BLOG DE: ESTUDOS DA ESCRITURA SAGRADA - YHVHSHÚA:


02/04/2011


NOMES...!!!

CAROS LEITORES: ALGUMAS PESSOAS DEVEM ESTAR TENDO DIFICULDADES NOS "NOMES". POIS BEM. EM HEBRAICO OS NOMES ERAM OUTROS...! COMO? SIM. AS VERSÕES E RECÓPIAS E PARA AJUDAR, TAMBÉM, A "TRANSLITERAÇÃO" DA LÍNGUA HEBRAICA PARA A LÍNGUA PORTUGUESA - OS "NOMES" FORAM INTERPRETADOS OU ALTERADOS PARA A FORMA "APORTUGUESADA"...!! SENDO ASSIM, VAMOS AOS NOMES (CORRETOS) OU ATÉ MESMOS TÍTULOS QUE VIRARAM NOMES ONDE COLOCO OS NOMES CORRETOS. ISSO SÓ SERVE DE REFERÊNCIA:

Deus = ULHIM.

Senhor, ou SENHOR É UM TÍTULO E NÃO UM "NOME". POR ISSO NÃO O USO. CASO ESSE NOME APAREÇA O CORRETO SERIA = YHWH.

YHWH = YÔD, HÊH, VAV, HÊH. (A SOLETRAÇÃO DO NOME DE DEUS OU ULHIM!). SOMENTE AS "VOGAIS"!

YAOHU = O NOME PESSOAL DE "DEUS", OU ULHIM.

JEJUS (NO HEBRAICO NÃO EXISTE A LETRA "JOTA", O NOME É (YESHUA). MAS ENTENDO QUE ESSE NOME NÃO É CORRETO POIS O FILHO TÊM O NOME DO "PAI". ENTÃO QUANDO APARECE (JESUS). COLOCO O NOME CORRETO = YAOHUSHUA. [Cristo - também foi transliterado para a forma errônea pois, o significado correto é Ungido - Christós - do grego].

ESPÍRITO SANTO = RÚKHA hol - RODSHUA. (RÚKHA = ESPÍRITO).

Bem, agora que já temos os "nomes" em hebraico transliterados, vamos a um "Estudo Bíblico":

Pela GRAÇA - Sois SALVOS! [Quem está na "Palavra" - já é batizado por ela... (Efésios 2,1-9)].

Liberdade messiânica. Liberdade da consciência: Tt 2,14; 1Ts 1,10; Gl 3,13; 1,4; At 26,18; Rm 6,14; 8,28; 8,1; 1Jo 1,7; Sl 119,71; 1Co 15,54-57; Rm 5,1.2; Ef 2,18; 3,12; Hb 10,19; Rm 8,14.15; 1Jo 5,18; Gl 3,9.14; 5,1; At 15,10; Hb 4,14.16; 10,19-22; Jo 7,38-39; Rm 5,5.

Temos que entender que: "Não somos "livres". Mas, sim que o Christós - nos deu a liberdade! Ou seja - nos libertou da escravidão do pecado = MORTE!!".

Sendo assim, olha o PRESENTE QUE "O UNGIDO" - O MESSIAS nos deu:

Água para beber: Rúkha hol - RODSHUA!

Água para lavar: Sua Palavra!

(Jo 7,37-39; Sl 119,9; Jo 15,3; Ef 5,25-27; Is 44,3; Ez 36,25-27; Is 12,3; 58,11; Ez 47; Jo 14,17; 1Co 6,19; Mt 3,11; Mc 1,8; Lc 3,16; Jo 16,7; At 2,1-21; Ef 4,8).

1 Pedro 1,12: A eles foi revelado que, pelo Rúkha qadôsh (santo) enviado do céu, vos pregaram o EVANGELHO, coisas essas que anjos anelam perscrutar!

1 Pedro 5,10: Ora, Yaohu de toda a graça, que em Christós - O UNGIDO vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

2 Pedro 1,5-8: Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa a virtude ; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverânça; com a perseverânça, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o AMOR. Porque estas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem  inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Yaohu - Yaohushua - Christós. (O escalar da GRAÇA). Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 16h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

31/03/2011


O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA "PARA GLÓRIA DE DEUS!".

