BLOG DE: ESTUDOS DA ESCRITURA SAGRADA - YHVHSHÚA:


11/03/2011


Veja mais um trecho do NT. "Epistolas" da minha nova apostila!

Não sabemos quase nada a respeito do início do ministério de Paulo nas províncias da Cilícia e na Síria (At 9,30; 11,25-26; Gl 1,21; 2,1). Sua obra missionária se intensificou no final da década de 40 d.C. Comissionado pela Igreja de Antioquia, tendo Barnabé como seu colaborador, Paulo levou o evangelho primeiramente à ilha de Chipre e várias cidade da província da Galácia, na região central da Ásia Menor (At 13 – 14, “A primeira viagem missionária de Paulo”, em At 14). De acordo com alguns intérpretes, foi ao voltar para Antioquia que Paulo escreveu a carta aos Gálatas para combater a influência de certos homens chamados então de “os da circuncisão” (Gl 2,12) e que, posteriormente, ficaram conhecidos como judaizantes. Esse grupo desejava impor as aplicações judaicas tradicionais da lei de Moisés aos cristãos gentios. {“Veja que a Lei – foi escrita por Yaohu...! E. dada, dada a Moisés -  por Anjos...! Só que aqui, essa mesma Lei é referida: “Como a Lei de Moisés!”. Uma vez que a Lei não veio para Salvar, mas sim para mostrar ao homem o que era certo e errado...! E, também, devido a “fragilidade da carne” essa Lei tornou-se obsoleta nas mãos humanas – Porque houve a necessidade de se colocarem 316 ordenanças de regras para cumpri- lá corretamente...! E isso o homem nunca conseguiu...! Sendo este o plano de Yaohu para com a humanidade caída, pois assim teria que ser a comunhão entre ambos e Yaohu permitiu que o homem colocasse o que era necessário na Lei... Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Christós, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós sois filhos de Yaohu mediante a fé em Christós Yaohushua; porque todos quantos fostes batizados em Christós de Christós vos revestistes! (Gl 3,23-27). Se somos “filhos”, já não somos mais “servos” – e, com essa condição temos o dever de saber o seu Nome verdadeiro!”}. Anselmo Estevan.

           

 

Escrito por anselmo.estevan às 16h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

10/03/2011


Atos.......

SILAS

 

            Pontos fortes e êxitos:

            Foi um líder da Igreja em Jerusalém.

            Representou a Igreja ao levar a Antioquia a carta de aceitação dos cristãos gentios, preparada pelo Concílio de Jerusalém.

            Esteve muito próximo a Paulo a partir da segunda viagem missionária.

            Cantou louvores a Yaohu enquanto estava na prisão com Paulo, em Filipos.

            Trabalhou como copista tanto para Paulo como para Pedro.

 

            Lições de vida:

            A parceria é uma parte significativa do ministério.

            Yaohu nunca garante que seus servos não sofrerão. {Agora, não há mais “servos”. E, sim “coerdeiros– Pelos sacrifícios feitos pelo Filho a nosso favor...! Por isso digo e repito: Não estávamos juntos com Ele na criação do mundo e não somos “anjos”...!!! Sim, somos sua criação depois do mundo ser criado...! E, isso precisava ser mostrado para a sua criação que disputou “Poder com o Criador...”. É por isso que temos que acreditar em seu único e verdadeiro nome que salva SALVAÇÃO – SHUA!}. Anselmo Estevan. Efésios 3,8-10; 4,4-6; 1,13-14 – É NO QUE ACREDITO – NO ÚNICO BATISMO – NO Rúkha hol – RODSHUA! (Jo 13,10; 15,3;2Tm 1,9; Ef 4,5-6; 1Co 6,11; Hb 10,22; 1Pe 1,3.23; Rm 12,2; Ef 5,26; Jo 14,16; Ef 1,13; Ef 1,14; 4,30; 2,8-10 – "LIMPOS PELA PALAVRA" – JÁ BATIZADOS – NO RÚKHA HOL- RODSHUA – SÓ O QUE PRECISAMOS É “ACREDITAR” – E, LOUVAR O SEU ÚNICO NOME VERDADEIRO E PESSOAL – SALVA!). Anselmo Estevan.

