BLOG DE: ESTUDOS DA ESCRITURA SAGRADA - YHVHSHÚA:


04/03/2011


entre no meu novo blog e saiba muito mais...

VIU O NOME DE "DEUS" CORRETO. COMO SE ESCREVE EM HEBRAICO... NÃO UM TÍTULO. MAS SIM SEU VERDADEIRO NOME PESSOAL DO PAI E DO FILHO! SABE POR QUE? PORQUE AS ESCRITURAS SAGRADAS VIERAM PARA OS JUDEUS E NÃO PARA NÓS.... MAS COMO YAOHU TINHA UM PLANO PARA SALVAR A TODOS CRIOU CIÚMES EM SEU PRÓPRIO POVO PARA QUE NÃO O RECEBESSE COMO O MESSIAS... E ATRAVÉS DE PAULO O "EVANGELHO" - AS BOAS NOVAS CHEGARAM ATÉ NÓS. O POVO GENTIO OU SEJA QUEM NÃO ERA SEU POVO FICOU SENDO...! E AS SAGRADAS ESCRITURAS NÃO VIERAM NA NOSSA LÍNGUA. MAS SIM EM HEBRAICO. E DEPOIS EM GREGO.... POR ISSO NÃO ACEITO TÍTULOS INVENTADOS POR HOMENS MAS A VERDADE DAS SAGRADAS ESCRITURAS QUE O PRÓPRIO HOMEM TENTA ESCONDER. MAS YAOHU É MAIS PODEROSO.... POR ISSO CITO DUAS PASSAGENS DA BÍBLIA QUE FALAM POR MIM: Zc 4,6; Ap 3,20 ! SABE O QUE YAOHUSHUA FALA EM APOCALIPSE 3,20 "CEIAR?" NADA MAIS É DO QUE VOCÊ LÊR...!! SIM. LÊR PROCURAR A VERDADE E SE INFORMAR. CITO, TAMBÉM EFÉSIOS 3, 8-10. SABE QUE A "GLÓRIA DE YAOHU" - É EM OS "ANJOS" (QUE NÃO O CONHECIAM...) VEREM A NOSSA SALVAÇÃO ATRAVÉZ DE UMA "PALAVRA" - AS BOAS NOVAS - O EVANGELHO E O SACRIFÍCIO DE UM DEUS -VINDO NA FORMA DO FILHO PARA NOS SALVAR...!!! ESSA É A VERDADEIRA GLÓIRA DE YOAHU!!! PARA SUA CRIAÇÃO, ATRAVÉZ DA IGREJA MULTIFORME - QUE SOMOS NOS A "IGREJA" - ESTAMOS SENDO SALVOS.... ENTÃO NÃO FIQUE DE FORA OK. VEJA MAIS NO MEU NOVO BLOG ANSELMO7MYBLOG.WORDPRESS.COM/

SE NÃO TIRAREM DO AR ATÉ 16 DE MARÇO DE 2011 OK. POIS  É PRECISO FAZER UMA UNIÃO DO LIVE SPACE COM O MESSENGER....???? NÃO SEI ACHO QUE FIZ AS ATUALIZAÇÕES .....???!!! MAS SE DER ALGO ERRADO VOCÊIS SÓ TERÃO ATÉ ESTA DATA PARA VER O QUE ESCREVO..... APROVEITEM A OPORTUNIDADE..... OBRIGADO. ANSELMO. A PAZ EM YAOHU!!!

Escrito por anselmo.estevan às 22h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

LEIA O NOME DE DEUS - PAI - FILHO!

Escrito por anselmo.estevan às 21h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

03/03/2011


Pra mim é estranho....???

Em Zacarias capítulo 4, versículo 1 ao final do capítulo versículo 14 -, São exatamente 14 versículos (na Bíblia protestante). Ou seja evangélica.

Agora o que me intrigou é que em uma Bíblia católica (todas), do versiculo 6, em algumas é interrompido, e aparece outro texto talvez de outro lugar sendo acrescido dentro desse capítulo com os versículos de números: 10, 11, 12, 13, 14 (estranho que distorce a ordem de 1, 2, 3, 4, 5, 6, etc. e volta para o 6 em diante como se nada tivesse acontecido... estranho pelo menos eu achei: Veja: (o "fim" que virou "meio"?!).