Irmãos e Irmãs leitores (as): “De forma alguma poderia deixar passar, Efésios, sem fazer uma colocação se suma importância!” Vejam esses dois estudos bíblicos que se entrelaçam entre si a nosso favor.:

            - O verdadeiro Batismo no Rúkha hol – RODSHUA: Efésios 1,13-14 Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Rúkha hol – RODSHUA da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória!

 

            1,13 selados. Como a impressão indelével deixada pelo selo do anel de um rei, o Rúkha hol – RODSHUA é uma marca interior da posse de Yaohu sobre o seu povo o qadôsh Rúkha da promessa. Como Yaohushua disse (Lc 24,49), o Rúkha hol – RODSHUA é a promessa do Pai. De modo notável, essa promessa é estendida aos gentios, bem como aos judeus, com base na crença deles em Christós (Ez 36,26-27; Jl 2,28; Jo 14 – 16; At 1,4-5; 2,33.38-39; Gl 3,14; 4,6).

 

            Catecismo Maior de Westminster:

            Pergunta 72. O que é a fé justificadora?

            Resposta: A fé justificadora é a que salva. É operada pelo Rúkha e pela Palavra de Yaohu no coração do pecador, o qual, sendo por eles convencido do seu pecado, da sua miséria e da sua incapacidade e da das demais criaturas para o restaurar desse estado, não somente aceita a verdade da promessa do evangelho, como também recebe e confia em Christós e na sua justiça, que lhes são oferecidos no Evangelho para o perdão dos pecados e para que a sua pessoa seja aceita e reputada justa diante de Yaohu, para a salvação.

            Referências bíblicas.

            Hb 10,39; 1Co 12,3.9; Rm 10,14.17; Jo 16,8.9; At 16,30; Ef 1,13; At 10,43; Fp 3,9; At 15,11.

 

            Pergunta 81. Todos os crentes sempre têm a certeza de que estão no estado da graça e de que serão salvos?

            Resposta: A certeza da graça e da salvação, não sendo da essência da fé, os crentes verdadeiros podem esperar muito tempo antes de consegui-la; depois de desfrutar dela, podem senti-la enfraquecida e interrompida por muitas perturbações, pecados, tentações e deserções, contudo, eles nunca são deixados sem a presença e o apoio do Rúkha de Yaohu, que os guarda de caírem em desespero absoluto!

            Referências bíblicas.

            2Pe 1,10; 1Jo 5,13; Sl 77,7-9; 22,1; 31,32; 73,13-15.23;1Jo 3,9; Is 54,7-11.

 

            Limpos pela PALAVRA – O ÚNICO E VERDADEIRO BATISMO NO RÚKHA HOL – RODSHUA: Jo 13,10; 15,3; 2Tm 1,9; Efésios 4,5-6; 1Co 6,11; Hb 10,22; 1Pe 1,3.23; Rm 12,2; Ef 5,26; Jo 14,16; Ef 1,13; 1,14; 4,30; 2,8-10! Christós, que tinha que fazer parte conosco para sofrer por nós foi batizado nas águas para dar o “início dos seus sofrimentos e assim receber o Rúkha hol - RODSHUA – Como estava escrito nas Escrituras... pois Ele tinha que ser identificado como tal...! E, isso tinha que acontecer naquela época para que cressem... e, assim foi. Mas que o recebe e está na sua Palavra já está limpo não precisa refazer o que ele fez por nós de novo...?! Somente estando nas suas Palavras já estamos limpos! Se crermos de verdade e observarmos o que nos foi deixado escrito (Escrituras Sagradas), e, as pormos em prática, já somos novas criaturas pois estamos em novas atitudes... não precisando refazer o que ele fez por toda a humanidade. Então existe um único Batismo não de regras humanas mas no Filho de Yaohu...!”. Pois o que adianta ser batizado nas águas... e se podemos cair de novo e de novo...?! E, se só há uma Salvação No Filho!! Pois a Palavra mesma diz: “Aquele que está em pé, cuidado para que não caia...” (1Co 10,12).

 

            Essa é a glória (Para Glória) – de Yaohu [Um só Batismo], conhecido nos céus... Aos “Anjos...!”.

 

            Efésios 3,8-10: A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Christós e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Yaohu, que criou todas as coisas, para que, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Yaohu se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Christós Yaohushua, nosso YHWH, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele!