            Obedecer a Yaohu freqüentemente significa desistir daquilo que nos faz sentir seguros.

 

            Informações essenciais:

            Local: Jerusalém (embora fosse um cidadão romano).

            Ocupação: Missionário (um dos primeiros).

            Contemporâneos: Paulo, Timóteo, Pedro, Marcos e Barnabé.

 

            Versículos-chave:

            Pareceu-nos bem, reunidos concordantemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram a vida pelo Nome de nosso Yaohu Yaohushua Christós. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo” (15,25-27).

 

            A historia de Silas é narrada em Atos 15,22 – 19,10. Ele também é mencionado em 2 Coríntios 1,19; 1Tessalonicenses 1,1; 2 Tessalonicenses 1,1 e 1 Pedro 5,12.

 

           

Escrito por anselmo.estevan às 16h03
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

08/03/2011


"Cristão..."

           

            CRISTÃOS: grego, “chistianós”, seguidores de Cristo.

 

            A cunhagem desse vocábulo – cristão- segue a ordem de termos como “herodianos” (ver Mt 22,16; no grego, herodianoi”, isto é, seguidores de Herodes) ou “cesarianos” (seguidores de César). Deissman, em sua obra Light from the Ancient East, pág. 377, dá exemplos do genitivo Kaisaros, que também significa “pertencente a César”, tal como o adjetivo comum “cesariano”.

            A palavra “...chamados...” (no grego, “chrematisai”) denota “obter o nome”. O termo “cristão” (no grego, “christianous”) se compõe da palavra grega que significa “Messias” ou “Christós” (Ungido), mais a terminação latina usual que significa “partido de”. Por conseguinte, em Antioquia, alguém inventou uma nova palavra, que agora é usada entre nós há quase vinte séculos. Não é muito provável que os judeus tenham cunhado o termo, pois jamais teriam elevado a nova seita aplicando-lhe qualquer forma ou derivado da palavra hebraica “MESSIAH” (Ungido). Também é perfeitamente evidente que os próprios discípulos de Christós não inventaram essa designação. O mais provável é que tenha sido criação dos gentios de Antioquia, familiarizados como estavam tanto com o latim como com o grego, sabendo que os discípulos de Yaohushua chamavam-no pelo título de “Cristo”. Usaram tal palavra, pois, a latinizaram-na um tanto, a fim de dar-lhe o sentido de “partidários de”, “seguidores de”, “ardentes de” Cristo..... Bem, como o termo é muito grande e ninguém assume que esse termo é errado vou deixar por aqui mas não concordo, em grego não parece em nada com cristão! (O que consegui em grego é mais ou menos: Xepiotiavous = Cristianouz.). Acho que dá pra ter uma idéia sobre esse assunto. [Bem, uma curiosidade quero relatar: Como curiosidade histórica, é possível que muitos pagãos tenham chamado os crentes de “crestãos”, e não de “cristãos”, não estando bem familiarizados com o conceito hebreu de “Cristo” – (aqui, o livro já dá a forma errada para o título Christós!). Ou “Messias” – (agora, coloca o termo correto...! Por isso é confuso o estudo....), mas antes, confundindo essa palavra com termo similar, “chrestus”, que é nome próprio até hoje bastante comum na Grécia e significa “bom”. Alguns pagãos provavelmente pensavam que os discípulos eram os “bons” (“chrestianos”). Esse parece ter sido o ponto de vista de Seutônio (historiador romano, quando disse que os judeus haviam feito perturbações em Roma, sob a “instigação de Cresto”)].

