palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado. ex.: rapaz bondoso; casa festiva; etc. Então é dessa forma que penso no termo CHRISTÓS = MESSIAS = O UNGIDO! Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 00h44
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

27/04/2011


Septuaginta

(Lat. septuaginta, setenta). A tradução Gr. do AT. e da maioria dos apócrifos que, segundo a lenda judaica, foi feita por setenta (ou setenta e dois) estudiosos judeus da Diáspora em Alexandria no século III a.C. (cf. Carta de Aristéias). Daí, é comumente designada pelo número LXX. Na realidade, o AT foi vertido para o Gr. por vários tradutores no decurso de um certo período de tempo, começando com o Pentateuco nos séculos III E II a.C. O propósito era ajudar judeus da dispersão a ler as escrituras numa língua familiar. Ocorreram numerosas alterações e mudanças de sentido em comparação com o Heb. Mas, quanto ao tempo, a LXX é mais antiga do que o Texto Masorético Hb., e, às vezes, as sua leituras são preferíveis. Na igreja primitiva, a LXX era a forma normativa do AT. (Material tirado do livro Dicionário Internacional do Novo Testamento).

Escrito por anselmo.estevan às 22h10
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

O TERMO CHRISTÓS = "O UNGIDO"! (DA MINHA 2ª APOSTILA):

  §     BEM, VEJA O QUE DIZ A ENCICLOPÉDIA BÍBLICA – O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO (DICIONÁRIO). EDITORA AGNOS. AUTOR: R.N. CHAMPLIN, Ph.D. – SOBRE O ASSUNTO DO NOME “CRISTO”:

 

         “PÁGINA 4748” – O TERMO HEBRAICO MASHIAH, SIGNIFICA “UNGIDO” E VEM DE UMA RAIZ HEBRAICA QUE SIGNIFICA “UNTAR”. A SEPTUAGINTA TRADUZIU ESSA PALAVRA PELO VOCÁBULO GREGO CHRISTÓS, “UNGIDO”. ESSA PALAVRA GREGA FOI PARA O PORTUGUÊS, CRISTO, EM VEZ DE SER TRADUZIDA, PARA UNGIDO. ASSIM, O CRISTO, OU O UNGIDO, CUMPRE AS EXPECTAÇÕES E SIMBOLISMOS DO ATO DE UNGIR. ESSA PALAVRA, REFERINDO-SE AO ESPERADO MESSIAS, É UM PRODUTO DO JUDAÍSMO POSTERIOR, AINDA QUE DESDE TEMPOS BEM REMOTOS, ENTRE OS HEBREUS, ENCONTREMOS INDICAÇÕES SIMBÓLICAS. SOMENTE POR DUAS VEZES, EM TODO O ANTIGO TESTAMENTO, ESSA PALAVRA É USADA COMO UM TÍTULO OFICIAL, VER DANIEL 9,25.26. O CONCEITO MESSIÂNICO, POIS, EMBORA TIVESSE TIDO INÍCIO NO ANTIGO TESTAMENTO, (COMO NO LIVRO DE ISAÍAS, ONDE NÃO É USADA A PALAVRA HEBRAICA ESPECÍFICA), TEVE PROSSEGUIMENTO DURANTE O PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO, NOS LIVROS APÓCRIFOS E PSEUDEPÍGRAFOS. VER O ARTIGO SEPARADO CHAMADO UNÇÃO. ESSE ARTIGO INCLUI REFERÊNCIAS BÍBLICAS.

 

         Bem, sendo dessa forma, a partir de agora, quando surgir o nome Cristo – leia-se o Ungido. (YAOHUSHUA) Sem desmerecer os textos anteriores. Somente para continuar seguindo a minha linha de raciocínio... Anselmo Estevan.