(versículo 6): então ele me explicou:

(agora é interrompida a sequencia lógica): 10. Essas sete lâmpadas representam os olhos do Senhor, que percorrrem toda a terra.

11. Então eu perguntei: - E o que significam essas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?

12. Insisti: - O que significam os dois ramos de oliveira junto aos dois tubos de ouro que conduzem o azeite?

13. Ele me disse: - Como?, não o sabes? Respondi: - Não, senhor,

14. Ele me disse: - São os dois ungidos que servem ao Dono de todo o mundo.

(Agora volta para a sequencia normal a resposta do versículo de número 6): Nisto diz o Senhor a Zorobabel: - Não contam força nem riqueza, o que conta é meu espírito - diz o Senhor dos exércitos. segue normal com o versículo 7... até o de número 10? A sim. Agora intendi. Mas por que os últimos versículos são colocados no meio do texto se teriam que estar na sequência do dez ao quatorze e não no meio ....???!!! É isso que procuro pois com certeza nas ESCRITURAS SAGRADAS ISSO NÃO ACONTECE...... NEM  COM OS NOMES QUE APORTUGUESARAM. ISSO É ERRADO.... . Ou seja o capítulo termina com o décimo versículo mas tem quatorze versículos..... é na verdade dá 15 versículos! Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 18h07
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

VEJA AGORA.....

APOCALIPSE 3,20 Vê : Estou batendo à porta. Se alguém escuta meu chamado e abre a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo!

Sabe o que isso significa? Que todos nós devemos "ler". Nos intruirmos cada vez mais. De procurar a verdade. de praticarmos e não só acharmos que sabemos de tudo. E, sim de pormos as mãos na massa...!!!! Pratique os "Evangelhos"! Ponha em prática as verdades das Escrituras Sagradas. Procure a verdade! O quê nós temos hoje é correto. Mas têm a interferência do "homem" que é sujeito a "erros"! Mas foi dessa forma que Yaohu assim quiz que fosse feito. Para que niguém tivesse a verdade em mãos e fizesse igual ao anjo caído. Querendo ser maior do que o Criador.... Veja logo a baixo um texto que se refere a esse termo.... por isso leia procure a verdade sempre. A paz em Yaohu! anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 13h28
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

VEJA ESSE DOIS TEXTOS DA "BÍBLIA...":

Zacarias 4,1-10 Quinta visão: o candelabro e as duas oliveiras. O anjo que me falava voltou para me despertar como a um homem que é preciso tirar do seu sono. Perguntou-me ele: "Que vês?" Respondi-lhe: "Tenho uma visão: é um candelabro todo de ouro, provido de um recipiente na parte superior e, bem no alto, de sete lâmpadas e sete bicos para essas lâmpadas; junto dele, duas oliveiras, uma à direita do recipiente e a outra, à esquerda".

Retomei a palavra e perguntei ao anjo que falava comigo: "Que representa isto, meu Senhor? O anjo que falava comigo me respondeu: "Não sabes o que isto representa?" E eu disse: "Não, meu Senhor". Tornou e disse-me...

(Sem saber por que? Agora seria o versículo de número "7". Mas, do versículo sete ao nove não há nas Bíblias catolicas...???!!!).

Veja agora o mesmo texto em uma Bíblia protestante :

Zacarias 5,1-10: A quinta visão: o castiçal de ouro e as sete lâmpadas. E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono. e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos.

E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.

E falei e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto?

Então, respondeu o anjo que falava comigo e me disse: Não sabes tu o que isto é? E eu dise: Não, Senhor meu.

E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do (SENHOR) o correto é "YHWH" a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o (SENHOR) dos Exércitos.

Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel (...). Dando sequência normal até o versículo 10. Só que nas Bíblias católicas (entra os versículos: 10 a 14 ? Depois, volta ao normal com o versículo 6 ao 10 !!! Estranho né. Por isso mesmo, só as ESCRITURAS SAGRADAS É QUE CONTÉM A VERDADE.... O QUE FOI PASSADO, CÓPIAS DE CÓPIAS PARA AS "BÍBLIAS" (...) SOFRERAM ALTERAÇÕES DIVERSAS...! POR ISSO REPITO: NÃO POR FORÇA, NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU RÚKHA, DIZ O YAOHU DOS EXÉRCITOS..... PROCURE A VERDADA E ELA VOS LIBERTARÁ....

Escrito por anselmo.estevan às 13h12
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

02/03/2011


É ISSO AÍ IRMÃOS E IRMÃS...... LEIA. LEIA. LEIA...