 

            Pela Igreja. Isto é, pela incorporação de judeus e gentios juntos num corpo em Christós, se torne conhecida... nos lugares celestiais. Paulo já havia mencionado “o príncipe da potestade do ar” (2,2) e retomaria à batalha dos messiânicos contra os seus inimigos celestiais (6,10-17). É útil relembrar a sua controvérsia com os falsos mestres em Colossos. Ele havia argumentado em sua epístola àquela Igreja que Yaohushua é YHWH de todas as coisas, incluindo o mundo espiritual, e também que é em Yaohushua, e em Yaohushua apenas, que céu e terra são reconciliados (Cl 1,15-20; 2,8-23). Paulo via o estabelecimento da paz entre judeus e gentios na Igreja como um sinal para os poderes cósmicos. Do ponto de vista de sua cultura, não havia maior divisão na raça humana do que entre judeus e gentios. O fato de eles poderem ser unificados radicalmente uns com os outros em Christós era uma demonstração da profunda sabedoria de Yaohu (Is 55,8-9; 1Co 2,6-10), e servia como prova para os poderes celestiais de que Yaohushua é realmente YHWH do Universo (1,20-23).

 

            Bem, acho que já dá para expor o meu ponto de vista: Satanás, ficou enciumado com a “Criação de Yaohu” – o Ser Humano...! E, premeditou toda a “queda para a criação de Yaohu...!!”. Só que Nem nos Céus, e Nem na Terra, era conhecido o PLANO de YAOHU para com sua criação. Por isso a palavra GLÓRIA – para seu Nome... vêm desses dois estudos. Que principalmente as suas criações – Os ANJOS – não acreditavam que por uma única palavra e por um “Deus” se tornar Humano – poderia restabelecer uma união que era impossível aos olhos mesmo de sua criação em forma de anjos... A NOSSA SALVAÇÃO – O EVANGELHO!

            Você viu como funciona... há muito tempo eu tinha essa idéia...! Mas, viu o que foi e é preciso para expor a mesma simplesmente se fazer entender...É assim que funciona toda a Palavra de Yaohu! É como plantar uma semente num vaso... mas só temos a “semente”..., todo o resto precisa ser providenciado, cuidado cultivado... para que cresça e viva.... É isso irmãos, e irmãs: não desistam nunca somente precisamos de uma coisa CRER no SEU ÚNICO FILHO. Somente isto. Por isso quero saber seu verdadeiro Nome pessoal e intransferível. Yaohushua. 

            Anselmo Estevan.

Escrito por anselmo.estevan às 19h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

30/03/2011


YAOHUSHUA - POR QUE ESSE NOME É TÃO IMPORTANTE...?

YAOHUSHUA. ENTRE AGORA MESMO NO MEU OUTRO BLOG (anselmo7myblog.wordpress.com/) E, DESCUBRA PORQUE ESSE NOME É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA NÓS... CONHEÇA MELHOR - FILIPENSES 2,9!

Escrito por anselmo.estevan às 16h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

29/03/2011


A TÃO ESPERADA "EXEGESE!"

Bem, como foi relatado a alguns dias atrás... E, muitas pessoas não entenderam...? foi o seguinte: ("Um video [dvd] de estudo bíblico, foi feito por "teólogos", "gnósticos", etc. No começo ok. um vídeo sobre a Bíblia...! Só que o meu colega de serviço, achou esse tal "DVD" jogado na rua...!? E quando colocou para assistir, uma parte (o final) falava que: "Como escrito na Bíblia - o Nome (Jesus) -a na minha opinião e estudos... o Nome é outro {Yaohushua} - o único Nome que trás a SALVAÇÃO!"; então, esse dvd - fala que (Jesus) Yaohushua - foi: Respondam, rebelde, que não fazia nada na vida, só saía com amigos etc. ENTÃO, AQUI ESTOU COM UMA EXEGESE BÍBLICA PARA DESMENTIR TUDO O QUE FOI DITO NESSE TAL DE "DVD". COM A AJUDA DO COLEGA SR. EDSON NASCIMENTO LOPES"):

EXESEGE BÍBLICA: Lucas 2,42: Estudo. É possível que (Jesus) Yaohushua tivesse ido a jerusalém com seus pais todos os anos. Na tradição judaica, era comum o menino ser levado à festa uma ou duas vezes antes de completar treze anos de idade. Aos treze anos, o garoto se tornaria um "filho da aliança", e passaria a ser considerado um adulto. (Referências: Êx 23,14-15).