            [Nos escritos dos pais da igreja cristã há diversos usos primitivos desse vocábulo, o que mostra como tal título veio a tornar-se, desde quase o princípio, uma designação honrosa, ainda que originalmente tivesse sido palavra cunhada pelos pagãos de Antioquia. (Ver Inácio, Epístolas, Rom. 3:3; Mgn . iv; Efé. 11:2; Mart. Plvc. X e xii: 1,2). Nos escritos de Gregório (Naz. Orat. Iv {sobre Jul. 1 86, par, 114}, ficamos sabendo que os judeus costumavam fazer objeção a esse nome como designação para indicar os seguidores de Yaohushua, e preferiam chamá-los “galileus”)]. Material tirado da enciclopédia: O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo da Editora Hagnos. Autor – R.N. Champlin, Ph. D. (Com a interpretação dos versículos em “grego”!). Tire você sua própria idéia.... Pagãos, cunhado.... Padres.... etc...

Escrito por anselmo.estevan às 20h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

MAIS UM TRECHO DA MINHA APOSTILA DO NT.

Atualidade do livro dos Atos. O livro dos Atos é, em certo sentido, o mais atual dos livros do Novo Testamento, visto que o tempo e o espaço da Palavra que ele expôs permanecem abertos perante todos os cristãos e assim ficarão até a vinda de YHWHYaohuYaohushua (1,11). Se “os irmãos” de hoje souberem ler este livro, juntos e pacientemente, eles aprenderão nele, ou reaprenderão, que sempre devem ser, juntos, as testemunhas do Ressuscitado “até as extremidades da terra”, em Igrejas cuja diversidade não impeça que constituam um só Povo de Yaohu. E o Rúkha hol – RODSHUA, que o Yaohu-Yaohushua (YHWH) – comunica hoje como ontem, lhes inspirará talvez essas “decisões anônimas” (15,25) que lhes permitem seguir juntos “o Caminho do YHWH”.

 

            {Ficando assim, também, provado – em ATOS – que o Pai, o Filho e o Espírito – “SÃO UMA ÚNICA PESSOA”! Não podendo em hipótese nenhuma de Cada um ter um nome diferente do outro ou Um só ter Um Título! Um ter um nome comum dados aos homens (E UM NOME QUE NADA TEM HAVER COM SALVAÇÃO, OU AO QUE OS “ESPERAVAM...”!) e o Outro ter apenas um nome simples...! Sendo assim: em Atos afirma que todos são UM! E que a SALVAÇÃO, depende disso! E, é isso que devemos descobrir no aqui e agora. Para podermos glorificar em nome da SALVAÇÃO QUE NOS FOI DADA A SUPORTAR A NOSSA “QUEDA”, DE MORRER POR NÓS QUANDO AINDA ÉRAMOS PECADORES E ISSO É O MÍNIMO DE QUE DEVEMOS LHE RETRIBUIR EM TROCA DAS INFIDELIDADES DO HOMEM PARA COM SEU CRIADOR...! E, DAS “ADULTERAÇÕES QUE FORAM FEITAS EM SUA PALAVRA...! POR ISTO, ACREDITEM NELE NAS ESCRITURAS SAGRADAS! E, MESMO NA “BÍBLIA” – POIS NADA MAIS É DO QUE A SUA PALAVRA COLOCADA EM UM ÚNICO LIVRO! “MAS, PROCURE A VERDADE POIS ELA O LIBERTARÁ!"}. Anselmo Estevan.

 

           

 

           

 

           

 

Escrito por anselmo.estevan às 18h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

07/03/2011


AGRADEÇO AOS COMENTÁRIOS DE VOSSA PESSOA:

AGRADEÇO, OS COMENTÁRIOS DO VARÃO - IRMÃO JOSÉ DE CAMARGO, A RESPEITO DO CONTEÚDO DO MEU BLOG. E, LHE RETRIBUO OS MESMOS:

SHALÔM ALEICHEM CHAVER BERAKA. MOLKHIUL YAOHUSHUA HOL MEHUSHIHAI SHALÔM ALEICHEM LAILA TOV! 'AH NA 'AMANÂ; 'ASHER YAOHU (NO PODER DO: Rúkha hol - RODSHUA) - HAYÂ NA SUA ARAH! QUE ASSIM SEJA. AMEN! OBRIGADO IRMÃO. ANSELMO.