NÃO DIEXE ESSA OPORTUNIDADE PASSAR...? "LEIA". Ache a verdade! Pois só assim seremos Salvos. O que diz as Escrituras Sagradas: "Quem tem ouvidos para ouvir que ouça! Então não tenha preguiça... Leia. Informe-se mais e mais. Saiba da verdade... Acho que escrevo de mais... Pois, no outro blog. não estão aparecendo os 7 títulos que deixei postado! Mas procure por: Não fique de fora, leia, acredite; O Nome escrito em "hebraico" - corretamente do Pai, e do Filho; 3ª apostila - trechos...; Noções de hebraico; 1ª apostila - Pentateuco 97 páginas. 2ª apostila - introdução a Bíblia - de Josué à Malaquias 308 páginas. E, muito mais.... (anselmo7myblog.wordpress.com/). É isso aí leia...... Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 18h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

NÃO FIQUE DE FORA! DESCUBRA....

            TOMÉ

 

            Pontos fortes e êxitos:

            Foi um dos 12 discípulos de Yaohushua.

            Apresentava duas propensões internas : dúvida e fé.

            Era um homem leal e honesto.

 

            Fraquezas e erros:

            Com os outros discípulos, abandonou Yaohushua por ocasião da prisão dEle.

            Recusou-se a crer no testemunho daqueles que tinham visto a Christós, - O UNGIDO, e exigiu provas.

            Lutou contra uma perspectiva pessimista.

           

            Lições de vida:

            Yaohushua não rejeita as dúvidas honestas, ligadas à fé.

            É melhor duvidar em voz alta do que desacreditar em silêncio.

 

            Informações essenciais:

            Locais: Galiléia, Judéia e Samaria.

            Ocupação: Discípulo de Yaohushua.

            Contemporâneos: Yaohushua, os outros discípulos, Herodes e Pilatos.

 

            Versículos-chave:

            “Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: YHWH meu, e Yaohu meu!” (Jo 20,27.28).

 

            A história de Tomé é contada nos Evangelhos. Ele também é mencionado em Atos 1,13.

 

           

Escrito por anselmo.estevan às 18h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

INFORME-SE...

MARIA MADALENA

 

            Pontos fortes e êxitos:

            Contribuiu com as necessidades de Yaohushua e dos discípulos.

            Foi uma das poucas seguidoras fiéis presentes na morte de Yaohushua.

            Foi a primeira a ver o Christós (O UNGIDO) ressuscitado.

 

            Fraquezas e erros:

            Yaohushua havia expulsado dela sete demônios.

 

            Lições de vida:

            Aqueles que são obedientes crescem em entendimento e graça.

            As mulheres são vitais no ministério de Yaohushua.

            Yaohushua se relaciona com as mulheres de acordo com o modo que Ele as criou: como seres humanos que refletem a imagem de Yaohu.

 

            Informações essenciais:

            Locais: Magdala, Jerusalém.

            Ocupação: Não se sabe, mas talvez fosse rica.

            Contemporâneos: Yaohushua, os 12 discípulos, Maria, Marta, Lázaro e a mãe de Yaohushua.

 

            Versículo-chave:

            “E Yaohushua, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios” (Mc 16,9).

 

            A história de Maria Madalena é contada em Mateus 27 – 28; Marcos 15 – 16; Lucas 23 – 24; e João 19 – 20. Também é mencionada em Lucas 8,2.

 

 

            {Você viu porque “João” fala: “em não escrever um novo mandamento.., mas sim, o mesmo mandamento (...)”. E, fala em um “novo mandamento...” Por causa de quem tinha que receber Yaohushua não o fez. Os religiosos – Sumo Sacerdotes – Doutores da Lei e etc. Mas sim uma “prostituta – possuída por demônios – Essa sim o recebeu e o ajudou (...)”. Por esse motivo João fala que as trevas já passaram... E, A VERDADEIRA LUZ É CHEGADA (...). É somente disso que precisamos! Pois não o receberam em seu nome que SALVA!}. Anselmo Estevan.

 

Escrito por anselmo.estevan às 18h26
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

LEIA MAIS...

JOÃO

 

            Pontos fortes e êxitos:

            Antes de seguir a Yaohushua, era um dos discípulos de João Batista.

            Foi um dos 12 discípulos e, com Pedro e Tiago, um dos discípulos mais íntimos de Yaohushua.

