BLOG DE: ESTUDOS DA ESCRITURA SAGRADA - YHVHSHÚA:


25/03/2011


ENQUANTO AGUARDAMOS A EXEGESE DO IRMÃO "EDSON NASCIMENTO"...

Apóstolo de Yaohushua Christós. O interesse profundo de 2 Coríntios é o de associar intimamente acontecimentos humanos à presença ativa de Yaohu. Não há de um lado uma exposição doutrinária e, do outro, uma meditação sobre a vida, mas um mesmo movimento muito forte e um só dinamismo profundo unem estreitamente tanto a pessoa de Christós como a sua ação atual à vida presente dos messiânicos da Igreja de Corinto e sobretudo à vida do apóstolo .

            A ação do Rúkha e a ação do Christós são muitas vezes associadas (1,21; 3,18). Às vezes junta-se a estas a ação de Yaohu, como em 1,21-22. Assim, Christós, o Rúkha, Yaohu são postos numa relação muito estreita como em 3,3 e 13,13. Essas fórmulas esboçam o que, nos séculos posteriores, se chamaria de TRINDADE, mas elas o fazem insistindo sobre a diversidade e a unidade de ação dos três: Christós, Yaohu e o Rúkha INTERVÊM NA VIDA DOS CRENTES E DA COMUNIDADE PARA CONDUZIR A OBRA DA SALVAÇÃO À SUA REALIZAÇÃO. {É, MAS SÓ DOS QUE ACEITAM ESSA INTERVENÇÃO E CRÊEM NISSO! SE NÃO NADA FEITO, FEITO!} Anselmo. Por isso mesmo “não fique de fora...?! Quem mudou o Nome de Deus foram os homens. E, não por seu pedido... Aceite as Obras de Yaohu na sua vida.....!!!”. Anselmo.

            Um fato chama a atenção: o apóstolo põe a ênfase no Christós. A abundância das notações “em Christós” sublinha a relação de comunhão atual, e a fórmula “com Christós” afirma uma comunhão futura mais estreita após a passagem pela morte e ressurreição. O apóstolo acha modo de exprimir a confissão de fé no Christós com uma plenitude notável: “Christós é imagem de Deus-Yaohu” em 4,4. Em uma fórmula única: “Imagem de Deus”, o apostolo exprime o caráter particular da pessoa do Christós. O Christós é homem verdadeiro como Adão, imagem de Yaohu. O Christós é aquele que revela Yaohu sobre a terra; ele é imagem de Yaohu, isto é, aquele no qual todo homem pode encontrar a Deus!

            Assim, morte e vida do Christós sempre são relacionadas com os seus efeitos atuais sobre o apóstolo, sobre a comunidade ou sobre o messiânico.

            2 Coríntios é por excelência a epístola do apostolado. O apóstolo marcha no cortejo triunfal do Christós e difunde por toda a parte o perfume do seu conhecimento, um odor de vida (2,14-17). Assim ele participa do destino de Christós, trazendo em seu corpo os SOFRIMENTOS DA MORTE de YAOHUSHUA, a fim de que a vida de Yaohushua também seja nele MANIFESTADA. A sua mensagem apostólica é uma carta viva: A comunidade de Corinto; “a nossa carta sois vós”, declara Paulo aos coríntios (3,2). Paulo soube encontrar a expressão exata para descrever a grandeza e a fragilidade do seu ministério: “Carregar um tesouro em vasos de argila” (4,7); e a vigorosa e delicada enumeração de 6,4-10 situa a força e os limites do seu apostolado. O seu caráter humano é sublinhado por todos os detalhes que a epístola fornece sobre a sua vida passada a serviço do Christós (11,22-31) e que aos informam da impressionante sucessão de perigos, sofrimentos e misérias que ele teve de suportar pessoalmente! Mas como um homem a quem o YHWH disse: “A MINHA GRAÇA TE BASTA; o meu poder se perfaz na fraqueza” (12,9). Ele age como embaixador em NOME de Christós (5,20). A ele foi confiado o ministério da reconciliação (5,18). Via-se habilitado a ser ministro de uma nova aliança (3,6). {Aqui, caros irmãos e irmãs: “Se mostra o resumo da SALVAÇÃO para todos...!”. Mas, como disse Yaohu: “A LETRA MATA!” MAS O “RÚKHA – VIVIFICA!”. É nisso que devemos prestar a máxima atenção! Temos que viver no Rúkha! (Espírito). Pois, estamos vivendo “os fins dos tempos...”. Mas não devemos nos esquecer do que está registrado nas Sagradas Escrituras: ONDE: A “BÍBLIA” – NOS DIZ: “QUE O MUNDO COMEÇOU COM O ÉDEN! E, TERMINARÁ COM UM NOVO ÉDEN – POIS VI NOVOS CÉUS E NOVAS TERRAS...!”. Então, não se esqueçam disso. Pois, além de estarmos vivendo “os fins dos tempos! Uma nova terra e um novo céu nos aguardam – Joel 2,32.”.}. Para confirmar isso que digo, veja a “Veracidade das Sagradas Escrituras”: Mt 2,17; 1,21; - A Nova Aliança – PROFETIZADA NA “ANTIGA ALIANÇA”: Mt 2,15; 17,23; 4,14; 8,17; 12,17; 23,4; 26,54.56; 27,9; Lc 4,21; 21,22; 24,44; Jo 13,18; 19,24.28.36. Anselmo.