Escrito por anselmo.estevan às 19h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

06/03/2011


Aos Irmãos Wilson e João...

Shalôm! 'ah Wilson, 'ah João. Que o 'oroh dos Irmãos - seja DASHEN. São os meus sinceros votos! Anselmo Estevan. a Paz em Yaohu - Ul.

Escrito por anselmo.estevan às 16h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Interpretações....!!!!

Hoje, no meu trabalho, fui chamado a razão, por um colega de trabalho, que é um "católico fervoroso". Ele me disse: Com que autoridade eu falo da Bíblia do jeito que falo...? Bem, poderia dizer que sou um estudioso da Palavra de Yaohu! Que sou formado em bacharel em teologia..... etc., mas, achei que isso era me gabar. Poderia citar as passagens da Bíblia: (2Co 4,13; 1Pe 3,15). Mas, antes que eu pudesse me defender amigavelmnete..., um outro colega apareceu. E, não sei se quiz me defender ou sei lá, pois, não tomou partido nem da minha parte nem da do meu colega católico... Esse meu colega é evangélico mas gosta também do "espiritismo...?!" Ele me disse: Que a Bíblia como foi compilada por "homens..." tem seus erros... Até aí tudo bem. Mas, ele, veio com uma passagem que não concordo com "a interpretação": Só que ele citou a 1ª Epistola de João... Mas não é a 1ª Epistola! E. sim, o Evangelho de João: João 1,17: DIZENDO QUE A LEI FOI DADA POR MOISÉS; E A "VERDADE E A GRAÇA", FORAM DADAS POR YAOHUSHUA CHRISTÓS...! (Claro que ele usa os termos errôneos de Jesus e Cristo). Tudo bem, mas a interpretação está errada. Pois ele falou que a Lei é MENTIRA!! E eu não concordo com isso de maneira nenhuma pois às Sagradas Escritura falam por mim. Veja vc. mesmo: Gl 3,11; 3,13; Gl 5,14; Rm 3,31; Rm 2,14; Rm 2,23; EFÉSIOS 2,15 (PARA DOS DOIS POVOS FAZER UM SÓ POVO); E, PRINCIPALMENTE PORQUE A LEI NÃO É MENTIRA: YAOHSUSHUA CUMPRIU A LEI... - "MATEUS 5,17!". POR ISSO AMADOS IRMÃOS, CUIDADO COM A INTERPRETAÇÃO DAS PALAVRAS...! A "LEI" FOI DADA A MOISÉS POR ANJOS... O HOMEM A ENFRAQUECEU COM REGRAS, NORMAS, MANDAMENTOS HUMANOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SEGUI-LÁ SOMENTE ISSO E YAOHUSHUA VEIO PARA CUMPRI-LÁ E APRIMORA-LÁ...! NÃO QUE A LEI SEJA MENTIRA...OK. SE DER VAMOS A UM PEQUENO ESTUDO: Jo 4,24: VERDADE. aletheia: Derivado do negativo  a elanthano, "ser escondido", "deixar de perceber" (comparar  com "latente" "letargia", "letal"). Aletheia é o oposto de fictício fingido, ou falso. Denota veracidade, realidade sincera, exatidão, integridade, veracidade, confiança, e propriedade.

Por isso busque você mesmo a verdade. Esse meu colega falou assim, porque eu também ouvi a pregação de seu "Pastor" no rádio falando desse jeito e ele acredita segamente... Isso é erro. Anselmo.

P.S. Esse meu colega citou o sinal de ponto e vírgula que separa a frase se João de que a Lei foi dada por Moisés...e aí entra o ponto e vírgula a VERDADE....Por isso a interpretação da Lei ser mentira. Claro que isso é errado...!!! O cumprimento da Lei é = O AMOR AO PRÓXIMO! E, isso não é mentira..... ok. Há sim, o meu outro colega falou que a Bíblia tem mais de 2 mil anos e que eu não tinha autoridade de questiona-lá...????!!!!

Escrito por anselmo.estevan às 16h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número