Lucas 3,23. (Com 30 anos, começou seu Ministério).

Mateus 13,55. Sua Profissão: FILHO DO CARPINTEIRO. A palavra traduzida "carpinteiro" é, na verdade, o termo mais comum "construtor". José podia ter sido pedreiro.

Marcos 6,3. Carpinteiro. também pode significar construtor de casas, o que pode explicar parcialmente o uso que (Jesus) Yaohushua fez da imagem de edificar uma casa para se referir ao seu próprio Ministério (Mt 7,24; 16,18; 21,33; Mc 14,58; 15,29; Lc 22,18; 17,28). A observação sobre o seu ofício provavelmente não tinha a intenção de ser depreciativa, pois era esperado que todos os rabinos tivessem uma profissão! A acusação era que (Jesus) Yaohushua, que ensinava com "sabedoria" (v. 2) era somente um carpinteiro/construtor sem treinamento ou credenciais rabínicos. O povo de Nazaré sabia disso porque (Jesus) Yaohushua viveu entre eles durante toda sua vida e nunca havia frequentado nenhuma escola rabínica em Jerusalém. Filho de Maria - veja 3,31.

(Lucas 2,41-51): 51 - Era-lhe SUBMISSO. Apesar da compreensão de seu relacionamento com o Pai - Yaohu, (Jesus) Yaohushua era um filho respeitoso e obediente a seus pais.

Seguindo, em acordo com esse estudo: João 2,4: As palavras literais de (Jesus) Yaohushua a Maria parecem ríspidas, mas outra possível tradução seria: "Querida mulher, por que me envolves?" Mulher. Literalmente, "Oh! mulher". No original, representa uma maneira respeitosa de se dirigir a uma mulher e era como abitualmente (Jesus) Yaohushua se dirigia as mulheres (p. ex. 19,26). O que é incomum e sem precedente é o uso dessa expressão para se dirigir à própria mãe. Ao empregar essa expressão, (Jesus) Yaohushua não estava negando a sua relação com Maria (nem tão pouco João, que chamou Maria de "mãe de [Jesus] Yaohushua" quatro vezes nessa passagem). Antes, de iniciar o seu MInistério público, (Jesus) Yaohushua deixou claro que era seu Pai celeste, e não qualquer ser humano (incluíndo seus familiares), que dirigia a sua Obra e as suas Palavras (8,28-29).

Minha ora. Na maioria das vezes se refere a Paixão, ou sofrimento, de (Jesus) Yaohushua (12,27). Contudo, também pode se referir ao conjunto da sua obra Messiânica ("Mas vem a hora e já chegou", 4,23). Nesse último contexto, (Jesus) Yaohushua estava afirmando que era o Pai quem exercia o controle sobre a sua atividade Messiânica, e não Maria.

Fechando com Lucas 2,46-48: O pátio do templo era comumente usado para o ensino. (Jesus) Yaohushua ouviu e fez perguntas, o que demonstra uma determinação para aprender. Na educação judaica havia uma ênfase na discussão de problemas, o que talvez esteja por trás da referência ao seu entendimento e respostas. Contudo, José e Maria não compreenderam, como demonstra o tom de repreensão nas palavras de Maria!

Lucas 2,49. Na casa de meu Pai. Já aos doze anos (Jesus) Yaohushua estava consciente do relacionamento especial que tinha com o Pai celestial. Provando assim: que ele somente procurou dar conhecimento quando se "tornou adulto" - aos 12 anos (...). Que tinha um trabalho (...), E, quando iníciou seu Ministério aos 30 anos (Era muito reservado) POIS NEM MESMO SEUS PRÓPRIOS FAMILIARES O COMPREENDERAM (...). Não criam nele João 7,5; Marcos 3,21; Mateus 12,46-50. Isso, prova que a "Hora" de seu Ministério - havia chegado... E que de forma alguma, como demonstra esse tal dvd que não vi - só ouvi falar - Pode citar passagens da própria Bíblia de que nada fala da adolescência de (Jesus) porque ele foi respondão, malcriado, sumia no mundo fazendo bagunça... Essas pessoas deviam era ler e se aprofundar na verdade e não em uma mentira tão descarada como essa........