Escrito por anselmo.estevan às 19h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

RÉPLICA:

QUANDO ME REFIRO A CHRISTÓS - É "MESSIAS" - QUE NA LÍNGUA "PORTUGUESA" FOI TRADUZIDO ERRÔNEAMENTE PARA "CRISTO"! AGORA A PALAVRA "CRISTIANISMO" - NÃO EXISTE E SIM FOI UMA INVENÇÃO DO POVO HELENISTICO DA ÉPOCA COMO JÁ TÊM EM MEUS ARQUIVOS DESTE BLOG UM ESTUDO FALANDO DESSE TERMO ERRÔNEO. É SÓ CLICAR NAS DATAS AO LADO ESQUERDO DO BLOG QUE APARECEM OS OUTROS ESTUDOS... SÓ QUERO FALAR QUE O GREGRO FOI A LÍNGUA DO NOVO TESTAMENTO INTEIRO E QUE PODE ATÉ NÃO SER SAGRADA... MAS COMO TODAS AS LÍNGUAS... NA COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA HOUVE ALTERAÇÕES NAS LÍNGUAS E ETC. POIS SE YAOHUSHUA LEU O TEXTO EM GREGO DEVERIA VER ERROS E NÃO OS CITOU........ MAS GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO.... ANSELMO.

P.S. A COMPILAÇÃO TEM ERROS AS ESCRITURAS SAGRADAS NÃO...!!! (QUANDO APARECE O TERMO CRISTÃO - O SUBSTITUO POR "MESSIÂNICO" - QUE NO MEU ENTENDER É SEGUIDOR DO MESSIAS O UNGIDO - CHRISTÓS). DESCULPAS MAS NÃO POSSO CONCORDAR COM O HEBRAICO CONTRA O GREGO QUE É DE TODA A NOVA ALIANÇA....!!! SENDO ASSIM YAOHUSHUA NÃO PODERIA CITAR EU SOU O ALFA E O OMEGA O  PRINCÍPIO E O FIM... EM L[NGUA GREGA.. NÃO É MESMO. MAS NÃO FALA EM HEBRAICO... SENDO DESTA FORMA O NT. ESTARIA EM CONTRADIÇÃO COM O AT. E NÃO É ISSO QUE ACONTECE...!!! ANSELMO. (O NT. têm partes em hebraico, aramaico e o restante em "GREGO"!).

Escrito por anselmo.estevan às 13h46
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

OK. MAS VEJA MINHA RÉPLICA....

 

 

[jose de camargo ] [JOS_CAMARGO@HOTMAIL.COM]
ola varão a paz do molkhiul yaohushua hol mehushihai quero fazer uma pequena obs vejo tu falando do cristo isto traduzido do grego vem dar mehushihai em ibrit traduzindo vem dar no messias porquanto o cristo advem do cristianismo que nada tem a ver com a lechon ha kodesh a lingua sagrada pois o grego não foi a lingua que sobreviveu desde a torre de baveu mais sim i ibrit que permanece como lingua mae das religioes desde o sinai desde o egito desde o eden o ibrit permanece o grego e romano é somente uma deturpação da verdade .shalom aleichem

27/04/2011 11:41

 

 

Escrito por anselmo.estevan às 13h38
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

DEUS...

HÁ MUITO TEMPO, DUAS PESSOAS CONVERSAVÃO (...). "O CAMAREIRO DO "PAPA" E UM "COMANDANTE DA GUARDA..." - JÁ PEGUNTEI ISTO A TODOS OS PADRES QUE CONHEÇO E CONTINUO NÃO ENTENDENDO...? - NÁO ENTENDO O QUE VEM A SER UMA ONIPOTÊNCIA BENEVOLENTE.

- VOCÊ ESTÁ CONFUSO PORQUE A BÍBLIA DEFINE DEUS-YAOHU COMO UMA DIVINDADE ONIPOTENTE E BENEVOLENTE! EXATO. - ONIPOTENTE E BENEVOLENTE SIGNIFICA APENAS QUE YAOHU É TODO-PODEROSO (YAOHU-ULHIM) E BEM - INTENSIONADO. - COMPREENDO O CONCEITO! É QUE PARECE HAVER UMA CONTRADIÇÃO AÍ. - SIM. A CONTRADIÇÃO É A DOR. A FOME, AS GUERRAS, AS DOENÇAS. - EXATAMENTE! - O COMANDANTE SABIA QUE O CAMAREIRO O COMPREENDERIA. "COISAS TERRÍVEIS ACONTECEM NESTE MUNDO". A TRAGÉDIA HUMANA É COMO UMA PROVA DE QUE YAOHU NÃO PODE SER SIMULTANEMANTE TODO-PODEROSO. SE ELE NOS AMA E TEM O PODER DE MUDAR NOSSA SITUAÇÃO, ELE DEVERIA TAMBÉM EVITAR NOSSAS DORES, NÃO É? - DEVERIA MESMO? - (PERGUNTOU O CAMAREIRO).