 

 

            O Antigo Testamento. Ao afirmar que os coríntios se tornaram uma carta do Christós  confiada ao seu ministério, Paulo considera que a nova aliança anunciada pelo profeta Jeremias (31,31-33) foi realizada. Ela não é um complemento ou aperfeiçoamento da antiga, pois, se o gravador e a gravura são os mesmos, houve, no entanto, uma passagem da tabua de pedra para a tábua de carne, do livro escrito para o coração. Ela não mais se limita a Israel: dá acesso a todos aqueles nos quais opera a ação do RÚKHA hol – RODSHUA. Para bem mostrar como essa aliança é verdadeiramente nova, Paulo bosqueja uma comparação impressionante entre a aliança concluída outrora com Moisés e a nova aliança. É a primeira vez que a aliança de Moisés é chamada de Antiga Aliança e os livros sagrados do judaísmo são designados pela expressão: o Antigo Testamento (3,14). Doravante Yaohu age nos corações, a era do Rúkha começou. [“Veja o texto: (Que Yaohu – age nos corações!). E, o termo GNÓSTICO – SOMENTE AGE PELA RAZÃO...DEIXANDO O “CORAÇÃO DE LADO...!” SENDO DESTA FORMA, YAOHU JAMAIS AGE OU MESMO UM PENSAMENTO GNÓSTICO É COMPARTILHADO COM YAOHU! A Lógica, a Razão, sem um CORAÇÃO – não é nada é como uma forma “oca”, sem conteúdo. Bonita por fora talvez, mas sem nada dentro...! Pois, não compartilha amor e Yaohu é AMOR]. Anselmo Estevan. A nova aliança não se pode mais PETRIFICAR em uma LETRA (3,6) como foi o caso para a antiga, pois o Rúkha VIVIFICA (3,6).

           

Escrito por anselmo.estevan às 16h52
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

24/03/2011


CUIDADO COM DVDS ESPALHADOS...

Anselmo que engraçado, ontem quando saia do meu trabalho, já estava escuro, bem na frente da porta estava um DVD, no chão, quase peguei para ver o que era, mas chutei para fora da calçada depois do meio fio, será que era a mesma coisa. Bobagem, coisa da minha cabeça.

ESTE É UM TRECHO DO E-MAIL QUE RECEBEI DA MINHA IRMÃ QUE MORA NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO EM CAMPOS. LOURDES. PEDI PARA ELA DAR UMA OLHADA NO MEU BLOG..... E VEJA SÓ O QUE ELA ESCREVEU.... CUIDADO IRMÃOS: "ESTÃO TENTANDO DENEGRIR O NOME DO FILHO CRIADOR DO UNIVERSO..... SÓ PORQUE NÃO ACHAM FALANDO DE SUA VIDA QUANDO CRIANÇA DOS DOZE AOS TRINTA E POUCOS ANOS DE IDADE..... CUIDADO POIS ESSA É A MAIS FALSA CALÚNIA CONTRA O FILHO DE DEUS YAOHU! NÃO PEGUEM ESTE DVD QUE É JOGADO PELO CHÃO OK.... LOGO TERÃO MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO DISSO COMO CITO LOGO ABAIXO DESTE COMUNICADO... QUE VERGONHA! É MAIS ISSO PROVA QUE ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS MESMO........!!!!!". ANSELMO.

Escrito por anselmo.estevan às 18h45
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

AGUARDEM, AGUARDEM...............