A minha exegese - prova então que Yaohushua foi um homem simples, trabalhador - dedicado ao serviço e muito pacato até chegar a hora do seu ministério (PROVANDO SIM QUE A BÍBLIA FALA DE TODA A SUA VIDA NÃO ESCONDENDO NADA! APENAS MOSTRANDO QUE ERA UM HOMEM SIMPLES E MELHOR DO QUE QUALQUER HOMEM NA FACE DA TERRA POIS ELE É "DEUS" - FILIPENSES 2,5-11! Que foi transformado em um "HOMEM DE DORES" - Cito Isaías 53! Pois vivemos na sua vida! quêm por nós morreu (para que nós também morramos para o pecado), e ressuscitou dos mortos -  para termos nova via em seu nome: YAOHUSHUA. (ONDE, TIAGO, SEU IRMÃO, SÓ SE CONVERTEU APÓS A SUA CRUCIFICAÇÃO. ASSIM ACEITANDO O SACRIFÍCIO PELA HUMANIDADE, ANTES CHEGOU A PENSAR QUE O IRMÃO ESTAVA LOUCO...)!

Peço desculpas mas o espaço não é muito grande e esta exegese é só um pequeno resumo do que poderiamos falar sobre a sua Vida...!!! Mas graças ao querido irmão Edson Nascimento Lopes que verbalmente falou tão bem - defendendo o Ministério de Yaohushua, é com este pequeno resumo que talvez, nem chegue nem perto de sua exegese que foi simplesmente verbal mas tão bem colocada que me inspirou a fazer esse resumo da vida do Filho.... (Mt 13,55; Mc 6,3).

Bíblias de estudo consultadas: Bíblia de estudo Genebra (Edição Revista e Ampliada; Bíblia de estudo Defesa da Fé Versão R.C.).

Obrigados caros irmão...... Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 17h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

28/03/2011


VEJAM QUE MENSAGEM LINDA ACABEI DE ACHAR:

Não cesses de falar deste Livro da Lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Josué 1,8 (Y'hoshua 1,8):

Nela está a fonte da qual a água flui,

Para refrescar o calor do pecado:

Nela está a árvore da qual a verdade nasce,

Para orientar a nossa vida aqui:

Nela está o juiz que acaba com a cotenda,

Quando os recursos do ser humano falham:

Nela está o pão que alimenta a vida,

Que a morte não pode atacar:

As Boas-Novas da terna Salvação,

Vêm aos nossos ouvidos a partir dela:

A fortaleza como o escudo que nos defende:

Então, não seja como o porco que tinha

uma pérola à sua disposição,

Mas obtinha mais prazer na lavagem

E em se espojar na lama.

Não leia esse livro de qualquer maneira.

Mas com um único olhar:

Leia desejando primeiramente a graça de Yaohu,

Para que assim possa entendê-lo.

Ore ainda em fé a esse respeito,

Para que possa dar bons frutos,

Que o entendimento traga este efeito,

o de mortificar o seu pecado.

Então, feliz você será em toda a sua vida,

Isto se cumprirá em você:

Sim, você será feliz em dobro,

Quando Deus-Yaohu pela morte lhe chamar.

1. Salmo de David, Se IHVH é meu Pastor, nunca terei privação, 2. Em um oásis verdejante me fará repousar Sobre águas tranqüilas me conduzirá 3. Minha nefesh fará retornar; Me fará descansar nos círculos da justiça Por causa de Seu Nome.

4. Também se eu caminhar no vale da sobra da morte, não temerei o Mal, porque Tu estás junto de mim; Teu bastão e Teu cajado me vigiarão; 5. Tu preparás diante de minha face uma mesa contra os meus opressores; Ungistes minha cabeça com óleo minha taça é abundante; 6. Unicamente a Bondade e Misericórdia me desejarão! Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 18h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

MAIS UM TRECHINHO DA MINHA 3ª APOSTILAS (GÁLATAS).