- BEM, SE YAOHU NOS AMA, SE É CAPAZ DE NOS PROTEGER, ELE DEVERIA SIM!! PARECE QUE ELE É ONIPOTENTE E INDIFERENTE OU, AO  CONTRÁRIO, BENEVOLENTE, E INCAPAZ DE NOS AJUDAR. - TEM FILHOS, COMANDANTE? - NÃO, SENHOR. - IMAGINE SE TIVESSE UM FILHO DE OITO ANOS. VOCÊ O AMARIA?  - CLARO. - E FARIA TUDO O QUE PUDESSE PARA EVITAR QUE ELE SOFRESSE NA VIDA? - CLARO QUE SIM! - E DEIXARIA QUE ELE ANDASSE DE SKATE?? - SIM, ACHO QUE SIM - DISSE O COMANDANTE - COM CERTEZA DEIXARIA QUE ANDASSE DE SKATE, MAS DIRIA A ELE PARA TER CUIDADO. - QUER DIZER QUE, COMO PAI DESSE MENINO, VOCÊ LHE DARIA UNS BONS CONSELHOS BÁSICOS E DEIXARIA QUE SAÍSSE E COMETESSE SEUS PRÓPRIOS ERROS?? - EU NÃO CORRERIA ATRÁS DELE PARA MIMÁ-LO, SE É O QUE O SENHOR QUER DIZER. -  SE ELE CAÍSSE E RALASSE O JOELHO? - ELE APRENDERIA A SER MAIS CUIDADOSO. O CAMAREIRO SORRIU DE NOVO. - ENTÃO, QUER DIZER QUE, MESMO TENDO O PODER DE INTERFERIR E EVITAR QUE SEU FILHO SENTISSE DOR, VOCÊ OPTARIA POR DEMONSTRAR SEU AMOR DEIXANDO-O APRENDER SUAS PRÓPRIAS LIÇÕES? - CLARO, A DOR É PARTE DO CRESCIMENTO. É COMO APRENDEMOS. - O CAMAREIRO SACUDIU A CABEÇA. - EXATAMENTE!!!

(ESTAMOS APENDENDO... COM NOSSOS "ERROS". REFERENTE AO 1º E ÚNICO ERRO [MAIOR], O ERRO DE "ADÃO" - A DESOBEDIÊNCIA À YAOHU...!!!). "Is 53; Hb 5,7-10").

Sendo assim: É hora de aprendermos com os nosso próprios erros - Ap 22,8-9 (anjos) adoram a Yoahu de livre e expontânea vontade. Venho em breve. 6ª bem Aventurança (Mt 5,8); (Mt 5,3); (Sl 1,1): Continue o justo... justiça. Continue o ímpio...injustiça. Pois Deus Yaohu é: Luz 1Jo 1,5; Amor 1Jo 4,16; Espírito Jo 4,24; Fogo consumidor Hb 12,29. A Igreja é a Casa de Yaohu, edificada sobre o fundamento estabelecido pelos apóstolos e profetas "tendo Yaohushua - Christós (O UNGIDO) como Pedra Angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no YHWH. Nele vocês estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus-Yaohu por Seu Rúkha hol - RODSHUA (ESPÍRITO SANTO): Ef 2,20-22; 1Pe 2,5; Cl 2,2.19. POR ISSO NÃO ESPERE MUITO. A HORA JÁ É CHEGADA!!!". Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 13h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

"CIÊNCIA (...)":

"A CIÊNCIA NÃO VÊ A DEUS!":

Como podemos deixar de Vê-lo?!

Vocês proclamam que a menor alteração na força da gravidade ou DO PESO DO "ÁTOMO" TERIA CONVERTIDO NOSSO UNIVERSO - EM UMA NÉVOA SEM VIDA EM VEZ DO MAGNÍFICO MAR DE CORPOS CELESTES QUE CONTEMPLAMOS, e ainda assim deixam de ver a mão de Deus-Yaohu nisso??

Quando nós, como espécie, abandonamos a confiança em um poder maior do que nós, abandonamos também nossa noção da obrigatoriedade de prestar contas. A Fé, todas as formas de Fé, são advertências de que existe algo que não podemos compreender, algo a que temos de (RESPEITAR) responder. Com Fé, prestamos contas uns aos outros, a nós mesmos e a uma verdde maior. A religião é falha mas só porque o homem é falho. Yaohu existe! Amém. Rm 1,20-23; Rm 10,17-21; Hb 4,12.