CAROS IRMÃOS E IRMÃS LEITORES DO MEU BLOG. "AGUARDEM LOGO MAIS UMA EXEGESE BÍBLICA DO IRMÃO EDSON! QUE NUMA CONVERSA ONTEM COMIGO E O IRMÃO JOÃO RODRIGUES, QUE ACHOU UM DVD JOGADO NA RUA FALANDO DE (JESUS) - YAOHUSHUA O FILHO DE DEUS YAOHU!. ESSE DVD FALA ERRÔNEAMENTE DO TEMPO QUE NÃO É FALADO NA "BÍBLIA" SOBRE A ADOLESCÊNCIA DE "JESUS" E O PORQUE NUNCA FOI FALADO NA BÍBLIA... SÓ QUE É UMA DEPRAVAÇÃO TOTAL E DISCORDO TOTALMENTE E NEM QUERO PRONUNCIAR O QUE É FALADO NESSE DVD PIOR DO QUE BLASFÊMIA É CONSIDERA-LO COMO UM JOVEM REBELDE DE NOSSAS ÉPOCAS ROQUEIRO E RESPONDAM..... ENTÃO ESSE IRMÃO DEU UM ENSINAMENTO DE UM VERDADEIRO PASTOR FIRMEMENTE ESTRUTURADO NA OBRA DE YAOHU. FALANDO QUE A BÍBLIA FALA SIM DA JUVENTUDE DE YAOHUSHUA DOS DOZE ANOS ATÉ QUE ESTIVESSE PRONTO PARA PREGAR O EVANGELHO.... AGUARDEM ESSA MARAVILHOSA EXEGESE DO IRMÃO QUE PEDI PARA ELE CONTAR COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. Pois, Yaohu é: A Trindade: 'Abb', Yahîd, Rúkha hol - RODSHUA! Um ser que consiste em três pessoas distintas, no qual cada pessoa possui o Todo desse ser em si mesma; e, contudo, as três pessoas juntas são apenas um ser, e não três. 1Tm 1,15-17. Yaohu é: Luz (1Jo 1,5). Amor (1Jo 4,16). Rúkha (Jo 4,24). Fogo consumidor (Hb 12,29). Por isso não devemos brincar com coisas sérias... Aguardem a exegese desse tema pelo querido irmão Edson...". Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 16h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

23/03/2011


OBS. PARA LER AS LETRAS.....

SHALÔM CAROS IRMÃOS LEITORES: AGRADEÇO AS VISITAS A ESTE BLOG. ATENÇÃO: LEIA DA ESQUERDA PARA A DIREITA SEGUINDO UMA COLUNA "VERTICAL" AS LETRAS DO ALFABETO HEBRAICO. AS INFORMAÇÕES ESTÃO LOGO ABAIXO COM OS NÚMEROS DE 1 À 22 OK. ENTÃO SEMPRE LEIAM E PROCUREM DA ESQUEDA (1ª - LETRA) EM HORIZONTAL PARA A DIRETA A (3ª - LETRA), E, ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ A 22ª LETRA OK. Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 23h30
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

letras hebraicas o alfabeto 22 letras.

Escrito por anselmo.estevan às 23h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

letras hebraicas

Escrito por anselmo.estevan às 23h18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

22/03/2011


HEBRAICO.

Você ficará surpreso de só encontrar consoantes no “alefbets”, porém mais adiante falaremos sobre isso.
Vamos então ter nosso primeiro contato com os caracteres hebraicos.

1 – Letra ÁLEF – Não possui som próprio. Pode, porém, assumir o som de vogais, dependendo da palavra. Quando usada para representar números, representa o algarismo 1.

2 – Letra BET ou VET – Equivale às letra “B” ou “V”, dependendo da palavra. Quando usada para representar números, representa o algarismo 2.

3 – Letra GUÍMEL – Equivale à letra “G”. Seu som é sempre como em “gato”, mas nunca como em “giz”. Quando usada para representar números, representa o algarismo 3.

4 – Letra DÁLET – Equivale à letra “D”. Quando usada para representar números, representa o algarismo 4.

5 – Letra RÊ – Equivale à letra “H”. Sua pronúncia é como na palavra “house” em inglês (ráuse). Não possui som quando no final da palavra. Quando usada para números, representa o algarismo 5.

6 – Letra VAV – Equivale à letra “V”, mas pode ter som de vogal “U” ou de vogal “O”, dependendo da palavra. Quando usada para representar números, representa o algarismo 6.

7 – Letra ZÁIN – Equivale à letra “Z”. Quando usada para representar números, representa o algarismo 7.

8 – Letra RÊT – O RÊT de forma transliterada é “KH” ou “CH”. Seu som é como o som do “R” na palavra “RUA”. É muito parecido com o RÊ, mas sua pronúncia é fortemente gutural. Quando usada para representar números, representa o algarismo 8.