            Escreveu cinco livros do Novo Testamento: um Evangelho, três epístolas e o Apocalipse.

 

            Fraquezas e erros:

            Partilhou com Tiago a tendência de ter explosões de egoísmo e ira.

            Pediu uma posição especial no Reino de Yaohushua.

 

            Lições de vida:

            Aqueles que percebem que são muito amados são capazes de amar muito.

            Quando Yaohu transforma uma vida, não lança fora as características de personalidade, mas as coloca a seu serviço. {Claro. Pois se tirar às características [personalidade da pessoa], não é mais a mesma “pessoa”, e, sim outra. Por isso digo que não mudo! Corrijo meus erros isso sim. Porque ninguém pode “mudar” e ser a mesma pessoa... Só se é uma pessoa falsa!}. Anselmo Estevan.

 

            Informações essenciais:

            Ocupações: Pescador e discípulo.

            Familiares: Pai – Zebedeu; mãe – Salomé; irmão – Tiago.

            Contemporâneo: Yaohushua, Pilatos e Herodes.

 

            Versículos-chave:

            “Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas e já a verdadeira luz alumia” (1Jo 2,7.8).

 

            A história de João é relatada nos Evangelhos, em Atos e no Apocalipse.

 

Escrito por anselmo.estevan às 18h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

28/02/2011


As verdades na Bíblia...!

Christós é Deus - Yaohu - Ul. O Todo Poderoso:

Cremos que Christós,segundo sua natureza divina é o único filho de Yaohu. Gerado desde a eternidade.

Ele não foi feito nem criado, pois assim seria uma criatura; mas é de igual substância do Pai coeterno "o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser" (Hb 1,3), igual a Ele em tudo.

"Ele é o Filho de Yaohu não somente desde que assumiu nossa natureza, mas desde a eternidade, como os seguintes - testemunhos nos ensinam, ao serem comparados uns aos outros: Moisés diz que Yaohu criou o mundo", e o Apóstolo João diz que todas as coisas foram feitas por intermédio do Verbo que Ele chama de (Deus) - Yaohu! O Apóstolo diz que Yaohu fez o universo por seu Filho e, também que criou todas as coisas por meio de Yaohushua - o CHRISTÓS - O UNGIDO!

Segue-se , necessariamente, que aquele que é chamado de Yaohu, o Verbo, o Filho e Christós - O UNGIDO -, já existia quando todas as coisas foram criadas por Ele. O Profeta Miqueias (referindo-se ao Messias Yaohushua) diz: Cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq 5,2); a carta aos Hebreus testemunha (que Ele) "não teve princípio de dias, nem fim de existência" (Hb 7,3).

Então, não mude seu Nome. Assim, Ele é o verdadeiro e ETERNO Deus - Yaohushua - Ul = O TODO PODEROSO, a quem invocamos, (mas não pronunciamos o seu VERDADEIRO NOME AO INVOCÁ-LO....??!!). Adoramos e servimos. 1) Mt 17,5; Jo 1,14.18; 14,1-14; 20,17.31; Rm 1,4; Gl 4,4; Hb 1,1.2; 1Jo 5,5.9-12. 2) Jo 5,18.23; 10,30; 14,9; 20,28; Rm 9,5; Fp 2,6; Cl 1,15; Tt 2,13; Hb 1,3; Ap 5,13. 3) Jo 8,58; 17,5; Hb 13,8. 4) Gn 1,1. 5) Jo 1,1-3. 6) Hb 1,2. 7) 1Co 8,6; Cl 1,16.

Blasfemaram seu NOME: Rm 2,24 - referências: Ez 16,27; Is 52,5 - referências: Is 2,10-22; 2,11; (Êx 3,13-14; 6,2); (Is 52,5-6). Veja a referência de Is 52,5 - vai para Ezequiel (36,20.23). Leia Ez 36,20-38!

Mateus 7,22 = Em teu nome....(SENHOR) "nunca vos conheci....!!! [Usando "SENHOR" , claro que não pode conhecer...!!].