Escrito por anselmo.estevan às 12h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

VEJA A QUEM DAR A VERDADAIRA "IMORTALIDADE":

O QUE AS ESCRITURAS SAGRADAS FALAM: O ÚNICO QUE É IMORTAL: 1Tm 6,16; ; Gn 21,33; Dt 32,40; 33,27; Sl 9,7; 90,2; 93,2; 102,12.24.26.27; 135,13; 146,10; Is 41,4; 48,12; 57,15; 63,16; Jr 10.10; Dn 4,3.34; 6,26; Hc 3,6; (Is 57,15; 63,16); 1Tm 6,15.16; 2Pe 3,8; Ap 1,4.8; (Jó 36,26; Rm 1,20) = SÓ DEUS YAOHU É IMORTAL!! NÃO DEIXEM QUE LHE FALEM QUE SEU INIMIGO É IMORTAL TAMBÉM OK!

Escrito por anselmo.estevan às 12h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

26/04/2011


"O VÉU JÁ FOI RASGADO!!!". NÃO DEIXE QUE RECOLOQUEM-NO "DE NOVO...!".

Véu: Êxodo 26,31-33; Mateus 27,51; Marcos 15,28; Lucas 23,45; Romanos 5,2; 3,23; Hebreus 9,8-10.12; 10,19.20:

Christós abrindo o caminho direto a Yaohu!

O VÉU DO TABERNÁCULO: Êx 26,31-35. O VÉU DO TEMPLO: 2Cr 3,14. O VÉU SOBRE A FACE DE MOISÉS: Êx 34,33-35. O VÉU DA CARNE DE CHRISTÓS: Hb 10,19.20. O VÉU DE SEGUEIRA SOBRE ISRAEL: 2Co 3,13-16. O VÉU SOBRE AS NAÇÕES: Is 25,6-9; Ap 22,4. O VÉU, A CARNE QUE COBRE O NOSSO CORPO: Gn 2; 3; 1Co15... Da criação/queda/ à união com Yaohu - atravéz de Christós - Ap 21,6; 22,17; 3,20:

YAOHUSHUA - CHRISTÓS:

Jo 10,9 (Rm 12,4.5; 1Co 12,12.27; Ef 4,15; 5,29.30; Cl 1,18; Jo 14,6; Ef 2,18).

O PASTOR DO REBANHO:

Jo 10,7-11.14.16; 1Pe 2,25:

Então Yaohushua afirmou de novo: Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os qeu vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas - não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. "Entrará e sairá" e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; "eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente!".

"Eu sou o bom pastor"; conheço as minhas ovelhas. "E elas me conhecem...".

Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco.

É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz e haverá um "SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR".

Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

Se há uma entrada, há uma saída. Yaohushua é a "entrada" para o "Reino de Yaohu!".

"Temos que passar atravéz dele", Pois, "Ele" é a porta!

O Velho Testamento, é a Casa de Yaohu. E, viamos o Seu Reino "atravéz da JANELA".

Yaohushua veio a ser a PORTA da Casa (REINO DE YAOHU), o NOVO TESTAMENTO.

Jurei por Mim mesmo (...); "A Palavra" que não Será REVOGADA: Is 45,3; 45,14; Hb 6,13; Is 50,10.11; Rm 14,11; Fp 2,10.11 (Todo joelho se dobrará...); IGREJA: Rm 12,1 - Rm 12,1 - 16,27. Culto racional. Não meramente atividade ritual. Mas a participação do coração, da mente e da vontade no serviço obediente!

YAOHUSHUA: O NOVO TESTAMENTO (NOVA ALIANÇA):

"O ponto crucial da redenção de Christós aconteceu no momento da tentação de Satanás no deserto. Quando Satanás abordou Eva e Adão eles foram conquistados e caíram. Quando Satanás aproximou-se de Adão, de novo, em Christós. Satanás foi vencido e abatido, e a humanidade mediante aliança com Christós conquistou uma grande vitória e recuperou a vida!".

"Se a tentação foi o ponto crucial, a Cruz e a ressurreição foram o ponto culminante da obra de Christós na recapitulação. Ao morrer em obediência a Yaohu, Yaohushua Christós fez o sacrifício supremo e conquistou a morte. O que participa voluntariamente da nova humanidade de Christós escolhendo "Ele", e não o primeiro Adão, como sua "cabeça", pelo arrependimento, pela fé e pelos sacramentos recebe a transformação que se tornou possível pela encarnação do Filho de Yaohu. Ele entra para uma nova humanidade - de uma nova raça - com a esperança de compartilhar da própria natureza divina e imortal de Yaohu!".