9 – Letra TÊT – Equivale à letra “T”. Quando usada para representar números, representa o algarismo 9.

10 – Letra YOD – Equivale à letra “Y”. Apresenta som de “I”, embora seja uma consoante. O “Y” não faz parte do alfabeto da língua portuguesa, mas tanto em hebraico como em inglês, o “Y” é considerado consoante. Quando usada para representar números, representa o valor 10.

11 – Letra KAF – Equivale à letra “K”. Não deve ser transliterada como “C”, porque em muitas palavras em português o “C” tem som de “S” (casa soa como kasa, mas ceia soa como seia). Quando usada para representar números, representa o valor 20.

12 – Letra LÂMED – Equivale à letra “L”. Quando usada para representar números, representa o valor 30.

13 – Letra MEM – Equivale à letra “M”. Quando usada para representar números, representa o valor 40.

14 – Letra NUN – Equivale à letra “N”. Quando usada para representar números, representa o valor 50.

15 – Letra SÁMEK – Equivale à letra “S”. Quando usada para representar números, representa o valor 60.

16 – Letra AYIN – Esta letra também não possui som próprio e não possui correspondente em português. Pode, contudo, assumir o som de diferentes vogais, dependendo da palavra. Quando usada para representar números, representa o valor 70.

17 – Letra PÊ – Equivale à letra “P”, mas também pode ter som de “F”. Quando usada para representar números, representa o valor 80.

18 – Letra TZADE – Esta letra também não possui correspondente em português. Equivale a um “T” seguido de “Z” ou “S”. Pode ser transliterado como “TZ” ou “TS”. Quando usada para representar números, representa o valor 90.

19 – Letra QÔF – Equivale à letra “Q”. Pronuncia-se Côf. Quando usada para representar números, representa o valor 100.

20 – Letra RÊSH – Equivale à letra “R” intermediária em português, como na palavra “CARO”. Quando usada para representar números, representa o valor 200.

21 – Letra SHIN – Equivale às letras “SH”, com o mesmo som de um “CH” em português. Quando usada para representar números, representa o valor 300.

22 – Letra TAV – Equivale à letra “T”. Quando usada para representar números, representa o valor 400.

Aqui estão apresentadas as 22 letras que compõem o “alefbets” hebraico em sua forma mais moderna. Foi utilizado o fonte bwhebb.ttf que você pode baixar para o seu computador. As letras originais arcaicas são diferentes dessas apresentadas e você poderá visualizá-las, caso queira, baixando para o seu computador o fonte hebanci.ttf.

O que é BEGADKEFAT ?

Begadkefat é o nome usado para o conjunto de 6(seis) consoantes que podem ou não ter a sua pronúncia aspirada. São elas: “BÊT”, “GUÍMEL”, “DÁLET”, “KAF”, “PÊ” e “TAV”. Em verdade, o som aspirado se representa colocando-se um “h” após a letra, resultando em:

Bh (V), Gh, Dh, Kh, Ph (F) e Th

Estas letras, quando apresentadas da forma simples acima, são aspiradas. Quando não são aspiradas, então devem receber um ponto médio interior para representar uma pronúncia não aspirada. Note que não são consoantes adicionais ao “alefbets”, mas sim as mesmas seis consoantes já apresentadas, que possuem sons diferentes dependendo das palavras em que são usadas. Assim, confira na tabela abaixo as formas aspiradas e não aspiradas destas 6(seis) consoantes:

Corresponde ao “Bh” (B aspirado) que é de fato um “V”, e então é referido como “VÊT”, em vez de “BÊT”.
Corresponde ao “B”, não aspirado.

Corresponde ao “Gh” aspirado.
Corresponde ao “G” não aspirado.

Corresponde ao “Dh” aspirado.
Corresponde ao “D” não aspirado.

Corresponde ao “Kh” aspirado, e então é referido como “KHAF”.
Corresponde ao “K” não aspirado.

Corresponde ao “PH” aspirado, que é de fato um “F”, e então é referido como “FÊ”.
Corresponde ao “P” não aspirado.

Corresponde ao “Th” aspirado.
Corresponde ao “T” não aspirado.

Volto a lembrar que estas não são seis consoantes adicionais, mas apenas as mesmas consoantes que recebem o ponto médio interior, denominado “dáguesh lene”.

Mas onde estão as vogais?

No hebraico arcaico, mais antigo, não existiam vogais na escrita, de forma nenhuma. Apenas as pessoas aprendiam o som de cada palavra e inseriam na leitura o som das vogais destas palavras. Repetindo: os sons de vogais existiam, é claro, mas não havia representação escrita destes sons, senão apenas das consoantes das palavras.