REFERÊNCIAS A TODAS ÀS PALAVRAS "BLASFEMAR" (CONFORME - ULTRAJAR): Êx 22,28; Lv 24,11; 24,14; 24,16; 24,23; 2Sm 12,14; 1Rs 21,10; 21,13; 2Rs 19,6; 19,22; 2Cr 32,17; Jó 1,5; 1,11; 2,5; Sl 10,3; 44,16; 74,10; 74,18; Is 1,4; 37,6; 37,23; 52,5; Ez 20,27; Mt 9,3; 26,65; 27,39; Mc 3,29; At 18,6; Rm 2,24; Tg 2,7; Mc 15,29; Lc 12 10; 22,65; At 19,37; 1Tm 1,20; (Ap 16,9); (Ap 16,11); (Ap 16,21); Lc 23,39; Jo 10,36; At 13,45; At 26,11; 1Tm 6,1. Veja o quê deu em Apocalipse (08 vezes = a palavra - Julgamento).

Vejamos agora: Blasfêmia como ultraje: Mt 26,5; Mc 2,7; Mc 3,26; Mc 7,22; 14,64; Lc 5,21; Jo 10,33; At 6,11; Ef 4,31; (Ap 2,9); (Ap 3,11); (Ap 13,5); (Ap 13,6); (Ap 13,7). NÃO JUDEUS = Apocalipse 2,9. POVOS E LÍNGUAS = APOCALIPSE 13,7! Cabeças/Títulos/Blasfemar: o verdadeiro nome de Deus = Yaohu-Ul. Cuidado para não entrar nas obras do anjo caído.....

Escrito por anselmo.estevan às 21h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Veja o Nome de Deus em hebraico no meu...

Olá. Irmãos e Irmãs! Veja o nome de "Deus - Pai" e de "Deus - Filho" - Escritos corretamente em hebraico. no meu outro blog. (anselmo7myblog.wordpress.com/). Não percam tempo deem uma olhadinha..... Anselmo.

Escrito por anselmo.estevan às 18h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

27/02/2011


MAIS UM TRECHO DA MINHA 3ª APOSTILA NT.

LEIA LOGO A BAIXO UM TRECHO DA MINHA APOSTILA DO NT. EVANGELHO DE JOÃO...!

Escrito por anselmo.estevan às 16h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

O ambiente cultural. Todo pensamento exprime-se por meio de uma linguagem e relaciona-se com um ambiente cultural; emprega vocábulos e categorias que refletem as preocupações e concepções deste. Se o pensamento é original, opera novas conexões e diz coisas novas por meio de material tomado de empréstimo. A Bíblia não foge a essas regras: Importa, portanto, procurar as raízes da linguagem joanina nas diferentes culturas que coexistiam nas regiões orientais do Império romano, onde o evangelho foi composto.

 

            {Ok. As Bíblias – até podem ser desse mesmo jeito. Mas o “homem” não pode interferir no que foi Revelado e Inspirado por Yaohu! É aí, que começou todos os problemas com os Nomes principalmente do Criador... Por esses motivos citados a cima... As Escrituras Sagradas não contém nenhum erro! Tudo é e foi como YHWH assim o determinou... mostrando aqui, que as minhas três apostilas se referem: A Introdução ao AT e ao NT. Somente sendo o relato de duas-Salvação em duas alianças trazendo assim a perfeição ao homem imperfeito mas tudo pelo seu Amor de YAOHU...!}. Anselmo Estevan.

 

            A diversidade dos pontos de contato coligidos pelos estudiosos é muito grande. Reconheceram primeiro a influência do helenismo, depois sublinharam cada vez mais as relações com o AT e diversos meios judaicos, detectaram mesmo certos vínculos com as correntes gnósticas.

           

 

            {Veja o quê este termo significa: Gnosticismo – Termo derivado do grego gnosis, conhecimento, e que designa um tipo de filosofia religiosa do segundo século da era cristã. No NT já há sinais de certos desvios doutrinários dos gnósticos. O gnosticismo era uma mistura de elementos judaicos, cristãos e pagãos com vistas a responder a duas perguntas: a) Como reconciliar a presença do mal num mundo criado por um (Deus) – Yaohu perfeito e bom? b) Como se prendeu o espírito à matéria, que é má, e como libertá-lo? A primeira questão era resolvida assim: Yaohu criou uma série de seres que foram se tornando imperfeitos (DEMIURGOS), e um deles criou o mundo com seus males. A segunda questão era resolvida ou por uma vida ASCÉTICA (Cl 2,21-23; 1Tm 4,3) ou por uma vida de LIBERTINAGEM (2Tm 3,2-7; Tt 1,16; 2Pe 2,12-22; Jd 4,8). Para os gnósticos o corpo de Yaohushua não era real: era um fantasma (1Jo 2,23; 4,2-3). E a salvação não era pela fé, mas pelo conhecimento (1Co 13,2; 1Tm 6,20). Sem dúvida alguma esse ensinamento não entrou e nem está nas Bíblias ou na Escritura Sagrada. Somente afetaram os nomes de pessoas, lugares etc. Como o Nome do próprio Criador. [Porque Christós enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Christós se não faça vã. (1Co 1,17). As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o RÚKHA hol – RODSHUA ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais! (1Co 2,13). Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Yaohu, não com sabedoria carnal, mas na graça de Yaohu, temos vivido no mundo e maiormente convosco. (2Co 1,12). Por isso, insisto: Seja você um Remanescente – que procura se libertar do conhecimento carnal e somente adquirir o “conhecimento espiritual o que vem do RÚKHA hol – RODSHUA”.]}. Anselmo Estevan.