2Co 5,17; Rm 8,1 - Não deixem que lhe ponham de novo o véu sobre seus corações...! Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 19h12
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

25/04/2011


"CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR COM O QUE APRENDEMOS...!":

Mesmo sem notar, deixamos transparecer os nossos valores. Os pais em particular demonstram a seus filhos o que consideram importante e valioso. A expressão “Tal pai, tal filho” não é apenas um clichê bastante conhecido; é uma verdade permanente em nossos lares. E a experiência prova que os filhos freqüentemente seguem o estilo de vida de seus pais, repetindo seus êxitos e erros.

            Timóteo é um bom exemplo de alguém que foi influenciado por familiares tementes a Yaohu. Sua mãe, Eunice, e sua avó Lóide, eram crentes judias que ajudaram em sua formação e promoveram seu crescimento espiritual (2Tm 1,5; 3,15). Na “segunda geração” messiânica mencionada no Novo Testamento, Timóteo se tornou um aprendiz de Paulo e pastor da Igreja em Éfeso. No papel de um jovem ministro, Timóteo enfrentou todos os tipos de pressões, conflitos e desafios da Igreja e da cultura que estava à sua volta. Para aconselhar e encorajar Timóteo, Paulo enviou-lhe esta carta extremamente pessoal.

            Paulo escreveu 1 Timóteo em cerca de 64 d.C., provavelmente pouco antes de seu último encarceramento romano. Por ter apelado a César, Paulo foi enviado como prisioneiro a Roma (ver Atos 25 – 28). A maioria dos estudiosos acredita que Paulo foi libertado em aproximadamente 62 d.C. (possivelmente porque o “estatuto das limitações” havia expirado), e que o apóstolo deve ter viajado nos anos seguintes. Durante esse tempo, ele escreveu 1 Timóteo e Tito. Logo, porém, o imperador Nero iniciou sua campanha para eliminar o messianismo. Acredita-se que durante esse período Paulo foi novamente encarcerado e finalmente executado. Durante este segundo encarceramento romano, Paulo escreveu sua segunda carta a Timóteo. Tito e as duas cartas a Timóteo formam as chamadas “Cartas Pastorais”.

            A primeira carta de Paulo a Timóteo confirma o relacionamento deles (1,2). Paulo inicia seu conselho paternal, advertindo Timóteo a respeito dos falsos mestres (1,3-11) e exortando-o a se apoiar em sua fé em Christós (1,12-20). A seguir, Paulo examina a adoração pública, enfatizando a importância da oração (2,1-7) e da ordem nas reuniões da Igreja (2,8-15). Isto leva a uma abordagem acerca das qualificações dos líderes da Igreja – presbíteros e diáconos. Neste ponto, Paulo lista critérios específicos para cada ofício (3,1-16).

            Paulo fala novamente a respeito dos falsos mestres, ensinando Timóteo como reconhecer e responder a eles (4,1-16). Em seguida, dá um conselho prático sobre o cuidado pastoral com os jovens e idosos (5,1.2), viúvas (5,3-16), anciãos (5,17-25), e escravos (6,1.2). Paulo conclui exortando Timóteo a manter seus objetivos (6,3-10), a permanecer firme em sua fé (6,11.12), a viver de modo irrepreensível (6,13-16), e a ministrar fielmente (6,17-21).

            Esta carta de Paulo a Timóteo contém muitas lições. Se você for um líder da Igreja, observe o relacionamento de Paulo com este jovem discípulo – seus conselhos e direção que Paulo estabelece para os presbíteros e diáconos. Se for um iniciante na fé, siga o exemplo dos fiéis líderes messiânicos como Timóteo, que imitou o modo de vida de Paulo. Se você for um pai, pense no profundo efeito positivo que um lar messiânico pode causar aos membros de sua família. Uma mãe e avó fiéis levaram Timóteo a Christós, e o ministério dele ajudou a mudar o mundo!