Imagine que você, desde o início de sua alfabetização, tenha aprendido a escrever a palavra “computador” assim: “CMPTDR”. Então quando você encontrasse esta palavra “CMPTDR” num texto, você leria em voz alta “COMPUTADOR”, inserindo todas as vogais que não estariam presentes na escrita.

Assim era o hebraico arcaico até a época dos massoretas. A partir deste grupo denominado massoretas, houve uma preocupação de que o hebraico pudesse ser esquecido totalmente e ninguém mais soubesse como se pronunciavam as palavras. Foi então criado um sistema de sinais, chamados de “SINAIS MASSORÉTICOS”, para indicar e memorizar as vogais no idioma hebraico, de modo que a perda da cultura, que eles temiam, não acontecesse.

Desta feita, o hebraico moderno conta com um sistema de sinais massoréticos com a finalidade de indicar a pronúncia das vogais. Tal sistema, se por um lado ajudou a preservar a pronúncia original das palavras, por outro foi um terrível instrumento de corrupção, uma vez que uma utilização errada de tais sinais, perpetuaria o erro para todas as gerações futuras. Mais adiante falaremos sobre alguns exemplos destes.

Escrito por anselmo.estevan às 22h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

20/03/2011


AS DUAS CHANCES...!!

A ilusão de ser um vencedor:

... E se você tivesse dois "destinos" e pudesse fazer uma escolha para mudar sua vida...?!

O que você faria se olha-se para o seu passado, visse seus erros... e, pudesse mudar tudo! Eternamente. É essa oportunidade que Yaohu nos oferece no "presente". Yaohu trabalha no nosso tempo - PRESENTE para que não perdamos tempo com o tempo "PASSADO". E assim ganharmos o "tempo - FUTURO" - A ETERNIDADE!

A certeza de ser um vencedor:

Então como Ele faz isso? Resposta - veja: "Yaohu criou os seres humanos à sua imagem para que tivessem comunhão íntima, amorosa e obediente com Ele. Entretanto, a humanidade se rebelou, escolheu o próprio caminho em lugar do apontado por Deus-Yaohu - e ainda agem assim. O nome dessa rebelião é "PECADO", e a penalidade pelo pecado é a MORTE! - Não somente a cessação da vida física, mas a separação eterna de Yaohu. (Sendo a morte - um castigo pela desobediência...). Só que "nada pode subsistir sem Yaohu - que dá a vida! Então entendo que a separação eterna do noso Deus-YAOHU - é única e exclusivamente a destruição do espírito!!").

Contudo, Yaohu, misericordioso e Justo, deseja SALVAR os seres humanos do que eles mesmos escolheram para si.

Com este fim, Yaohu escolheu uma pessoa, Avraham (Abraão), e por meio dele deu início a um povo, os judeus, comisionando-os a "ser uma benção" e "uma luz para as nações". Por intermédio de Mosheh (Moisés), Ele ortogou a Torah (lit. "ensino" ou "instrução", apesar de ser muitas vezes traduzida por Lei), tornando conhecido seus padrões de justiça. Mediante juízes, reis e profetas (que testificam de Yaohushua), Yaohu encorajou, disciplinou e prometeu a seu povo que a salvação final viria até ele e a outros povos por meio do "UNGIDO" (hebraico Mashiach, português Messias, que possui o mesmo significado do grego CHRISTÓS). [Então, por que chamá-lo de "Jesus" - e mudar o "significado" do seu nome? Pois, ninguém o recebeu pelo seu verdadeiro nome = SALVAÇÃO!]. E, são às Escrituras Sagradas que afirmam que o "Filho" - é Deus {Jo 1,1-4.14}. E esse Deus têm Nome - e o nome do pai é igual ao nome do Filho! E também porque estamos vivendo o tempo da GRAÇA. não desperdisse esse momento que é único. Acredite, creia - mas: em verdade e em espírito adore Yaohu!".

E se você tivessse dois "destinos" - e pudese fazer uma escolha para mudar sua vida...? O que você faria se olha-se para trás - visse seus erros... e pudesse mudar tudo! É essa oportunidade que Yaohu nos oferece hoje e é de graça (Ap 22,17; Ap 21,6; Ap 3,20; Ap 4,1. Viu isto se chama o Livro da Revelação que nos é mostrado o caminho de um segundo destino que está nas nossas mãos só depende de nós crermos no seu Filho - Yaohushua!). [TIKKUN-HA 'OLAM] - RESTAURAÇÃO DO MUNDO! Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 15h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número