CAROS LEITORES: AGUARDEM PARA AMANHÃ. A EXEGESE DO IRMÃO EDSON NASCIMENTO. VOU LHE DAR UMA AJUDINHA... POIS O MESMO ESTÁ MUITO OCUPADO COM FESTIVIDADES DA SUA IGREJA... E, O QUE ELE FALOU VERBALMENTE E TÃO BEM COLOCADO, VOU TENTAR COLOCAR NO "BLOG": SOBRE A VIDA DE (JESUS) ESCREVENDO CORRETAMENTE - YAOHUSHUA. A VERDADE QUE MUITOS QUEREM ESCONDER (O QUÊ ACHAM QUE A "BÍBLIA" NÃO FALA NADA DA SUA VIDA ANTES DO SEU "MINISTÉRIO...!"). FIQUEM AGORA COM UM TRECHO DE GÁLATAS.

O sentido da crise: a escolha diante do único Evangelho. Influenciados pelos adversários de Paulo, os gálatas não vêem que a sua fé esteja comprometida, se a circuncisão for condição de salvação. O apóstolo os faz tomar consciência de que uma opção se impõe, e é importante. Não se trata de uma questão pessoal: Paulo não se queixa de um dano que lhe tivesse sido causado ao darem preferência a outros pregadores (4,12). Trata-se da verdade do único Evangelho, da liberdade anunciada por este Evangelho, da cruz do Christós que é a fonte desta liberdade, característica da vida nova dos filhos de Yaohu.

            O Evangelho é o anúncio de uma salvação gratuita e universal, que instaura um mundo novo. [Infelizmente, muitos, hoje em dia, não vêem desse modo. PRINCIPALMENTE QUEM PREGA O “EVANGELHO!?”. Por isso devemos ter muitos cuidados. Pois a SALVAÇÃO nos foi dada de GRAÇA! Nada mais há que precisamos fazer ou pagar, comprar para a mesma. Só uma coisa é necessária: O ARREPENDIMENTO SINCERO DE CORAÇÃO, O CRER SOMENTE NO FILHO SABENDO O SEU NOME CORRETO PARA MOSTRAR QUE SEMPRE PROCURAMOS A “VERDADE”, SOMENTE. E, O POR EM PRÁTICA O QUÊ APRENDEMOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS (BÍBLIAS). Sendo desta forma – nos tornando em novas criaturas... deixando a velha “criatura” para trás PORQUE JÁ SOMOS SALVOS EM SEU NOME: YAOHUSHUA!]. (Anselmo Estevan.).Os judaizantes seguem vivendo no mundo antigo e querem a ele reconduzir os gálatas; assim, eles pervertem o Evangelho, baseando-se no Antigo Testamento. Paulo, ao invés, mostra que o Antigo Testamento só alcança o seu sentido autêntico quando Christós cumpre o que ele prometeu. A sua argumentação, cujo desenvolvimento é por vezes difícil de acompanhar, põe em evidência a oposição entre o mundo antigo e o novo sob três pontos de vista.

            O primeiro ponto de vista é o da fonte da salvação. Cumpre escolher entre a carne e o Rúkha. No mundo antigo, o homem pretendia bastar-se a si mesmo e salvar-se por suas próprias obras; tal atitude é o que Paulo chama de “carne”. Entrar no mundo novo é esperar a salvação do Rúkha, acolhe-la  como graça que o Pai concede por Christós.

            O segundo ponto de vista é o da história da salvação. A escolha impõe-se entre a lei e a fé. A lei é uma etapa preparatória da vinda do Salvador ; ela isola o povo que a recebeu, com uma finalidade pedagógica, para que ele seja testemunha da salvação prometida por Yaohu a todos os crentes. É a fé que dá acesso ao mundo novo, abrindo o homem à salvação efetuada por Yaohushua e GRATUITAMENTE oferecida a todos os homens.

            Finalmente, o terceiro ponto de vista: no mundo antigo, os homens estavam escravizados ao pecado, cuja raiz é a carne; no mundo novo, são libertados pelo Rúkha que lhes possibilita cumprir amorosamente à vontade do Pai. São livres por ser filhos de Deus Yaohu e viver da vida do Filho de Deus. Esta liberdade, fruto do Evangelho único, seria arruinada pelos judaizantes.

 

           

 

Escrito por anselmo.estevan às 17h55
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número