            “Bem, se falarmos espiritualmente – o quê verdadeiramente somos” – todos nós para Deus Yaohu (Que mil anos é como um dia...!), “nós, para Ele – somos como recém-nascidos filhos de dias...!!!”. E você prestou atenção como começa este texto? Sim se somos bebes para Yaohu – falando espiritualmente! O EVANGELHO QUE NOS É PASSADO é gravado em nossos espíritos...!! E COMO SEGUIMOS VÁRIAS “DENOMINAÇÕES” TUDO O QUE NOS É ENSINADO, POR NOSSO ESPÍRITO SER CRIANÇA, ABSORVEMOS TUDO O QUE NOS É PASSADO BEM OU MAL.. E É ISSO QUE TEMOS QUE TOMAR O MÁXIMO DE CUIDADA PARA NÃO SAIRMOS IMITANDO TUDO O QUE APRENDEMOS SEJA CERTO OU PASSADO ERRONEAMENTE... É ESSE CUIDADO QUE DEVEMOS TER AO OUVIR, E COLOCAR EM PRÁTICA A PALAVRA QUE RECEBEMOS. (1Jo 4,1; 1Ts 5,16-23; 1Ts 5,23; Cl 3,11-17; Hb 4,12: “Que o próprio Yaohu de paz os santifique inteiramente. Que todo o ESPÍRITO, a ALMA e o CORPO de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de NOSSO YHWH – YAOHUSHUA – CHRISTÓS!”. João 4,24).

 

            “Filho” – o Nome que nenhum anjo poderia reivindicar: “Hb 1,4”.

            João 20,31; Jo 2,3 (Nome); Jo 20,30; Gn 11,4; 17,5; Êx 33,19; Sl 5,11; Ez 20,9; Hb 1,4.

 

            Por isso procure-o sempre em seus atos, e aprenda com Ele amando-o em VERDADE, ESPÍRITO, COM TODAS AS SUAS FORÇAS DO FUNDO DA SUA ALMA/CORAÇÃO – COLOCANDO EM PRÁTICA SEMPRE O BEM... Anselmo Estevan. (Salmo 90,4; 2 Pedro 3,8!).

Escrito por anselmo.estevan às 19h00
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

1º ENSINAMENTOS..."OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR...!".

Visão geral

            Autor: O apóstolo Paulo.

            Propósito: Orientar Timóteo em sua oposição aos falsos mestres em Éfeso.

            Data: 62-64 d.C.

            Verdades fundamentais:

            Devemos resistir à falsa doutrina na Igreja.

            As doutrinas legalistas afastam as pessoas do verdadeiro evangelho.

            O culto e a autoridade da Igreja devem ser cuidadosamente ordenados.

            Diversos grupos dentro da Igreja têm necessidades especiais.

            O amor pelo dinheiro não tem lugar no ministério do evangelho.

 

 

            Propósito e características

            Paulo havia deixado Timóteo em Éfeso para cuidar da Igreja como seu representante especial (1,3), e escreveu essa carta para ajuda-lo a tratar de um a série de questões doutrinárias que foram levantadas por falsos mestres naquele lugar. Paulo havia estabelecido a Igreja de Éfeso anteriormente, em sua terceira viagem missionária, quando passou cerca de três anos ali (At 19; 20,31). No final dessa viagem ele havia alertado os presbíteros efésios que falsos mestres, alguns oriundos da própria liderança, trariam problemas à Igreja (At 20,29-30). Essa epístola indica que a predição tornou-se realidade (1,6.19; 4,1-2; 6,3-5.10.21).

            Paulo descreveu a falsa doutrina em Éfeso como tendo se originado dentro da própria Igreja (1,6.19; 4,1; 6,10.21; 2Tm 2,18; 4,4). Ela se caracterizava por uma preocupação com fábulas (1,4; 4,7. 2Tm 4,4), genealogias (1,4), contendas sobre palavras (6,4; 2Tm 2,14.23), controvérsias (1,4; 6,4), conhecimento (6,20), loquacidade frívola (1,6) e falatórios inúteis e profanos (6,20; 2Tm 2,16). As falsas doutrinas incluíam proibições contra o casamento e certos alimentos (4,3), bem como a crença de que a ressurreição já havia acontecido (2Tm 2,18). Os falsos mestres interpretavam de modo incorreto a lei judaica (1,7) e, desse modo, colocavam restrições à oração (2,1-7). [Bem, o texto é um pouco grande. Quem quiser se aprofundar melhor é só ler o livro mesmo, isto é só um resumo do mesmo. MAS, NO MEU VER TUDO REFLETE EXATAMENTE A DATA EM QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE E VIVENCIANDO TUDO ISTO – 24/04/2011. Anselmo Estevan.]. Mas, isto não pode ficar de fora:

            Líderes específicos do movimento incluíam Himeneu (1,20; 2Tm 2,17). Alexandre (1,20) e Fileto (2Tm 2,17). Aqueles que buscavam posição de liderança no movimento aparentemente o faziam para obter lucro financeiro (6,5.10). Os falsos mestres provocavam divisões (6,4-5) e parecem que eram especialmente eficientes em enganar as mulheres (2,14; 2Tm 3,6-7).