           

            a) O helenismo. É certo que João, mais do que os sinóticos, apresenta afinidades com o pensamento helenístico. O interesse marcante por tudo o que concerne ao conhecimento e à verdade, o uso do título Logos, em particular o emprego da alegoria, orientavam as pesquisas neste sentido. Pensava-se mais especialmente em Filon de Alexandria que, no começo do século I, tentara uma vasta obra de helenização da herança religiosa do judaísmo: o lugar de destaque que ocupa nesta obra a noção – bastante confusa – de Logos contribuía para corroborar o fato da influência helenística. É

           

            Helenismo. Influência da língua, das idéias e dos costumes gregos que se espalharam pelo Mundo Mediterrâneo, incluindo o Oriente Médio, onde ficava Israel. Isso aconteceu como resultado das conquistas de Alexandre Magno (334-325 a.C.) e durou três séculos e meio.

 

            Logos. Palavra. Transmissão de um pensamento, comunicação, palavra de explicação, elocução, discurso, revelação divina, conversa, declaração, instrução, oráculo, promessa divina, doutrina divina, declaração divina. Yaohushua é o logos vivo (Jo 1,1); a Bíblia é o logos escrito (Hb 4,12); e o RÚKHA hol – RODSHUA emite o logos falado (1Co 2,13).

            Assim, a PALAVRA de Yaohu crescia poderosamente e prevalecia (At 19,20). Nunca se esqueças disso! Anselmo Estevan. (Yaohu é seu Nome!).

 

 

verossímil que o pensamento filoniano se haja espalhado por diversos meios judaicos fora da Palestina – a Diáspora –, suscitando um estilo de pesquisas e de vida. João certamente conheceu um ou outro desses círculos. Mas a visão de conjunto é nitidamente diferente: em João não se trata de uma ascensão do conhecimento, partindo das ciências e das reflexões filosóficas em direção à contemplação do Ser; o essencial, para ele, é o conhecimento na fé do Filho encarnado. Mesmo quando se utilizam os mesmos vocábulos, as significações variam: assim, o Logos joanino não aparece como uma criatura intermediária entre Yaohu e o universo, mas como o Filho preexistente, perfeitamente associado à ação do Pai.

            No começo deste século, o conhecimento das formas populares e bastante sincretistas da vida filosófica e religiosa do século I permitia que outras semelhanças na expressão fossem percebidas. Alguns concluíram que o quarto evangelho não passava de uma vasta adaptação do cristianismo, expurgado de suas concepções apocalípticas e judaicas e transformado numa mística individualista.

            b) Influências judaicas. Mas as raízes veterotestamentárias e judaicas do quarto evangelho não tardariam a ser postas em evidência. Notou-se-lhe no estilo a presença de numerosas expressões semíticas, o que deu origem à hipótese de um original aramaico. Sublinhou-se, por outro lado, a importância das reminiscências do AT. Se João cita raramente o AT de maneira explícita e tem suas preocupações voltadas a separar nitidamente a antiga economia da nova, ele não deixa de usar numerosas fórmulas do AT e, em particular, temas da literatura sapiencial: a água, o alimento celeste e o maná, o pastor, a vinha. O Templo. Tudo se passa como se João tivesse um conhecimento dos temas e de suas diversas variações, mas quisesse emprega-los de modo pessoal e original.

 

           

Escrito por anselmo.estevan às 16h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Perfil

Histórico

Outros Sites

Visitante Número