            Um bom número dessas características – o ensino doutrinário específico, o interesse por fábulas e genealogias e a preocupação com o “CONHECIMENTO” (a palavra grega é GNOSIS) – sugerem que a falsa doutrina em Éfeso pode ter sido uma forma incipiente de gnosticismo, movimento herético que se tornou forte concorrente da Igreja ortodoxa em desenvolvimento nos séculos 2 e 3.

 

            Ortodoxo (cs) adj. 1. Conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira. 2. P. ext.  Conforme os princípios tradicionais de qualquer doutrina.

 

Escrito por anselmo.estevan às 17h16
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

2º ENSINAMENTOS..."OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR...!".

Finalmente, sublinhou-se a importância que o secretário deve ter adquirido na redação dessas cartas. Este argumento parece de singular peso a J. Jeremias. O amontoamento dos prisioneiros, a sujeira e a deficiência de iluminação dos calabouços, a dificuldade de escrever com a técnica antiga – que deve ter exigido para 2Tm vários dias de trabalho –, permitem supor que a influência do secretário tenha sido considerável. A par dos trechos que Paulo lhe ditou pessoalmente, por exemplo 2Tm 4,6-18, pode ser que tenha redigido longos fragmentos em que se referia ao ensino do apóstolo e a suas conversas com ele. Foi ele igualmente que, por própria iniciativa, deve ter integrado nas Pastorais os fragmentos de hinos como 1Tm 1,17; 3,16; 6,15-16 e 2Tm 2,11-13, cuja origem é cultual. Os demais pontos relativos à questão da autenticidade podem ser passados em revista mais rapidamente. Como foi visto acima, as dessemelhanças entre os ensinamentos das Pastorais e o paulinismo são importantes. Seria possível deduzir daí um argumento decisivo contra a autenticidade? Tal possibilidade chegou a ser cogitada. Mas pode-se também admitir que estes escritos datem da velhice e do apóstolo, numa época em que devia enfrentar problemas diferentes dos de suas primeiras epístolas.

            Também houve quem pretendesse encontrar um argumento contra a autenticidade na luta que as epístolas travam contra o “GNOSTICISMO” (heresia que implicaria uma data de composição bem tardia). Mas heresias a que aludem caracterizam-se por numerosos traços judaicos e não apresentam de modo preciso as características do gnosticismo do século II. [HERESIA: Opinião doutrinária contrária à VERDADE RELIGIOSA (2Pe 2,1, RA]). {DOUTRINA: Conjunto de ensinamentos religiosos (Is 42,4;Mc 1,22). Um desses ensinamentos (1Co 14,26; 2Jo 10)}. “MAS SE ESSES ENSINAMENTOS – FOREM LEVADOS FORA OU MESMO ATÉ COLOCADOS AO LADO DO QUE JÁ ESTÁ DITO PELA PALAVRA DE YAOHU [COLOCAR UM NOVO ALICERCE...], AÍ, SIM ENTRAMOS NO SÉRIO RISCO DE DISTORCER A PALAVRA DE YAOHU! POIS NELA NADA DEVEMOS ACRESCENTAR OU TIRAR PARA QUE NÃO SEJAMOS ACHADOS MENTIROSOS...COMO A PRÓPRIA PALAVRA O DIZ!”. [Anselmo Estevan.].

Escrito por anselmo.estevan às 17h05
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

ENTRE AGORA NO MEU 2º BLOG E VEJA: "...!".

ENTRE AGORA MESMO NO MEU SEGUNDO BLOG (anselmo7myblog.wordpress.com/), E VEJA UMA PREGAÇÃO QUE NUNCA VAI SER FEITA! POR QUÊ?? PORQUE NESSAS PASSAGENS "QUE NINGUÉM QUER FALAR" - ESTÃO EM GUERRA: NOSSO DEUS-YAOHU - E O POVO DE ISRAEL! MAS COMO? SIM! O PRÓPRIO POVO DE CORAÇÃO ENDURECIDO QUE NÃO CONHECIA E NEM QUERIA CONVERSA COM SEU CRIADOR... E YAOHU PROVOCOU O SEU POVO COM DOENÇAS, DESGRAÇAS, GUERRAS, FOME, DESORDENS TUDO O QUE SE PODERIA ACREDITAR E NEM MESMO SE PENSAR... MAS ISSO ERA PARA ADVERTIR O POVO EM SEU SOFRIMENTO PARA VER SE PROCURAVAM ESSE DEUS...??!! MAS SÓ SABIAM VIRAR AS COSTAS PARA ELE...!!! ESSA HISTÓRIA MARAVILHOSA É CONTADA POR EZEQUIEL QUE SOFREU COM O POVO...! E NÃO TEM NENHUM DIABO, DEMÔNIO, SATANÁS, OU QUALQUER OUTRO SER FAZENDO O MAL AO POVO SOMENTE DEUS E O POVO COM SEU CORAÇÃO ENDURECIDO SOMENTE ISSO. ENTÃO SE NÃO ACREDITAM VEJAM NO MEU SEGUNDO BLOG. FAÇAM ASSIM: CLIQUEM EM CIMA DA IMAGEM COM O MAUSE BOTÃO LADO ESQUERDO (PARTE DE DENTRO), ESPEREM O DOWNLOUD SER FEITO... DEPOIS APARECERÁ UMA LUNETINHA COM UMA CRUZ DENTRO. CLIQUEM DE NOVO COM O MAUSE LADO DE DENTRO E A IMAGEM FICARÁ BEM GRANDE PARA SE LER O TEXTO... OU PROCUREM NAS SUAS BÍBLIAS E VEJAM........... SÃO SEIS TEXTOS ESCRITOS: EZ.UM; EZ.DOIS; EZ.TRES; EZ.QUATRO; EZ.CINCO; EZ.SEIS. SOMENTE FALO ISTO POIS, TEM QUE ACABAR COM ESSA HISTÓRIA DE DIABO.... FEZ ISSO FEZ AQUILO FAZ ISSO...HORA O QUE AINDA PODE TER SÃO ANJOS CAÍDOS (DEMÔNIOS) QUE POR PERMISSÃO DE YAOHU AINDA PROCEDEM PARA TESTAR OS CORAÇÕES HUMANOS.... MAS NADA DE UMA FORÇA DE IGUAL INTENSIDADE E PODER QUE POSSA DESAFIAR O CRIADOR... NÃO ISSO NÃO TEM. SABE O QUE TEM???? O PRÓPRIO "HOMEM" - ESSE É O ÚNICO SER QUE DESAFIA DEUS SOMENTE ISTO. LEIA O TEXTO BUSQUE EM SUA BÍBLIA E REFLITA SOBRE O MAL DO SER HUMANO. É ISSO QUE DEUS YAOHU ESPERA DE NÓS......................ARREPENDIMENTO SINCERO......!!! Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 16h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

24/04/2011


EM AGRADECIMENTO AOS COMENTÁRIOS DA QUERIDA COLEGA:

SHALÔM, ACHOTI, TODA! (PAZ, MINHA IRMÃ, OBRIGADO). O SEU SITE É SIMPLESMENTE LINDO! SLIKHA (DESCULPAS), POIS, TIVE DIFICULDADES EM DEIXAR UM COMENTÁRIO, TAMBÉM... E, GOSTARIA DE DEIXAR O SEU BLOG NO AR POIS É A COISA MAIS LINDA QUE JÁ TINHA VISTO ATÉ AGORA. GOSTEI MUITO OK. dado.pag.zip.net/ VISITEM ESTE BLOG. ACHEI MUITO BONITO...!!! BOKER TOV: UM BOM DIA A TODOS... ANSELMO. QUE YAOHU LHE INSPIRE SEMPRE E ESTEJA SEMPRE EM SEUS 'ORAH (CAMINHOS)....!!!

OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS DO MEU BLOG. MAS ACHO QUE NÃO MEREÇO TANTO.... TODA (OBRIGADO) EREV TOV (BOA TARDE).

Escrito por anselmo.estevan às 16h16
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número